A Gestão da Informação é um
processo que consiste nas atividades de busca, identificação, classificação,
processamento, armazenamento e disseminação de informações, independentemente da
formação ou meio em que se encontra (seja em documentos físico ou digital).
Seu objetivo é fazer com que as
informações cheguem às pessoas que necessitam delas para tomar decisões no
momento certo. A Gestão da Informação, não necessariamente envolve todas as etapas
citadas, muito menos nesta ordem, resumidamente, tais etapas consistem em:
Busca – escolha de fontes de informações confiáveis que se
enquadrem nos critérios de qualidade da informação definidos pelo profissional
da informação unto ao cliente (ou usuário).
Identificação - utilizar a informação relevante que atendam as
necessidades dos cliente (ou usuário).
Classificação – agrupar as informações de acordo com as características
e propriedades identificadas, para facilitar a tratamento e processamento.
Processamento – tratar as informações adequando-as ao melhor
formato para facilitar os uso e compreensão.
Armazenamento – utilizando-se de técnicas de classificação e
processamento, armazenar as informações para facilitar o seu acesso quando
necessário, obs.: está etapa somente é realizada quando há um propósito especificado, pois muitas vezes a
informação é de uso imediato e perde seu valor quando não utilizada no mento
certo.
Disseminação – consiste em fazer com que a informação chegue a quem
dela precisa no mento certo.
Realizar a Gestão da Informação é
papel de uma profissão específica, de pessoas que tenham competências
necessárias para tal atividade. É comum encontrar em organizações, pessoas que
exerçam tais atividades e têm as mais diversas formações, tais como:
administração, informática, engenharia, ciências econômicas, entre outras.
Porem existe profissional com
formação específica para trabalhar com a gestão de informação (seja em parte ou
em todo processo) e que dominam os aspectos inerentes a informação – são os
profissionais da informação. Podem-se identificar algumas destas formações:
biblioteconomia, ciência da informação, documentação, gestão da informação,
comunicação social, informática, arquivologia, entre outras.
Artigo d: Hélio Teixeira