sexta-feira, 15 de agosto de 2014

VOCÊ LIDA COM O TRABALHO SOB PRESSÃO?




Em muitos projetos e atividades, existem momentos em que a pressão cresce consideravelmente e, para que o trabalho se desenvolva e chegue ao seu final, é necessário que o profissional saiba lidar com as tensões e desafios gerados pelas situações de grande pressão.

Profissionais pouco preparados para este tipo de situação podem chegar a sentir grande sofrimento emocional, o que impede o correto encaminhamento dos trabalhos e dificulta as tomadas de decisão. Em caso de descontrole emocional, o profissional pode ainda colocar em risco a harmonia de toda a equipe, com atitudes agressivas e desestabilizadoras. Pior ainda se o colaborador a se desequilibrar for o líder da equipe, isso levará todo o time a se sentir desamparado.

Fica claro, portanto, que conseguir obter bons resultados mesmo em situações de grande pressão exige um bom nível de preparo emocional. Manter a calma quando o estresse surge não é uma atitude simples, mas torna-se muito mais possível quando o colaborador conhece a si mesmo, sabe quais são os seus limites e compreende os mecanismos que o auxiliam.

Para algumas pessoas, por exemplo, a prática de atividades físicas é uma ótima forma de aliviar o estresse e manter o corpo e a mente focados quando a pressão aparece. Para outras, a melhor saída é tirar alguns minutos diários para se dedicar à meditação e outras técnicas de respiração, capazes de trazer serenidade e tranquilidade. Independente da escolha, o importante é compreender que existem recursos capazes de favorecer o equilíbrio emocional.

A comunicação é outro ponto que merece cuidado nos momentos de pressão. Quanto melhor um profissional souber se expressar, de maneira mais clara ele poderá tanto delegar trabalho quando necessário quanto sugerir caminhos e mudanças. A organização é outra ação importante, porque ela facilita os processos e permite que, mesmo sob pressão, o profissional possa se sentir com o mínimo de controle da situação, o que tende a trazer mais calma e estabilidade a ele.


http://www.mundocarreira.com.br/dicas/voce-lida-bem-com-o-trabalho-sob-pressao/?utm_source=fanpage&utm_medium=portal&utm_campaign=lidar-com-trabalho-sob-pressao






quinta-feira, 14 de agosto de 2014

DICAS PARA ACERTAR AO FALAR SOBRE SI DURANTE A ENTREVISTA




Um dos focos dos representantes das empresas foi mostrar aos participantes do evento que uma boa apresentação pessoal pode fazer toda a diferença durante a entrevista de emprego. Exame.com selecionou algumas dicas rápidas para quem quer se dar bem, logo de cara:

1. Os primeiros minutos são cruciais

Sete minutos. É o tempo que você tem para “fisgar” um recrutador. É que, em média, a decisão dele sobre bater ou não o martelo sobre a sua contratação é baseada nestes primeiros minutos da conversa.
Sim, a primeira impressão é a que fica e os representantes das empresas confirmaram esta máxima durante o evento.

2. Conecte os fatos descritos

Descrever a trajetória não é repetir o que está no seu currículo. Afinal, o entrevistador já está com ele na mão.

Em vez de dizer o que fez opte por explicar os “porquês” da sua vida profissional até agora. Assim, você traz significado ao conectar fatos e dados expostos seu currículo.

3. Evite ser muito detalhista

Entrar em muitos detalhes pode comprometer a transmissão do panorama geral da sua carreira, já que a apresentação deve ser rápida. A ideia é manter uma visão de águia a respeito da sua trajetória profissional.

4. Aposte na coesão da sua história

Assim como um texto, a sua apresentação precisa ser coesa. Construa o seu discurso pensando se a história que você vai contar faz sentido e demonstra quem é você e o que você busca para a sua carreira.

5. Deixe adjetivos e chavões de fora do seu discurso

Não sucumba aos adjetivos e chavões na hora de falar sobre si. Falar obviedades como se fossem grandes sacadas pessoais pode dar a impressão de que você é ingênuo demais.

