quinta-feira, 12 de março de 2015

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO





Vivemos numa sociedade em mudanças e num momento excitante para as organizações. A sociedade percebe que a Qualidade de Vida e a Saúde são ativos importantes, envolvendo dimensões física, intelectual, emocional, profissional, espiritual e social. Práticas inadequadas no ambiente de trabalho geram impacto negativo na saúde física e emocional dos empregados e na saúde financeira das empresas. Baixa motivação, falta de atenção, diminuição de produtividade e alta rotatividade criam uma energia negativa que repercute na família, na sociedade e no sistema médico. Segundo Domenico de Masi, vivemos e trabalhamos numa sociedade do futuro, mas continuamos a usar os instrumentos do passado. Felizmente, para algumas empresas inovadoras e conscientes, este cenário não faz parte de sua realidade atual. As dez melhores empresas para se trabalhar (Guia Exame 2001) transformaram o ambiente de trabalho e a Saúde emocional e física em vantagem competitiva, tendo plena convicção estratégica de que quanto mais eliciar satisfação, mais retorno terão em produtividade, criando assim a visão de uma organização mais privilegiada, competitiva e equilibrada.

Definição:

Segundo a Organização Mundial da Saúde, Qualidade de Vida é um conjunto de percepções individuais de vida no contexto dos sistemas de cultura e de valores em que vivem, e em relação a suas metas, expectativas, padrões e preocupações.

Objetivos

Programas de saúde é a ciência e a arte de ajudar pessoas a modificar seu estilo de vida em direção a um ótimo estado de saúde, sendo esta compreendida como o balanço entre a saúde física, emocional, mental, social e espiritual. (american journal, 1989).

Os programas de Saúde e QV objetivam facilitar mudanças no estilo de vida, combinando ações e campanhas para consciência, comportamento e envolvimento, que suportem suas práticas de saúde e previna doenças.

Qualidade de Vida no Trabalho

O propósito de um programa de Qualidade de Vida ou Promoção de Saúde nas Organizações é encorajar e apoiar hábitos e estilos de vida que promovam saúde e bem estar entre todos os funcionários e famílias durante toda a sua vida profissional.

Um programa de Qualidade de Vida existe para gerar estratégias com o intuito de promover um ambiente que estimule e dê suporte ao indivíduo e à empresa, conscientizando sobre como sua saúde está diretamente relacionada à sua qualidade e produtividade.

Não é suficiente ter em mente mudar relevantemente o estado de saúde dos profissionais, mas também encorajá-los a cuidarem e gerenciarem sua própria saúde, adquirindo um ganho substancial na sua satisfação e crescimento, assim como no aumento de produção e redução de custos para a empresa

Benefícios

Melhoria da produtividade

Empregados mais alertas e motivados

Melhoria da imagem corporativa

Menos absenteísmo

Melhoria das relações humanas e industriais

Baixas taxas de enfermidade

Melhoria da moral da força de trabalho

Redução em letargia e fadiga

Redução de turnover

Missão Estratégica

A missão estratégica de um programa de Qualidade de Vida canaliza seus esforços para alcançar os seguintes resultados:

• Aumentar os níveis de SATISFAÇÃO E SAÚDE do colaborador/ consumidor/ comunidade. (Força de trabalho mais saudável)

• Melhorar o CLIMA ORGANIZACIONAL (ambiente, relações e ações saudáveis)

• Afetar beneficamente no processo de FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO humano, agregando competências (capacidade e atributos)

• Influenciar na diminuição da PRESSÃO NO TRABALHO e do DISTRESSE individual e organizacional (Menor absenteísmo/rotatividade; Menor número de acidentes)

• Melhorar a capacidade de DESEMPENHO das atividades do dia-a-dia. (Maior produtividade)

As dimensões da Saúde Integral e Qualidade de Vida

Para efeitos didáticos, dividimos a Saúde em Seis Dimensões: FÍSICA, EMOCIONAL, INTELECTUAL, PROFISSIONAL, SOCIAL e ESPIRITUAL.


Estas dimensões facilitam a consciência e o desenvolvimento da saúde integral, assim como a possibilidade de se ter uma visão sistêmica e seu posterior equilíbrio e expansão, pois sabemos que na vida sempre estamos buscando uma inter-relação harmoniosa dos vários aspectos e dimensões do ser humano. 



Desde que o mundo exigiu novas e complexas interações em termos de excelência em relação à produtividade e a qualidade dos serviços prestados, estamos tendo que constantemente se adaptar à todos estes estímulos, comprometendo de alguma forma nosso aprendizado e saúde. Afina de contas, se sentir mal no tempo e no espaço não é mais privilégio de nenhum astronauta. O psiquiatra Carl Gustav Jung dizia que se as coisas vão mal no mundo, algo deve estar mal comigo. Assim seria sensato, em primeiro lugar, ficar bem. Viver uma vida vibrante e feliz, na qual se utiliza o máximo que possui, com enorme prazer é um objetivo de vida. É o que dá qualidade à vida.






Eduardo Carmello







quarta-feira, 11 de março de 2015

VENDA BEM SUA IDEIA




A mulher de César precisava ser e parecer honesta. Uma ideia precisa ser e parecer boa.

Sou consultora em Criatividade e Inovação. Meu trabalho é, além de provocar ideias, garantir que elas não sejam desperdiçadas. E o primeiro passo é comunicá-las bem.

A dificuldade começa porque as pessoas tendem a se entusiasmar tanto com própria ideia que acreditam que todos vão acatá-la de imediato.

