segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

COMO POSICIONAR-SE NO FACEBOOK: O QUE NÃO FAZER




As pessoas nunca estiveram tão expostas quanto agora. O advento das mídias sociais fez com que as relações passassem a outro patamar. Houve uma mudança total de paradigma no aspecto da comunicação. Tanto empresas quanto pessoas estão usando, de acordo com o grau de interesse, essa ferramenta, que tem um custo relativamente baixo. Importante ressaltar neste contexto que as informações ficam muito mais acessíveis. E é muito comum empresas deixarem de contratar profissionais após verem seus perfis no Facebook, da mesma forma que outros são demitidos pelo mesmo motivo.

Mas quais são os critérios para um posicionamento que não compromete? Enumerei nove dicas, a partir das minhas próprias observações do mercado e das pessoas na rede, do que não é aconselhável.

1 – Não se posicione em nenhum tema polêmico. Assuntos como futebol, religião, política ou sexualidade, por exemplo, sempre envolvem paixões. E quando você “abre o peito” para emitir opinião em relação a esses temas, certamente está desagradando alguém. 

2 – Não exponha sua intimidade. Uma postagem ou outra de momentos especiais certamente chamarão a atenção dos seus amigos e tornarão seu perfil mais humano, mas a vida íntima em detalhes e exposta diariamente não vai agregar em nada.

3 – Não ostente em exagero. É muito importante que você passe uma imagem de profissional e de pessoa bem sucedida, mas o excesso pode despertar a inveja e até fazer com que você seja antipatizado por seu próprio público.

4 – Não compartilhe tragédias. Infelizmente é comum as pessoas se interessarem por notícias ruins, imagens fortes, fofocas e afins. Evite entrar nessa “onda”. Seja portador de notícias boas e mensagens positivas.

5 – Não publique fotos em que não está bem. A imagem é muito importante, haja vista a quantidade de curtidas e compartilhamentos de mensagens que têm fotos, que é muito superior as que contêm apenas textos. Por isso, só publique fotos em que está bem e apresentável.

6 – Não marque pessoas sem critério. Se for fazer marcações nas suas postagens, só marque quem realmente interessa. Acredite, o fato de sair marcando todo mundo nos posts só para ter visualizações e compartilhamentos não é elegante. 

7 – Não repita postagens. Ao fazer uma postagem sobre determinado tema, tenha o cuidado de verificar se já não o fez. Postagens seguidas sobre o mesmo assunto podem fazer com que você seja visto como um chato. 

8 – Não convide pessoas para jogos. Enviar convites para jogos, eventos ou simplesmente adicionar uma pessoa a um grupo que não tem nada a ver com ela certamente irá desagradar, portanto, esqueça.

9 – Não transforme seu perfil em diário. Existem outras redes sociais próprias para isso, se é que algumas coisas precisam ser compartilhadas. O tal do “vou almoçar agora”, “se sentindo triste” ou “o que tem pra hoje” é duro de aguentar. Continue e perderá amigos. 

Portanto, pense bem antes de fazer a próxima postagem. A questão não é só a “vergonha alheia” que irá causar, ou amigos que poderá perder. Em uma dessas, uma boa oportunidade profissional poderá passar, e o pior, você nem saberá o motivo.



http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/como-posicionar-se-no-facebook-o-que-nao-fazer/92838/