Exemplo: dizer que o intercâmbio permitiu que você entrasse em contato com outras culturas não diz nada além do óbvio. Da mesma forma, autoproclamar-se persistente não quer dizer muita coisa. Deixe que os fatos conduzam o recrutador a concluir isso.








quarta-feira, 13 de agosto de 2014

OS SEIS INGREDIENTES DE UMA PESSOA CARISMÁTICA



Algumas pessoas têm carisma natural. Elas chegam aos lugares e as pessoas as parecebem de cara. Elas conseguem inspirar e passar confiança à equipe, parceiros e chefes. As pessoas as escutam.

A escritora de negócios Gwen Moren publicou recentemente um artigo na Fast Company sobre isso. “Todos têm uma definição diferente do que é carisma, mas pode ser interpretado tanto como a qualidade que fazem as pessoas fazerem o que você quer que elas façam, assim como pode ser o que faz as pessoas se perguntarem quem é a pessoa entrando na sala", diz Gwen.

Mas carisma não é um dom secreto que nasce com você. Gwen, então, criou seis áreas chaves para serem trabalhadas e, assim, ajudar no seu magnetismo pessoal.

1 - Poder

Poder não está ligado ao cargo profissional. Poder é, na verdade, uma combinação de confiança, linguagem corporal, expressões faciais e voz.

"Isso é como as pessoas te percebem. Pessoas carismáticas nem sempre são aquelas com vozes doces e risadas boas. Elas possuem foco e são confortáveis consigo mesmas. Sabem como se portar em todas as situações e como usar suas vozes, seja para confortar, seja para liderar", diz Gwen. "Uma dica para isso, é sempre ficar focado no que está fazendo agora durante uma conversa. Ao pensar no que vem depois, você pode se distrair e fazer linguagens corporais ou expressões que demonstrem isso", completa.

2 - Persuasão

"Pessoas com magnetismo pessoal são capazes de atrair outros para sua maneira de pensar, e isso é extremamente importante para possuir carisma, pois nenhuma ideia, não importa o quão brilhante, chega a algum lugar caso não seja tomada por pessoas diferentes. É necessário ter entusiasmo sobre o que você está fazendo ou falando, demonstrando-se digno de confiança e bem informado sobre o assunto", explica Gwen.

3 - Imagem

Segundo Gwen, "são necessários apenas algumas frações de segundo para pessoas formarem opinião sobre você, e, a partir do momento que ela é formada, é difícil mudar". Um recente estudo da Universidade de Glasgow e da Universidade de Princeton descobriu que as pessoas percebem você em menos de um segundo.

"Então, preste atenção em como você se apresenta. Não é necessário andar de terno e gravata a todo instante, mas tenha certeza que como você está vestido e como você se porta reflete quem você é, o ambiente em que você está e aonde você quer chegar", diz a escritora.

4 - Habilidades interpessoais

"Pessoas carismáticas são boas em ouvir e se comunicar com os outros, e isso vai bem além de só falar. É necessário entender e respeitar o espaço e o tempo dos outros. Eles não falam além do necessário com quem não gosta de ouvir muito e eles não se atrasam com quem não tolera atrasos. Ou seja, saber interagir sem deixar as pessoas desconfortáveis", diz Gwen. "Conforto é a palavra chave para esse ponto. As pessoas irão procurar isso em seu olhar quando te encararem e querem ouvir isso no tom da sua voz", completa.

5 - Adaptabilidade

A habilidade de tratar os outros da forma que eles querem ser tratados, não importa como você se sinta sobre isso, é adaptabilidade. Isto é, abraçar diversidade e todas as suas formas, entendendo que cada indivíduo é diferente. Quando o cenário muda, pessoas carismáticas fazem um esforço para entender e ajustar sua forma de se relacionar.