Às vezes, o que acontece é o oposto: tomar conhecimento de algo novo exige uma nova forma de pensar, uma revisão de paradigmas. Isso causa inquietação e, portanto rejeição.
Existem, entretanto, táticas simples que ajudam a vender uma ideia.  Vamos a elas:

¨ Planeje e Ensaie a Venda da Ideia - Procure ter conversas informais sobre a ideia. Leve em conta as características de seus interlocutores e as razões pelas quais eles aprovariam ou reprovariam sua ideia. A pessoa que elogiou sua ideia era neutra ou aprovou por interesse? As críticas foram construtivas ou vieram de pessoas pessimistas? Anote todos os comentários e perguntas. Você poderá usá-los para aprimorar sua ideia e sua apresentação;

¨ Ganhe Cúmplices - Comece contando sua ideia para as pessoas mais abertas. Assim, sua ideia estará fortalecida ao ser apresentada às pessoas mais conservadoras. Anote os feed-backs positivos, eles servirão de argumento.

¨ Prepare-se para Vender a Ideia aos Mais Resistentes - Imagine todos os aspectos negativos da sua ideia. Você assim estará preparado para dizer aos seus interlocutores ”já pensei nisso, mas podemos...". Esta frase demonstra segurança e irá tirar seus interlocutores da posição de críticos.

Arme-se psicologicamente também. Não conte seu plano às pessoas muito críticas logo no início. Elas poderão desanimá-lo.

¨ Pergunte Por que não?– Se ouvir uma rejeição, pergunte “por que não?” para que ambos sejam objetivos na tentativa de descobrir as objeções. Talvez você possa encontrar razões pertinentes e uma pequena adaptação à sua ideia poderá torná-la ainda melhor;

¨ Apresente um Projeto - Para apresentar sua ideia ao seu chefe, equipe ou patrocinadores, embale-a de forma mais profissional possível. Aponte os resultados que ela trará, calcule o custo-benefício, faça um plano de ações. Priorize, entretanto, os focos de interesse e faça um índice: a intenção não é desfilar um calhamaço enorme, mas sim dar segurança ao interlocutor de que seu projeto foi devidamente estudado. No momento da apresentação formal, valorize os benefícios e detalhe apenas o que for perguntado. Uma forma rápida e interessante de mostrar os benefícios de uma inovação é dar um nome que explica de imediato seu propósito. É o caso geladeira frost free, da mini van e da própria revista Vencer;

¨ Seja Claro - Evite deixar o seu interlocutor confuso: ele será tentado a desistir da ideia só para não se dar ao trabalho de entendê-la;

¨ Evite Detalhamento do Plano de Ações - Isto fará com que seu interlocutor veja a implementação de sua ideia como uma “trabalheira”. O Plano de Ações terá o seu momento, mas não deve servir de argumento para a rejeição à ideia. Por outro lado, se seus interlocutores estiverem ávidos para discutir o Plano de Ações, é bem provável que já tenham comprado a ideia;

¨ Garanta Credibilidade – Se você não for suficientemente conhecido, apresente seu currículo.  Mencione também as fontes do seu estudo. Mesmo que você tenha tido a concepção inicial no banho, já fez análises consistentes sobre a receptividade do mercado e custo-benefício da implementação. É importante que seus interlocutores saibam disso;

¨ Envolva as Pessoas – Instigue a curiosidade de seus interlocutores, faça com que eles cheguem à sua ideia. Cite a frase de alguém que o levou a pensar naquela ideia, por exemplo. Apresentando a ideia como um produto do grupo você evita ciúmes e favorece o envolvimento;

Seja Flexível - Acredite nos outros. Talvez sua ideia possa mesmo ser aprimorada. Não desperdice suas ideias. Einstein dizia que fazer uma ideia acontecer requer 1% de inspiração e 99% de transpiração. A venda da ideia ocupa uns 50%.






Por Gisela Kassoy - Consultoria em Criatividade

http://www.portalcmc.com.br/artcri_12.htm 





terça-feira, 10 de março de 2015

DICAS DE COMO SE COMPORTAR EM UM NOVO AMBIENTE DE TRABALHO






Para alguns, o ano começou a todo vapor. Tenho amigos que decidiram "largar tudo" e fazer intercâmbio na Austrália, outros resolveram focar e estudar para concurso público e outros resolveram mudar de emprego. 


Particularmente sou a favor da mudança. “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares" Disse Fernando Pessoa para depois admitir que chega um determinado momento que "se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”.

Mudança é, sem dúvida, o que nos move, o que nos instiga, o que nos faz acordar todos e acreditar que o hoje vai ser diferente, que será possível fazer a diferença. 

E para aqueles que iniciam um novo momento profissional, compartilho algumas dicas do site Portal Trainee sobre como se adaptar a este novo cenário.  

Desejo aos meus corajosos e ousados amigos muito sucesso em sua nova jornada. 

Regra nº 1: ouvir e observar

O melhor conselho relacionadas com a carreira que já recebi veio de meu ex-chefe no meu primeiro dia de trabalho. Ela me disse para ouvir e observar antes de sugerir qualquer alteração. Eu levei esse conselho e tenho usado em outras situações, tanto dentro como fora do local de trabalho.

Embora a inovação seja coisa boa, é importante estar atento a dinâmica do local de trabalho. Se você está entrando em um ambiente em que as rotinas já estão no lugar, um recém-chegado entrando e falando sobre “melhores maneiras” de fazer as coisas, será muitas vezes recebido com reações negativas. Por quê? Em primeiro lugar, você não sabe nada sobre a razão do está sendo feito. Em segundo lugar, você ainda não ganhou a confiança de seus colegas de trabalho. Finalmente, as pessoas, por natureza, são ameaçadas pela mudança.

