sexta-feira, 13 de maio de 2022

SECRETARIADO, UMA PROFISSÃO REMOTA EM CRESCIMENTO

 


Por Deisiane Zórtea

Apesar do tele trabalho ser mencionado desde a década de 90 e estar vinculado diretamente no nomadismo digital, a grande maioria dos profissionais e empresas não acreditavam nesta possibilidade.

Em meados de 2010, a metodologia do trabalho em home office começou a tornar-se popular e atualmente já não é mais um paradigma nas empresas, pois a pandemia ajudou a construir um cenário de possibilidades ao trabalho remoto.

Isso veio em favor da profissão de Secretariado Executivo, pois um estudo do BNE (Banco Nacional de Empregos) mostra que a função de secretária em home office registou um crescimento de 27,35% durante a pandemia e que este número irá ficar.

A pandemia serviu para mostrar que pode ser o home office pode ser mais econômico, simples e otimizado.

Para as empresas é uma economia de transporte, alimentação, estrutura local e estes custos podem ser revertidos em auxílios para o home office ou até remuneração adicional para a secretária.

Para a secretária, existem também vários benefícios, como executar a rotina do trabalho no conforto da própria casa, economia com vestuário ou dress code (isso não significa que a secretária pode trabalhar de pijama), mais qualidade de vida e tempo para dedicar a casa, família, lazer.

Diante desse cenário nem tudo é perfeito pois a empresa precisa estar preparada para oferecer subsídios e estrutura para que a secretária trabalhe em home Office, como equipamentos, sistemas, criação de novas metodologias e processos.

Com o olhar da secretária nesse cenário, em alguns poucos casos existe uma necessidade do trabalho presencial pelo fato de estar isolada em Home Office e para isso o modelo híbrido funciona muito bem. Contudo, é óbvio que o trabalho remoto não é para todos os secretários, mas a tendência é para ficar e fixar raízes e trazendo isso como um padrão para a nova geração de secretárias e secretários.

Um ponto de atenção é que o home Office improvisado da pandemia não representa o ideal para o trabalho remoto de qualidade, é preciso investir em estrutura, treinamentos, saúde mental, melhoria na comunicação e melhor gestão de tarefas. O home Office improvisado durante a pandemia deve ser adaptado, melhorado.

Outro ponto de atenção é que estar em home office, não significa que tem que estar totalmente isolado, a empresa e funcionários(as) devem participar de eventos, confraternizações, eventos de networking, reuniões de alinhamentos remoto ou presenciais.

Em resumo, hoje o trabalho já não pode mais ser visto como presencial OU remoto, e sim como presencial E remoto, pois os líderes já estão entendendo as diferenças e complexidades de cada um e estão buscando uma melhoria de recursos para que a secretária ou secretário esteja em um ambiente saudável e produtivo.

 https://mundise.com/2022/05/06/secretariado-uma-profissao-remota-em-crescimento/