6 - Visão

"Pessoas carismáticas tem um plano ou mensagem sobre o que as entusiasma, e elas são capazes de passar essa visão e paixão para outros. Quais suas ideias? O que te anima? Para ser mais carismático, trabalhe em projetar esta crença e esse compromisso (e como vai beneficiar seu público) em como você fala e se relaciona com os outros", explica Gwen.

Não importa o objetivo, mas seguindo todas essas dicas, será possível influenciar as pessoas a mudar de ideias e tomar ações baseadas em tudo o que você acredita.








terça-feira, 12 de agosto de 2014

DICAS ÚTEIS PARA FALAR CORRETAMENTE AO TELEFONE




As empresas fazem de tudo para se modernizar e usam todas as tecnologias disponíveis para oferecer um bom atendimento ao cliente.

Isso, sem dúvida nenhuma, é de grande valia. O problema é que, muitas vezes,  colocam tudo a perder quando o atendimento telefônico é falho, ineficiente e ruim.

Quantas vezes você pesquisou uma empresa na internet, viu o site, ouviu elogios de amigos, leu entrevistas e reportagens sobre a empresa,  ficou maravilhado com tudo o que a empresa oferece ao cliente e, quando precisou de um contato telefônico, veio a decepção: um péssimo atendimento  e ainda ficou sem receber o retorno prometido que tanto aguardava de sua pergunta, reclamação ou dúvida.

O telefone ainda é um instrumento de networking e de vendas muito importante, por isso é necessário levar em conta alguns fatores quando precisar falar com um cliente, ainda mais, se pretende conquistá-lo ou mesmo encantá-lo.  Dê especial atenção à qualidade do atendimento que dá às ligações internas, que também compromete a comunicação e a agilidade no andamento dos negócios de sua empresa.

Lembre-se: trate sempre bem o cliente. Não se esqueça de que você também é cliente e deseja ter um bom atendimento e ser tratada com respeito. Por isso,  faça o mesmo!

Dicas:

• Nunca fale o habitual “alô”. Use a prática utilizada pela empresa: nome da empresa, seu nome e sua saudação para ligações externas e apenas seu nome ou, se preferir, também identifique seu departamento para as chamadas internas;

• Evite o terrível “quem fala?”, “quem é?”, “quem gostaria?”. Seja cortês ao telefone e pergunte de uma outra forma como “por gentileza, quem deseja falar ou quem quer falar?”;

• Se o cliente precisar aguardar na linha, não o deixe esperando por muito tempo, pois correrá o risco dele desligar o telefone ou atender outra linha interna;

• Nunca digite enquanto fala ao telefone e evite fazer barulho ao redor que possa prejudicar a conversa com o cliente;

• Caso esteja em uma ligação particular e seu telefone tocar (linha interna ou externa), desligue ou coloque sua chamada em “espera ou hold”. Dê prioridade às ligações da empresa;

• Se tiver uma crise de riso, soluço ou tosse, peça licença ao cliente e coloque o telefone em “espera”;

• Se tocar uma outra linha, peça licença por 1 minuto, atenda a 2a. linha e diga que está em outra ligação e que retornará em seguida;

• Evite comer, beber, mascar chiclete ou chupar bala enquanto fala ao telefone;

• Caso seu chefe não esteja disponível para atender ao cliente, jamais peça para o cliente ligar mais tarde ou de novo. Quem deve retornar a ligação é você;

• Se combinar dia e horário para retornar a ligação, faça-o conforme o combinado, ou, caso haja algum imprevisto, avise ao cliente. Cumpra o que prometeu.

. Se a ligação for feita para um celular, sempre inicie a conversa perguntando se a pessoa está disponível para atender sua chamada;

• Nunca diga “Ele não se encontra”, afinal, ele não está perdido. Diga apenas “Ele não está”;

• Quando for transferir uma ligação externa a algum funcionário da sua empresa, tenha a delicadeza de adiantar o assunto ao colega de trabalho e só assim transferir a ligação. Não cometa a grosseria de transferir diretamente a ligação sem mesmo saber se seu colega está em seu local de trabalho ou mesmo se ele poderá atender a chamada. Saiba que  o cliente voltará a ligar para você, e, provavelmente, estará irritado. Caso seu colega não possa atendê-lo, anote o recado e entregue ao seu colega o mais rápido possível;

