Existem várias teorias sobre os estilos de liderança. A
finalidade desses estudos é estudar a relação do líder com seus
subordinados e observar de que maneira o líder orienta sua conduta e seu estilo
de liderança. Tem a finalidade também de expor as características e
personalidades dos estilos de liderança.
Dos estudos sobre a teoria dos estilos de liderança,
refere-se a três estilos. São eles: autocrática, democrática e liberal.
Abaixo, pode-se observar algumas características
relacionadas a cada estilo de liderança citado.
AUTOCRÁTICA
Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação
do grupo;
O líder determina as providências e as técnicas para a
execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias
e de modo imprevisível para o grupo;
O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e
qual o seu companheiro de trabalho;
O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e
nas críticas ao trabalho de cada membro.
DEMOCRÁTICA
As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e
assistido pelo líder;
O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para
atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário,
passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As
tarefas ganham nova perspectivas com os debates;
A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e
cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;
O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito,
sem encarregar-se muito de tarefas.
O líder é "objetivo" e limita-se aos
"fatos" em suas críticas e elogios.
LIBERAL
Há liberdade completa para as decisões grupais ou
individuais, com participação mínima do líder;
A participação do líder no debate apenas materiais variados
ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem;
Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos
companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação
do líder;
O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o
curso dos acontecimentos;
O líder somente faz comentários irregulares sobre as
atividades dos membros quando perguntado.
Segundo POSSI (2006, p.4-5), White e Lippitt fizeram um
estudo em 1939 para verificar o impacto causado por esses três diferentes
estilos de liderança em meninos de dez anos, orientados para a execução de
tarefas. Os meninos foram divididos em quatro grupos e, de seis semanas, a
direção de cada grupo era desenvolvida pôr líderes que utilizavam três estilos
diferentes: a liderança autocrática, a liderança liberal (laissez-faire) e a
liderança democrática.
As conclusões da pesquisa foram espantosas, pois os meninos
se comportaram conforme as "exigências" de cada grupo. Em suma os
resultados foram os seguintes.
As crianças expostas ao líder autocrático demonstraram
forte tensão e frustração. Além disso, a agressividade do grupo foi aumentada
assustadoramente. As crianças do grupo não formaram grupos de amizade e nem
tinham iniciativa para nada. Na execução das tarefas, não demonstram satisfação
e o trabalho só era exercido se o líder estivesse presente junto ao grupo,
quando o mesmo se ausentava as atividades cessavam e as crianças do grupo
expandiam seus sentimentos reprimidos, tendo explosões de indisciplina e de
agressividade.
Com as crianças do grupo de liderança democrática,
a experiência já foi bem melhor. Houve um bom relacionamento entre as crianças
e o líder, além da formação de grupos de amizade e relacionamentos. As crianças
se mostraram mais responsáveis, exercendo suas atividades mesmo na ausência de
seu líder. O trabalho teve um ritmo mais suave e seguro.
Muito diferente do grupo anterior, as crianças que estavam
na presença de um líder liberal, o grupo teve uma atividade intensa, porém
sua produção foi baixíssima. Houve muita perda de tempo e discussões, e a
maioria voltada para motivos pessoas, ou seja, nada relacionado ao trabalho em
si. Por esse motivo as poucas tarefas desenvolvidas eram feitas ao acaso.
Pode-se notar no grupo um agressivo individualismo e pouquíssimo respeito em
relação ao líder.
Com essas conclusões, pode-se observar que a liderança é uma
influência interpessoal. Nesse caso, a influência nada mais é que a força
psicológica que uma pessoa exerce sobre outra. Isso faz com que o indivíduo
(liderado) modifique seu comportamento seguindo orientações e exigências de seu
líder.
Geralmente os líderes utilizam de poder, influência e autoridade
para conseguirem persuadir pessoas ou até mesmo grupos a realizar as atividades
conforme seu desejo ou necessidade.
O mais importante, no entanto para que se exerça a liderança
é que o indivíduo tenha conhecimento, informações e segurança sobre o que está
fazendo, pois assim certamente seu poder de persuasão será ainda maior.
Sem conhecimento, as decisões do líder podem não dar em
nada, ou pior ainda, podem levar a prejuízos, derrotas e perdas irreparáveis.
Para Chiavenato (2006 p.18-19): "A liderança é
necessária em todos os tipos de organização humana, seja nas empresas, seja em
cada um de seus departamentos. Ela é essencial em todas as funções da
Administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber
conduzir as pessoas, isto é, liderar".
Referências:
POSSI, Marcus. Gerenciamentoprojetos guia do profissional: aspectos humanos e interpessoais. Volume 2. Rio de Janeiro: Brasport, 2006.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
Texto extraído do site Administradores.com:
Por: GUILHERME METIDIERI CORRÊA
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/estilos-de-lideranca-autocratica-democratica-e-liberal/52800/