Ao ouvir e observar, você vai ganhar muito. Você vai aprender sobre o ambiente do qual você é agora faz parte. Você vai descobrir mais sobre as pessoas que estão trabalhando. Você pode ajudá-las sem querer passar sobre o trabalho dos colegas. Aprenda com experiência coletiva.

Regra nº 2: Cuidado com o “fofoqueiro do escritório”

Cada escritório tem um. Uma vez que eu descrevê-lo você vai saber exatamente de quem eu quero dizer. O “fofoqueiro do escritório” é aquele que chega até você em seu primeiro dia e diz várias coisas sobre o chefe, sobre os demais colegas, sobre o ambiente de trabalho, ou seja, conhece e tem opiniões sobre tudo e todos. O “fofoqueiro do escritório” é aquele que cria problemas e depois finge que não tem nada a ver com isso.

Ouça o que essa pessoa lhe diz, mas não comente. Pode ser verdade o que ele diz, mas pode haver muito exagerados. Tenha em mente, a pessoa que fala sobre os outros em breve falará de você.

Regra nº 3: Aprimore seu comportamento

Isto me faz lembrar de uma candidata numa entrevista de emprego. No meio da entrevista, esta mulher enfiou a mão na bolsa e tirou um celular. Ela deslizou por algumas telas como se estivesse checando seu e-mail ou coisa do tipo. Em uma entrevista e no local de trabalho, é importante lembrar das etiquetas e bons comportamentos.

As pessoas podem não se lembrar de seu bom comportamento, mas certamente vão lembra-se do seu comportamento inadequado. Evite fazer piadas sobre seus colegas, especialmente com aquele na o qual você não está familiarizado. Você não conhece a personalidade dos seus colegas de trabalho bem o suficiente para saber que as reações essas piadas e histórias vão gerar.

Não use e-mail da empresa para enviar piadas ou conteúdos impróprios para seus amigos – eles podem facilmente acabar em mãos erradas. Imagine este e-mail chegando ao diretor com seu nome aparecendo como remetente inicial!

Regra nº 4: Mantenha o seu ouvido sempre atento

É importante prestar atenção ao que está sendo dito. Você pode obter informações valiosas sobre a dinâmica do escritório, personalidades dos colegas de trabalho, e sobre como destacar-se como um bom colaborador.
Isto é especialmente importante quando você é novo.

Você não quer começar a sua carreira com a reputação de ser sujeito de difícil relacionamento. e lembre-se de manter-se ético, cordial e participativo sempre. Sua reputação irá segui-lo pelos os próximos anos.








segunda-feira, 9 de março de 2015

LIDERANÇA FEMININA: MULHERES LIDERAM MELHOR?





Se a data foi instituída após grandes manifestações pelas péssimas condições de trabalho a que eram submetidas, hoje percebemos que cada vez mais as mulheres assumem postos de liderança e com significativas vantagens em relação aos homens.

Já falei sobre isto em palestras e geralmente sou aplaudido pelas mulheres enquanto os homens têm os comportamentos mais diversos que vão desde um inicio de vaia até uma fisionomia de inimigos para sempre. Nestas oportunidades costumo dizer da necessidade que nós homens temos em aprender um pouquinho (ou muito?) com as mulheres.

Em 1978 Kip Tindell, CEO da Container Steore já afirmava: “As mulheres em geral são melhores líderes do que os homens”.

Faço esta afirmação baseado em alguns comportamentos das mulheres e que são essenciais no exercício da arte de liderar:

• Mulheres têm boa comunicação com equipes heterogêneas

• Mulheres sabem escutar melhor os problemas dos outros

• Mulheres têm espirito colaborativo

• Mulheres trabalham melhor em equipe

Em uma recente palestra Max Gehringer pediu para os homens olharem ao seu redor e fazer um elogio às mulheres próximas. Após a maioria dos homens ter atendido a sua solicitação ele explicou o motivo: Ela poderá ser sua chefa amanha... Uma brincadeira com a plateia, mas que encerra uma grande verdade. Nós homens estamos um tanto estacionados em nosso estilo de liderança enquanto o sexo “frágil” vem se inovando a cada dia.
Talvez seja interessante analisarmos a razão desta escalada das mulheres em cargos de liderança e observarmos que se todos incorporarem estes comportamentos, certamente profissionais e empresas serão beneficiados.

Mulheres lideram melhor por terem estes comportamentos:

• Costumam tomar a iniciativa mais facilmente

• Preocupam-se com o autodesenvolvimento

• Estão atentas com a sua Integridade

• Tem facilidade em coordenar equipes multitarefas

• Preocupam-se com o desenvolvimento dos outros. Por terem autoconfiança conhecem a sua força, isto é, não temem muito a concorrência profissional.

• São experts em construir relacionamentos

• Inspiram as pessoas ao seu redor

Se observarmos o que aqui foi escrito veremos que tudo se resume a algumas habilidades que são mais comuns nas mulheres que nos homens, e por serem habilidades, são passíveis de aprendizado, o que é encorajador para nós homens.

Sugiro que os profissionais coloquem estes comportamentos como metas de curto prazo, para que, com o auxilio de um Coach seja possível exercer cargos de liderança sem turbulências em um futuro próximo.





http://dellcorso.com.br/lideranca-feminina-mulheres-lideram-melhor/




domingo, 8 de março de 2015

HISTÓRIA DO 8 DE MARÇO




No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data 

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.