• Use um tom de voz firme, claro e gentil ao telefone. Evite gírias, diminutivos, gritos, intimidades (amor, bem, querida, flor, docinho,paixão);

• Se estiver ao telefone com o cliente, evite conversar com a colega de trabalho quando ele sair da linha por alguns instantes. Ele poderá ouvir algum assunto pessoal ou da empresa;

• Se estiver resfriada, evite tossir ou espirrar ao telefone enquanto fala. Peça um minuto e coloque o telefone em “espera”. Caso a situação esteja crítica, peça desculpas e ligue em seguida, quando estiver se sentindo melhor;

• Sorria ao telefone. Você pode não perceber, mas fará toda a diferença. Você não se sente mais à vontade quando alguém fala com você sorrindo? Pois é…

• Quando alguém ligar para seu chefe e ele  não quiser ou não puder atender naquele momento , evite falar “ Ele saiu”, Está em reunião” ou “Não pode atender”. Evite esses clichês e procure ser atenciosa e sincera na medida do possível;

• Seja natural ao telefone. Você não percebe quando alguém está mentindo ao telefone?  Tenha certeza de que os outros também!

• Tente se conter com clientes mal-educados. Mantenha sua classe e postura e tente acalmá-lo. Jamais o interrompa, grite ou seja agressiva com ele.  Aos poucos, ele irá se acalmar;

• Na necessidade de anotar um recado para o chefe ou colega de departamento, tenha sempre à mão papel e caneta. Escreva-o com letra legível e anote a mensagem corretamente. Atenção: não faça o cliente repetir várias vezes o recado. Ninguém suporta isso! Se estiver em dúvida de como escrever um nome, peça para o cliente soletrar.

• Não se esqueça de anotar dia, hora e assinar o recado ou, se preferir, envie um e-mail. Não faça o que geralmente a maioria faz, que é o de transmitir o recado quando se encontrar com o colega. E se você não vê-lo? Ele ficará sem receber o recado?

• Quando precisar deixar um recado no celular ou no escritório do cliente, fale de forma clara e pausada, repita apenas o telefone de contato e agradeça.

• Por fim, quando ligar para alguém, cumprimente-o, diga já na primeira frase seu nome, empresa e o motivo da ligação. Assim você mostrará eficiência, ganhará tempo e evitará aqueles intermináveis e cansativos diálogos.  Exemplo: Diga “bom dia, sou fulana, secretária do sr………, diretor da área………, de tal empresa, dê seu recado e agradeça”. Simples assim!

Achou algumas das recomendações desnecessárias ou absurdas? Pois acredite, existem profissionais de secretariado que agem assim. Espero que essas dicas lhe ajudem bastante no seu dia a dia.




http://secretariadoexecutivobilingue.blogspot.com.br/2014/08/dicas-uteis-para-falar-corretamente-ao_4.html



segunda-feira, 11 de agosto de 2014

HÁBITOS QUE VOCÊ PRECISA PERDER PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE


A sua produção diária é totalmente relacionada aos hábitos que você cultiva. Até as coisas mais simples, como checar seu e-mail, podem afetar a sua produtividade. O site Lifehack preparou uma lista de coisas que você deve parar de fazer para aumentar sua produtividade, confira:

1. Ignorar o cansaço

Todo mundo possui uma queda natural na produtividade depois praticar a mesma atividade entre 90 e 120 minutos. Isso faz parte do ciclo ultradiano, que altera nosso estado entre alerta e sonolência durante todo o dia e não deve ser ignorado. Em vez de tentar combater seu cansaço mental, faça um intervalo e recarregue suas energias. Uma pequena pausa entre atividades lhe dará mais energia, criatividade e foco.