Marcos das Conquistas das Mulheres na História 

- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

1840 - Lucrecia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas.

- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres.

- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças.

- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina.

- 1893 - a Nova Zelândia torna-se o primeiro país do mundo a conceder direito de voto às mulheres (sufrágio feminino). A conquista foi o resultado da luta de Kate Sheppard, líder do movimento pelo direito de voto das mulheres na Nova Zelândia.

- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.

- 1951 - a OIT (Organização Internacional do Trabalho) estabelece princípios gerais, visando a igualdade de remuneração (salários) entre homens e mulheres (para exercício de mesma função).





http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm




sexta-feira, 6 de março de 2015

GAFES VIRTUAIS: SAIBA O QUE PODE COMPROMETER SUA CARREIRA NO MUNDO ONLINE





Descuidar da reputação e não saber como tratar os contatos são alguns dos principais problemas, dizem especialistas

Que a tecnologia entrou definitivamente na vida das pessoas, é fato. O problema é que como esta inserção é algo relativamente novo, as pessoas ainda estão aprendendo o que é certo e errado quando se trata do assunto.

No que diz respeito à relação da tecnologia com o mundo profissional, especialistas da Robert Half International dão algumas dicas:

Fique de olho na reputação: já é sabido por todos que o que se posta na web fica para sempre. Portanto, é preciso bom senso na hora de escolher o que irá colocar na rede, pois é preciso cuidar da reputação. Assim, pense duas vezes antes de postar algo ou publicar uma foto mais ousada, por exemplo;

Não deixe espaços em branco: atualmente, a maior parte das empresas recorrem às redes sociais para pesquisar sobre possíveis novos funcionários. Portanto, se escolheu fazer parte de uma rede, sobretudo o Linkedin – que é focada nas relações profissionais – não deixe informações incompletas e aproveite ao máximo para mostrar o seu potencial, o que você procura em um emprego, e sua evolução na carreira até o momento;

Contatos: o contato que você mantém nas redes são cada vez mais importantes na busca por uma nova oportunidade. Portanto, seja cuidadoso e procure não fazer vários pedidos às pessoas, por exemplo. Além disso, procure retribuir favores. 



Outras situações


Os especialistas da Robert Half International lembram ainda que é preciso atenção ao utilizar a tecnologia em outras situações envolvendo o mundo do trabalho.

Ao responder e-mails, por exemplo, lembre-se de revisá-lo e evitar erros, abreviações e gírias, pois, apesar de se tratar de uma comunicação mais informal, algumas regras devem ser respeitadas.

Além disso, ao participar de uma entrevista ou reunião, lembre-se de desligar o celular, evitando, assim, passar uma imagem negativa ao interlocutor.

Por fim, ao utilizar a internet para a realização de reuniões, por exemplo, verifique se todos os aparelhos estão funcionando bem e evite situações desagradáveis.








quinta-feira, 5 de março de 2015

O PODER DO ERRO





O que muda o mundo não é o acerto e sim o erro. Como diz o General Romano Pompeu: navegar é preciso e viver não é preciso.

O erro é impreciso, pois gera instabilidade na vida e nas corporações. Porém diante dele é possível adotar posicionamentos diferentes, ou seja, alguns reclamam e lamentam-se da falha enquanto outros analisam os pontos fortes e fracos a fim de evitar que a situação se repita.

Na realidade corporativa, a ausência do erro implica na estabilidade negativa, ou seja, a inovação dentro de uma empresa é advinda de uma atitude transformadora e esta pode gerar algumas falhas iniciais.

Como algumas empresas conseguem ser tão inovadoras a ponto de lançar uma série de produtos de sucesso e outras corporações não atingem o mesmo nível de rendimento?

Para responder a esta pergunta temos que nos remeter a um assunto imprescindível quando tratamos de inovação: aversão ao risco.

Empresas sinônimas de inovação como Apple, Google, Microsoft e Sony já tiveram muitos fracassos emplacados em meio a tantas novidades e inovações lançadas por elas.


Para alcançar resultados expressivos no que tange a inovação, arriscar e não ter medo do risco consciente é fundamental. As empresas que ficam na zona de conforto e não buscam inovar jamais terão este diferencial competitivo.

Visando a sustentabilidade de uma empresa é importante ter atenção ao tipo de erro que está praticando, pois estes podem ser uma armadilha contra a estruturação da própria organização.

Os erros que trazem aprendizado e são produtos da busca de redução de incertezas inerentes aos projetos inovadores podem até mesmo ser valorizados. Já os erros de gestão, de uma falta de conhecimento sobre o próprio negócio não contribuem para as atividades inovadoras, pois muito provavelmente estas empresas não conseguirão ter tempo e recursos para se dedicarem à inovação.

Empresas inovadoras também erram!

É possível citar erros de descoberta, uns com maior intensidade e outros que até mesmo o fracasso serviu como insumo para casos de sucesso. A Apple, considerada a empresa mais inovadora do mundo, é um exemplo aplicável, pois teve fracassos ao lançar computadores, console para games e máquina fotográfica. Mas por outro lado, as falhas foram recompensadas, pois foi por meio delas que anos mais tarde foram lançados o iPhone e o iPad, respectivamente.

Entre outros exemplos, temos os chromebooks lançados pelo Google, laptops que não deram certo. Além dos casos da Sony com o Betamax, um sistema doméstico para gravação de filmes em fita magnética que não vingou devido à pouca tecnologia.


Estas empresas, mesmo tendo registrado fracassos em suas histórias, não deixaram de inovar, cada uma a seu modo.

Para concluir, o ideal é criar um ambiente corporativo criativo, onde o erro faz parte do desenvolvimento, o clima deve ser propício, os colaboradores precisam ter convicção que não serão “punidos” pelo erro, caso ele ocorra.


Até para errar é preciso ter uma empresa totalmente estruturada para lidar com as consequências e revertê-las em sucesso.


Alcides Rocha - Presidente da Finance365, primeira plataforma brasileira de Governança Corporativa focada em PMEs



http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/artigo-o-poder-do-erro/97820/




quarta-feira, 4 de março de 2015

COMO É O SEU RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS?




Relações humanas. Sua carreira depende dela muito mais do que você pensa.

O Instituto Dale Carnegie, dos Estados Unidos, efetuou uma pesquisa com dez mil pessoas e o resultado a que chegou foi surpreendente. Apenas 15% do sucesso das pessoas deviam-se à competência técnica e habilidade no trabalho. Os outros 85% do sucesso eram fundamentados na personalidade e, sobretudo, na habilidade de saber relacionar-se com pessoas. Vários outros estudos feitos nos Estados Unidos e em outras partes do mundo confirmaram esses percentuais. É só você olhar à sua volta. As pessoas bem-sucedidas que você conhece são mais inteligentes do que os outros, ou são superdotadas? E os indivíduos mais felizes que você conhece são mais hábeis ou mais espertos do que os outros? Certamente não. Se você analisá-las atentamente descobrirá que a maioria delas, acima mesmo de suas competências profissionais, sabe relacionar-se com os demais, dialogar e ser convincentes no trato com as pessoas.

Se você refletir um pouco verá que uma das grandes dificuldades que as pessoas têm consiste num problema de relações humanas, e elas parecem não perceber que muitos dos seus fracassos surgem por não saberem relacionar-se apropriadamente com as outras pessoas.

A propósito, este é um bom momento de preencher um questionário para que você saiba em que pé anda seu relacionamento com pessoas.

Questionário de relações humanas                       

Responda ao teste tendo em conta como você age normalmente, e não como você gostaria ou pensa que deveria  ser.

S = SIM        N = NÃO        AV = ÀS VEZES

1. Sou uma pessoa fácil de me relacionar com outros.   S    N   AV 

2. Eu genuinamente me interesso pelas pessoas e pelos seus problemas. S    N   AV 

3. É comum eu ver defeitos no meu chefe e nos meus colegas de trabalho. S    N   AV 

4. Escuto atentamente quando as pessoas falam comigo e demonstro isso. S    N   AV 

5. Tenho facilidade de conversar e trocar ideias com as pessoas. S    N   AV 

6. Trato sempre de ver algo de bom nas pessoas, mesmo que eu não goste de alguém. S    N   AV 

7. Dou sempre às outras pessoas o crédito pelo trabalho que elas fizeram. S    N   AV 

8. Tenho o hábito de elogiar as pessoas por algo de bom que fizeram. S    N   AV 

9. Às vezes piso no amor-próprio da outra pessoa. S    N   AV 

10. Invariavelmente trato os outros do jeito que quero ser tratado. S    N   AV 

11. Sempre trato as pessoas com educação e gentileza. S    N   AV 

12. Mantenho a calma mesmo que alguém seja grosseiro comigo. S    N   AV 

13. Mesmo que eu discorde de alguém, respeito o seu ponto de vista. S    N   AV 

14. Digo o que penso de uma pessoa mesmo que isso possa ofendê-la          . S    N   AV 

15. Sou colaborativo e habitualmente ajudo meus colegas no trabalho. S    N   AV 

16. As pessoas costumam me procurar quando estão em dificuldades. S    N   AV 

17. Sou impaciente com as pessoas. S    N   AV 

18. Contribuo ativamente para a tranquilidade e harmonia da equipe de trabalho. S    N   AV 

19. Detesto boatos e fofocas e não os espalho. S    N   AV 

20. Mantenho sempre a conversação num clima positivo. S    N   AV 

21. Guardo mágoas por ofensas que recebi. S    N   AV 

22. Sou impulsivo e, às vezes, digo coisas das quais me arrependo. S    N   AV 

23. Se eu tiver que criticar ou chamar a atenção de alguém no trabalho, faço-o com respeito e educadamente, sem ofender ou humilhar. S    N   AV 

24. Sou normalmente bem-humorado. S    N   AV 

25. Aceito críticas sem me ofender. S    N   AV 

Faça sua Contagem de Pontos.

Marque um ponto para cada resposta SIM dadas às seguintes afirmações: 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 10, 11, 12, 13, 15, 16, 18, 19, 20, 23, 24, 25.

Marque um ponto para cada resposta NÃO dadas às seguintes afirmações: 3, 9, 14, 17, 21, 22

Marque meio ponto para cada resposta ÀS VEZES.

TOTAL DE PONTOS_________

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

De 21 a 25 pontos. Ótimo. Você domina os princípios e técnicas das relações humanas e sabe como utilizá-los positivamente. Demonstra interesse e respeito pelas pessoas. Mantenha esse espírito e continue a desenvolver suas capacidades de relacionamento interpessoal, pois colherá ainda maiores frutos no futuro.

De 17 a 20,5 pontos. Você vai bem. Conhece os fundamentos que norteiam o bom relacionamento, dá valor a isso e demonstra através do seu comportamento. Pode, entretanto, melhorar em alguns pontos. Observe as afirmações onde não pontuou. Elas podem dar-lhe indicações do que é necessário para isso.