2. Checar redes sociais todo instante

Se você possui contas em diversas redes sociais e se mantem ativo nelas o tempo todo, saiba que isso está prejudicando sua produtividade. Acompanhar a vida dos outros e assistir vídeos engraçados fazem você gastar centenas de minutos por dia. Faça um acordo consigo mesmo para só checar as redes sociais uma ou duas vezes por dia, em vez de deixá-las tomar todo seu tempo. Sua produtividade vai melhorar e suas relações também: é sempre melhor se relacionar com as pessoas pessoalmente, e não por fotos na tela.

3. Dizer "sim" para tudo

Você precisa repensar suas atitudes se sempre diz sim aos pedidos dos outros. Claro, pessoas como seu chefe, seu cônjuge e seus amigos nem sempre podem receber um não, mas você pode escolher quais decisões vai tomar durante o dia. Dizendo "não" mais vezes você administra melhor o tempo e só se envolve com coisas realmente importantes.

4. Checar seu e-mail toda hora

Ninguém tem um cronograma para checar o email. A maioria das pessoas acessa sua conta de acordo com a vontade. Mas isso pode ser um problema, porque o tempo que você gasta com sua caixa de entrada poderia ser aproveitado de forma melhor. Separe dois momentos do dia para checar o email e então só o acesse nos horários estabelecidos.

5. Fazer tudo sozinho

Não queira ser um super-humano tentando fazer tudo sozinho. Você vai falhar se não tiver ajuda. Delegar tarefas, mesmo que seja difícil, é importante. Se você não está acostumado a pedir ajuda, preste atenção ao que outras pessoas estão fazendo e veja se suas tarefas são compatíveis, assim fica mais fácil de repassar o seu trabalho. Libere seu tempo para outras coisas e comece a ser realmente produtivo.

6. Tentar ser perfeito

Você não é perfeito e não deve tentar ser. Um estudo publicado pela University Affairs mostrou que professores que eram perfeccionistas tinham a produtividade mais baixa que a daqueles que aceitavam seus erros. Na maioria das vezes ser apenas bom é bom o bastante.

7. Ficar ocupado o tempo todo

Um estudo de Harvard e evidências científicas mostraram que passar um tempo sozinho é mais importante do que você imagina. Intitulado The Power of Lonely (O Poder da Solidão, tradução livre), o estudo sugere que as pessoas conseguem se lembrar melhor de momentos em que estavam sozinhos. Se ocupando menos você pode conseguir momentos de introspecção, que são necessários para realmente conhecer a si mesmo e se tornar um sucesso.

8. Dizer "eu não posso"

Dizer "eu não posso" te prepara para o fracasso. Pare de colocar obstáculos na sua frente e pense que você pode e fará algo. Se você quiser se livrar de um hábito como parar de fumar, poe exemplo, não diga que você não pode fumar, e sim que você não fuma: suas chances de conseguir largar o hábito dessa forma são maiores. Acreditar no seu potencial tem um impacto positivo na produtividade diária.

9. Fazer várias coisas ao mesmo tempo

Nossa cultura tem encarado o multitasking como algo normal, mas ele não é muito eficiente. Pessoas que se envolvem em muitas tarefas ao mesmo tempo acabam não se saindo bem em nenhuma delas. Foque-se em tarefas únicas e sua produtividade crescerá. 

10. Ser pessimista

Um pouco de pessimismo é compreensível. Muito pessimismo apenas limita seu estilo e o impede de alcançar objetivos e sucesso. Se você sempre vê o copo como meio vazio ou só vazio, está na hora de olhar pra ele e para vida de forma diferente. Mas apenas "parar" de ser pessimista exige uma mudança comportamental demorada. Tente um dia de cada vez e com o tempo isso virará rotina, e seu nível de produtividade será muito mais alto.









sábado, 9 de agosto de 2014

TEORIA NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO






CARACTERÍSTICAS


1.Ecletismo 


2.Ênfase na prática da administração 

3.Foco nos objetivos e resultados 

4.Reafirmação dos postulados clássicos (estrutura de organização do tipo linear, funcional e linha-staff, relações de linha e assessoria, o problema da autoridade e responsabilidade, a departamentalização, etc). 