De 13 a 16,5 pontos. Sua pontuação é média. Em alguns pontos você vai bem, e em outros, nem tanto o que, esporadicamente, é possível que lhe traga algumas dificuldades de relacionamento. Precisa melhorar alguns itens. Veja as afirmações onde você não pontuou, ou obteve meio ponto; são boas pistas do que necessita melhorar.

Abaixo de 13 pontos. Você precisa melhorar sua habilidade de relacionamento interpessoal. Provavelmente você não se interessa, ou não dá muita abertura para interagir com pessoas, o que pode estar lhe causando problemas. Veja as afirmações onde não pontuou, ou obteve meio ponto, e analise o que você pode fazer para interagir mais e melhor com as pessoas.

O que são relações humanas?

Existem várias e interessantes definições de relações humanas. Entretanto, a que mais aprecio é a de Les Giblin: “As relações humanas constituem a ciência de se proceder com as pessoas de tal maneira que a nossa autoestima e autoestima das pessoas permaneçam intactas.”

Na verdade, essa é a essência mesma das relações humanas e o único método de se dar bem com as pessoas: o de preservar a autoestima, respeito e consideração por si mesmo e pelos outros com quem mantemos relacionamento. Por isso mesmo, se você quiser ser realmente bem-sucedido nas relações humanas, você precisa aprender a ganhar o coração das pessoas, mais do que suas mentes.

Colocando uma lupa sobre relações humanas

Somos seres humanos e todos queremos alcançar êxito e felicidade. Mas, é preciso reconhecer: seu sucesso e prosperidade dependem em grande parte de outras pessoas. Certamente que nossas escolhas, postura e atitude perante a vida são elementos fundamentais ao nosso sucesso, e isso é indiscutível. Contudo, já pensou alguma vez no enorme papel que os outros desempenham no nosso êxito e na nossa felicidade? Reflita sobre isso e ficará convencido de que grande parte do que você conseguiu, ou irá conseguir, depende essencialmente da forma como você mantém relações com as outras pessoas. Isso se aplica a todas as áreas da nossa vida, seja profissional, familiar, conjugal, financeira, comunitária, religiosa, ou entre amigos. Sua ascensão profissional, por exemplo, depende mais de sessenta por cento do bom relacionamento que você tem com seu chefe. Se você não concorda, sugiro então bater de frente com ele, e descobrirá que a corda, provavelmente, arrebentará do lado mais fraco: o seu.

Os dois pontos fundamentais das relações humanas

Um dos pontos essenciais das relações humanas é que no convívio com pessoas, todos nós queremos alguma coisa uns dos outros. O chefe quer lealdade e produtividade dos subordinados e os subordinados querem reconhecimento e segurança na empresa; os pais querem que os filhos obedeçam e os filhos querem que os pais os amem e protejam; os casais querem afeto e amor mútuos; o vendedor quer que os clientes comprem e os clientes desejam satisfação com a compra, e assim por diante. É fácil percebermos que ter sucesso nas relações humanas significa dar à outra pessoa algo que ela deseja em troca do que nós desejamos. Não se trata de egoísmo, mas de uma visão lúcida e inteligente que expressa a essência da arte de saber conviver e aprender com as pessoas. Desse entendimento dependem o crescimento e a maturidade dos nossos relacionamentos e, em boa parte, a nossa felicidade.

Outro ponto fundamental das relações humanas é que todos nós possuímos em abundância várias coisas que as outras pessoas precisam de nós, ou gostariam de ter. Se você proporcionar essas coisas a elas, elas prazerosamente lhe oferecerão as coisas que você precisa ou deseja. Cabe a você aperfeiçoar-se e aprimorar-se, pessoal e profissionalmente, para que tenha muito com que contribuir com as outras pessoas. Uma pessoa próspera tem maior possibilidade de beneficiar os outros do que um indivíduo fracassado. Uma pessoa feliz tem chances muito maiores de disseminar felicidade do que um indivíduo infeliz.

Se você encontrar uma pessoa de sucesso – seja homem ou mulher – em qualquer profissão ou campo de atividade, irá descobrir que esse indivíduo aprendeu a dominar a arte de relacionar-se bem com as pessoas e que soube tornar-se útil aos outros, porque tornou-se um caminho onde encontram ajuda.

Anote

Aprender a desenvolver e manter relações humanas de qualidade superior pode fazer mais por sua vida profissional e pessoal do que, provavelmente, qualquer outro fator em sua vida. O lado triste da questão é que a inabilidade de conviver com os outros é a primeira causa das crises e infelicidades, tanto pessoais, quanto no trabalho. E, queira ou não, você vai ter que conviver diariamente com pessoas, goste delas ou não, por que elas estão aqui para ficar e, se você quiser ter sucesso no mundo de hoje, terá sempre que levar em consideração as outras pessoas e saber lidar com elas positivamente.


Texto extraído e condensado do livro O Livro das Relações Humanas – Seu Manual para Obter Sucesso com as Pessoas, de Ernesto Berg, Juruá Editora. Para maiores detalhes, ou adquirir a obra acesse www.quebrandobarreiras.com.br seção de LIVROS, ou acesse aqui.
Ernesto Berg                                                                                                              

Consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 14 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.  Graduado em Administração e Sociologia,  Pós-graduado em Administração pela FVG de Brasília. Foi executivo do Serpro em Brasília por 10 anos e consultor Senior da Alexander Proudfoot Company de São Paulo.
Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br , voltado para a área de recursos humanos, administração e negócios.

http://revistaatitude.com.br/site/desenvolvimento-pessoal/seu-relacionamento-com-as-pessoas/





segunda-feira, 2 de março de 2015

O SECRETÁRIO COMO FORMADOR DE OPINIÃO




Tive um chefe que sempre levou em consideração minha percepção, opinião e avaliação. Geralmente, antes de contratar uma pessoa ele soltava: “O que achou da (o) fulana (o)?”. 