5.Ênfase nos princípios gerais de administração (como planejar, organizar, dirigir, controlar)


Problemas administrativos comuns a todas as organizações segundo Alvin Brown:

Administrar é técnica social básica: administrador alcança resultados por meio das pessoas.

PRÁTICA:


•Busca resultados concretos e palpáveis 

•Conceitos utilizáveis 

•Visa à ação administrativa 

•A teoria só tem valor na prática 

•Aspectos instrumentais da administração 

•Reflexo do espírito pragmático americano


REAFIRMAÇÃO DOS POSTULADOS CLÁSSICOS:


•Reação à enorme influência das ciências do comportamento no campo da administração em detrimento dos aspectos econômicos e concretos das organizações.

•Intenção: colocar as coisas nos devidos lugares.

•Retomar teoria clássica: redimensão reestrutura, conforme época atual = mais ampla e flexível. 

•Estruturas linear, funcional e linha-staff.
•Relação de linha e assessoria 

•O problema da autoridade e responsabilidade 
•A departamentalização. 

•Um melhor realinhamento dos conceitos clássicos.


PRINCIPAIS AUTORES E DEFENSORES: Não formam uma escola bem definida, mas um movimento heterogêneo.Peter Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, Cyril O`Donnell, Michael Jucius, Willian Newman, Ralph Davis, George Terry, Morris Hurley, Louis Allen


1.Ênfase nos objetivos e resultados (APO)


Científica: ênfase nos métodos e na racionalização do trabalho, Clássica: ênfase nos princípios gerais da administração. 


Neoclássica: ênfase nos fins e resultados, eficácia. Objetivos e resultados (considera os meios na busca da eficiência, mas dá ênfase muito forte nos fins e resultados, na busca da eficácia). 

•Toda organização existe, não para si mesma, mas para alcançarem objetivos e produzir resultados. É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada. 

Objetivos: valores visados ou resultados esperados, desejados pela organização através de operação eficiente. Os objetivos justificam a existência e operação da organização.


2.Ecletismo. Os autores consideram as:


♦Teorias das relações humanas (organização informal, dinâmica de grupos de comunicação, liderança, democracia); 

♦Teoria da Burocracia (princípios e normas formais da organização, hierarquia, autoridade e responsabilidade); 

♦Teoria Estruturalista (organização, relacionamento entre organizações e ambiente externo, comparação de estruturas,); 

♦Teoria Comportamental (motivação humana, estilos de administração, teoria das decisões, comportamento humano nas organizações, conflitos organizacionais, objetivos organizacionais X objetivos individuais, equilíbrio organizacional, sistema de recompensas e contribuições, etc); 

♦Teoria Matemática (pesquisa operacional, métodos de quantificação, abordagem de mensuração de resultados, estudo das decisões quantitativas e programáveis, etc); 

♦Teoria dos Sistemas (subsistemas múltiplos, interação e reciprocidade, demandas do ambiente externo, retroação das conseqüências, ciclo de eventos na administração).



Os ONZE PRINCÍPIOS mais utilizados: (como na Física: relação de causa-efeito). Uso do bom senso, genéricos, adequado à situação. Preocupação com estabelecimento de normas de comportamento administrativo. Objetivo: busca de soluções administrativas práticas, sobre como planejar, organizar, dirigir, controlar... As empresas são diferentes, mas os princípios administrativos são comuns, assim como os aspectos básicos da administração.


Quanto a Objetivos:


01. Os objetivos da empresa e de seus departamentos devem ser claramente definidos e estabelecidos por escrito. A organização deve ser simples e flexível.


Quanto a Atividades:


02. As responsabilidades designadas para uma posição devem ser confinadas tanto quanto possível ao desempenho de uma simples função.


03. As funções devem ser designadas para os departamentos na base da homogeneidade no sentido de alcançar a operação mais eficiente e econômica


Quanto a Autoridade:


04. Deve haver linhas claras de autoridade descendo do topo até a base da organização e responsabilidade da base ao topo. 