Não que a minha opinião fosse decisiva, mas contribuía para o processo e com suas conclusões, por questões muito óbvias. Era eu quem mantinha contato para agendamento, recebia as pessoas, acompanhava até a sala de espera, levava de volta ao elevador e muitas vezes ainda “puxava papo”, o que era suficiente para perceber o quão algumas pessoas eram prepotentes e arrogantes. 

Algumas, sequer olhavam nos meus olhos ou me davam bom dia. Assim como também tive o prazer de conhecer pessoas sensacionais que se mostraram após a contração exatamente como durante o processo seletivo. Sempre acho que a primeira impressão conta muito. Embora esse aspecto não seja o único fator a ser levado em consideração para uma contratação.

Também já conheci muitos “lobos” em pele de cordeiro, que após a contratação “colocaram suas garras de fora”. Mas o interessante, nesse exemplo, é que num determinado momento a máscara sempre cai.  

Para o meu chefe, ser gentil com superiores era muito fácil, por isso ele apreciava saber como um colaborador se comportaria com os demais colegas e possíveis subordinados. 

Perguntar aos secretários o que pensam sobre determinada pessoa ou assunto faz todo sentido e pode contribuir para que pessoas desagradáveis contaminem o ambiente de trabalho. Penso que se os gestores ouvissem mais seus Secretários muitos danos poderiam ser evitados à empresa, a equipe e aos resultados.




http://simararodrigues.blogspot.com.br/2015/02/o-secretario-como-formador-de-opiniao.html





quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

COMO SE PREPARAR PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO



A dúvida sobre como se apresentar em uma entrevista de emprego é muito comum entre candidatos ao primeiro emprego e pessoas com pouca experiência (que não participaram ou não foram aprovados em muitos processos). Vou destacar os assuntos mais relevantes para o tema com base em entrevistas, cursos de gestão pessoal e minha visão como administrador.

Sempre que pensarmos em entrevistas de emprego devemos nos preocupar com algumas etapas comuns a todo processo seletivo, nos quais para se ter sucesso é preciso conhecer a empresa onde quer trabalhar e conhecer a si mesmo. As etapas mais comuns são os testes de conhecimento, dinâmicas de grupo e a entrevista.

Teste de conhecimentos

Esses testes visam avaliar os conhecimentos do candidato sobre temas relevantes para o exercício da função. Quanto mais técnico o trabalho a ser realizado, mais exigente será esse teste. Além dos diretamente ligados a função, eles avaliam os conhecimentos em matemática básica, habilidade com informática e lógica. O candidato deve dominar tais assuntos, pois são eliminatórios. Visto que vivemos na era da informação e do conhecimento, esses são conhecimentos mínimos para exercício de qualquer ofício.

Dinâmica de grupo

As dinâmicas de grupo visam avaliar as competências (Conhecimentos, habilidade e atitudes) do candidato. O candidato deve demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, trabalho em equipe, liderança, persuasão, comunicação e relacionamento interpessoal. Além dessas habilidades o candidato deve ter muita criatividade para resolver os problemas propostos. O candidato que quer ter sucesso nas entevistas deve se inteirar sobre esses temas e desenvolver essas habilidades, pois são muito valorizadas pelas organizações.


Entrevista

Esse é o momento de colocar os pingos nos is. É o momento de tirar dúvidas sobre horários de trabalho, remuneração e benefícios. Destacar seu interesse em plano de carreira é de suma importância, caso tenha intenção de permanecer por muito tempo na empresa, a fim de ser lembrado nos momentos de seleção interna.

O entrevistador pode querer saber mais sobre sua formação acadêmica, sua vida pessoal e seus planos para um prazo de 3, 5 e 10 anos. Pode também testar o quanto você conhece a empresa e a função a ser desempenhada.


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Tome o cuidado de não falar demais. Primeiro o entrevistador deve falar e você responder. Depois você terá um espaço para tirar suas dúvidas. Para faciltar o entendimento da entrevista segue algumas perguntas frequentes.

Perguntas mais frequentes

Quais são suas principais qualidade? E seus defeitos?
Porque você quer trabalhar em nossa empresa?
Porque a empresa deve contratá-lo, e não a outro candidato?
Quais são as suas metas à médio e longo prazo?
Fale-me sobre você!
O que você faz nos tempos livres?
Por que você saiu do seu ultimo emprego?(caso haja)

Prepare-se para seleção

De posse das informações anteriores, prepare-se para o processo.
Pesquise sobre a empresa. Descubra qual é sua missão, visão e valores, quais os seus principais concorrentes, seu segmento de atuação e como o seu trabalho vai contribuir para o crescimento da empresa.

Conheça seus pontos fortes a fracos. Se não souber pergunte a amigos e familiares.

Saiba quais as atribuições do cargo que vai ocupar, quais habilidades e conhecimentos deve ter, e caso tenha essas habilidades e conhecimentos, revise-os, caso contrário procure desenvolver o que lhe falta.

Toda essa preparação, no sentido de conhecer a si mesmo e a empresa em que deseja trabalhar, vai contribuir para seu sucesso em cada etapa do processo. Você vai se sair cada vez melhor, quanto mais entrevistas participar e conhecer o processo.