05. A responsabilidade e a autoridade de cada posição devem ser claramente definidas por escrito. 

06. A responsabilidade deve ser sempre acompanhada de correspondente autoridade.
07. Autoridade para tomar ou iniciar ação deve ser delegada o mais próximo possível da cena de ação. 

08. O número de níveis de autoridade deve ser o mínimo possível.


Quanto a Relações:


09. Há um limite quanto ao número de posições que pode ser eficientemente supervisionado por um único indivíduo. 


10. Cada indivíduo na organização deve reportar-se a apenas um único supervisor. 

11. A responsabilidade da autoridade mais elevada para com os atos de seus subordinados é absoluta.


ADMINISTRAÇÃO COMO TÉCNICA SOCIAL


Para os neoclássicos, a Administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum. O bom administrador é aquele que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo dispêndio de recursos e de esforço e com menos atritos com outras atividades úteis. É a coordenação de atividades grupais.



EFICIÊNCIA E EFICÁCIA


Eficiência: medida de utilização dos recursos. “the best way” (a melhor maneira) 

Eficácia: Medida de alcance de resultados.


DIFERENÇAS ENTRE EFICIÊNCIA E EFICÁCIA


            EFICIÊNCIA           EFICÁCIA
Ênfase nos meios                            Ênfase nos resultados
Fazer corretamente                         Fazer as coisas certas
Resolver problemas                        Atingir objetivos
Salvaguardar os recursos               Otimizar a utilização dos  recursos
Cumprir tarefas e obrigações         Obter resultados
Treinar os subordinados                Proporcionar eficácia aos  subordinados    
Manter as máquinas                     Maquinas em bom funcionamento
Presença nos templos                    Prática dos valores religiosos
Rezar     Ganhar o céu
Jogar futebol com arte                  Ganhar a partida


ASPECTOS ADMINISTRATIVOS COMUNS ÀS ORGANIZAÇÕES (Peter Drucker)


Quanto aos objetivos: as organizações não vivem para si próprias, mas são meios, são órgãos sociais que visam à realização de uma tarefa social. Visam o indivíduo e a sociedade;Deve-se definir claramente seus objetivos; 

Objetivos são julgamentos de valor, escalas de prioridades no atendimento de necessidades da comunidade por parte da organização.

Quanto à administração: todas as grandes organizações são diferentes em seus objetivos, em seus propósitos, mas são essencialmente semelhantes na área administrativa. 

Reunião de muitas pessoas para empreendimento, todas com mesmo problema: equilibrar os objetivos da instituição e com a necessidade de flexibilidade e de liberdade individual. 

Maior trabalho dos últimos 50 anos: organizar e dirigir grandes organizações. 

Conceito atual: ênfase na eficiência da administração e ênfase na eficácia (resultados). 

Todas exigem estrutura para determinada tarefa e por princípios de administração genérica e adequados.



Quanto ao desempenho individual: é o campo onde há menor diferença entre as organizações. 


Desempenho individual é a eficácia do pessoal. As organizações só atuam à medida que os seus administradores agem...


CENTRALIZAÇÃO VERSUS DESCENTRALIZAÇÃO


A centralização e descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. 

Centralização significa que a autoridade para tomar decisões está alocada próximo ao topo da organização. Com a descentralização, a autoridade de tomar decisões é deslocada para os níveis mais baixos da organização.


CARACTERÍSTICAS DA CENTRALIZAÇÃO

Vantagens da Centralização


As decisões são tomadas por administradores que possuem uma visão global da empresa; 


Os tomadores de decisão no topo são geralmente melhor treinados e preparados do que os que estão nos níveis mais baixos; 

As decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais; 

A centralização elimina esforços duplicados de vários tomadores de decisão e reduz custos operacionais; 

Certas funções – como compras e tesouraria – permitem maior especialização e vantagens com a centralização.


Desvantagens da Centralização


As decisões são tomadas por administradores da cúpula que estão distanciados dos fatos e das circunstâncias; 

Os tomadores de decisão no topo raramente têm contato com as pessoas e situações envolvidas; 

As linhas de comunicação da cadeia escalar provocam demoras e maior custo operacional; 

As decisões têm de passar pela cadeia escalar, envolvendo pessoas intermediárias e possibilitando distorções e erros pessoais no processo de comunicação das decisões.


CARACTERÍSTICAS DA DESCENTRALIZAÇÃO


•As decisões são pulverizadas nos níveis mais baixos da 

organização. A tendência que vem ocorrendo nas últimas décadas é no sentido de descentralizar para proporcionar melhor utilização dos recursos humanos. 

•Descentralizar para proporcionar melhor utilização dos recursos humanos.Princípios: a autoridade para tomar ou iniciar a ação deve ser delegada tão próxima da cena quanto possível.


Elementos que concorrem para aumentar a descentralização:


♦Complexidade dos problemas organizacionais; 


♦Delegação de autoridade; 

♦Mudança e incerteza; 

♦Tempos de estabilidade.


Vantagens da Descentralização


•Os chefes ficam mais próximos do ponto onde se devem tomar as decisões. A descentralização corta os atrasos nas decisões causadas pelas consultas à matriz ou aos supervisores distantes. As pessoas que vivem os problemas são as mais indicadas para resolvê-los no local, economizando tempo e dinheiro.



•Permite aumentar a eficiência e motivação, aproveitando melhor o tempo e aptidão dos funcionários, evitando que fujam à responsabilidade, por ser mais fácil recorrer à matriz ou ao chefe.



•Permite melhorar a qualidade das decisões à medida que seu volume e complexidade se reduzem, aliviando os chefes principais do excesso de trabalho decisório. Os altos funcionários podem concentrar-se nas decisões de maior importância, deixando as menores decisões para os 

níveis mais baixos.



•A quantidade de papelório dó pessoal dos escritórios centrais e os gastos respectivos podem ser consideravelmente reduzidos. Além disso, se ganha tempo: toma-se na hora uma decisão que levaria vários dias para ser comunicada;



•Os gastos de coordenação podem ser reduzidos devido à maior autonomia para tomar decisões. Isto requer o estabelecimento de uma estrutura organizacional em definida, além de políticas da companhia definindo até que ponto as unidades subsidiárias podem tomar suas decisões.



•Permite a formação de executivos locais ou regionais mais 

motivados e mais conscientes dos seus resultados operacionais do que o executivo nacional, pois a estrutura descentralizada produz gerentes gerais em vez de simples especialistas em produção, em vendas, em finanças ou em recursos humanos.


Desvantagens da Descentralização


•Falta de uniformidade nas decisões: A padronização e a 

uniformidade trazem a vantagem da redução de custos operacionais. A descentralização provoca perda de uniformidades nas decisões. 

Porém, reuniões de “coordenação” entre os escritórios centrais e o pessoal regional que desempenha a mesma função podem reduzir tal problema;



•Insuficiente aproveitamento dos especialistas. Geralmente, os maiores especialistas estão concentrados nos escritórios centrais. 


Com a descentralização, a tendência é pensar que já não se necessita da assessoria da matriz. Pode-se utilizar adequadamente o staff da matriz desde que a direção defina com cuidados as relações entre a matriz e o campo de atividades, a fim de encontrar o melhor equilíbrio entre as vantagens de aguardar que chegue o assessoramento superior e a ação no mesmo lugar.



•Falta de equipe apropriada ou de funcionários no campo de atividades. Ao proceder-se à descentralização, deve-se prover o treinamento. Talvez o melhor sistema consista na designação paulatina de funções, comprovando com regularidade a atuação para certificar-se de que as funções existentes foram satisfatoriamente assimiladas antes de acrescentar outras novas.


BIBLIOGRAFIA:

- Introdução à TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO(IDALBERTO
CHIAVENATTO;
- Teoria Geral da Administração gerenciando organizações.(CYRO
BERNARDES e REYNALDO C. MARCONDES