"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis."




http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/como-se-preparar-para-uma-entrevista-de-emprego/85041/





terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O ATENDIMENTO AO PÚBLICO E SUAS ESCOLHAS


Situação 1

Você chega ao trabalho e a faxineira está limpando o hall do prédio. Você a ignora, passa pela parte mais molhada do chão, tomando cuidado para não escorregar e entra no elevador. Nem olha para o office-boy que também está subindo para distribuir as correspondências nas salas. Quando ele lhe entrega as suas correspondência você apressadamente verifica o que é e dirige-se logo para seu posto de trabalho. O telefone da mesa ao lado está tocando e a colega não está lá, mas você não interrompe o seu trabalho, porque não tem nada a ver com isso. Chega um cliente interno (colega da empresa) para tirar uma dúvida sobre aquele projeto novo e você responde rispidamente que as instruções estão no hotsite de apresentação do projeto. Quando o(a) seu(sua) chefe entra na sua sala você lhe abre um belo sorriso e diz “Bom dia!”


Situação 2

Você chega ao trabalho e a faxineira está limpando o hall do prédio. Você a olha nos olhos e cumprimenta pelo nome, afinal já faz um tempo que trabalham no mesmo prédio. Você pede licença e procura a parte menos molhada do chão para passar e pede licença antes. Entra no elevador e dá bom dia para a pessoa que está ao lado, mesmo que não a conheça bem. Quando o office-boy entrega as suas correspondências você o agradece e gentilmente sorri para ele e acaba de se instalar no seu posto de trabalho. O telefone da mesa ao lado está tocando e, como a colega não está lá, você “puxa” a ligação, atende com um “bom dia” e um sorriso e conversa com a pessoa. Explica que a colega por enquanto não está sala e que você pode anotar um recado se for o caso. Anota o recado e deixa num local visível para a colega. Chega um cliente interno (colega) para tirar uma dúvida sobre aquele projeto novo, você ouve a dúvida, explica o que sabe de cabeça, diz que a parte mais ampla você ainda não domina, mas lembra que está no hotsite (você o acessa e anota o link completo para o colega). Ele agradece e sai. Quando o(a) seu(sua) chefe entra na sua sala você lhe abre um belo sorriso e diz “Bom dia!”


A diferença básica entre as duas situações não é o seu humor, não é a pressa, não é competência técnica. A diferença básica é a gentileza e a forma como você encara o atendimento ao público (que pode ser formado de clientes externos, internos, ou por ambos). E faz toda a diferença na forma como as pessoas encaram o seu trabalho e a empresa onde você trabalha.

E não pense que optar pela gentileza beneficia apenas o seu “cliente”. A gentileza traz grandes benefícios para quem a pratica, como mais felicidade e satisfação com a vida (Por que ser gentil vale a pena). A Isto é traz também orientação sobre como lidar com a pessoa que já nos procura com um problema que a aborrece: “Existem técnicas para não estressar mais a pessoa, como nunca abordar um cliente nervoso pedindo calma, sempre olhar nos olhos do interlocutor e dar uma atenção especial a quem está mais exaltado.”

O Código de Ética do Profissional de Secretariado não aborda a questão do atendimento ao cliente de forma explícita, mas dá orientações gerais que podem servir também para esta área do nosso trabalho:

Capítulo III – Dos Deveres Fundamentais

Art.5º. – Constituem-se deveres fundamentais das Secretárias e Secretários:


[…]
Direcionar seu comportamento profissional, sempre a bem da verdade, da moral e da ética;

Respeitar sua profissão e exercer suas atividades, sempre procurando aperfeiçoamento;

Operacionalizar e canalizar adequadamente o processo de comunicação com o público;

E, claro, deve-se ter sempre em mente a postura ética, esta bem enfatizada no “Código de Ética”.

Há alguns princípios gerais para o atendimento:

1. Princípio da competência

O usuário espera que cada pessoa que o atenda detenha informações detalhadas sobre o funcionamento da organização e do setor que ele procurou.

2. Princípio da legitimidade

O usuário deve ser atendido com ética, respeito, imparcialidade, sem discriminações, com justiça e  colaboração.

3. Princípio da disponibilidade

O atendente representa, para o usuário, a imagem da organização. Assim, deve haver empenho para que o usuário não se sinta abandonado, desamparado, sem assistência. O atendimento deve ocorrer de forma personalizada, atingindo-se a satisfação do cliente.

4. Princípio da flexibilidade

O atendente deve procurar identificar claramente as necessidades do usuário e esforçar-se para ajudá-lo, orientá-lo, conduzi-lo a quem possa ajudá-lo adequadamente.

(Fonte: Senado/ curso “Excelência no Atendimento”)


Pensando no seu dia-a-dia, que tal elaborar um conceito pessoal, que você vai trazer como alvo para si, e manter à vista, como orientação ao atendimento tanto ao cliente externo como ao cliente interno? Isso pode criar um compromisso maior com a qualidade. Para isso tenha em mente quem é seu público-alvo, qual o seu objetivo no atendimento ao público, e quais são suas forças e suas fraquezas quanto ao atendimento. Um exemplo de conceito de qualidade: “Ser pontual, procurar sempre entender o ponto de vista do cliente e fazer o possível para atendê-lo ou informá-lo da melhor maneira, com gentileza, prestatividade e segurança”.

Afinal, se um cliente for bem atendido por você pode até ser que ele não comente com ninguém, mas se ele for mal atendido com certeza vai comentar com vários “alguéns”.