sexta-feira, 6 de março de 2015

GAFES VIRTUAIS: SAIBA O QUE PODE COMPROMETER SUA CARREIRA NO MUNDO ONLINE





Descuidar da reputação e não saber como tratar os contatos são alguns dos principais problemas, dizem especialistas

Que a tecnologia entrou definitivamente na vida das pessoas, é fato. O problema é que como esta inserção é algo relativamente novo, as pessoas ainda estão aprendendo o que é certo e errado quando se trata do assunto.

No que diz respeito à relação da tecnologia com o mundo profissional, especialistas da Robert Half International dão algumas dicas:

Fique de olho na reputação: já é sabido por todos que o que se posta na web fica para sempre. Portanto, é preciso bom senso na hora de escolher o que irá colocar na rede, pois é preciso cuidar da reputação. Assim, pense duas vezes antes de postar algo ou publicar uma foto mais ousada, por exemplo;

Não deixe espaços em branco: atualmente, a maior parte das empresas recorrem às redes sociais para pesquisar sobre possíveis novos funcionários. Portanto, se escolheu fazer parte de uma rede, sobretudo o Linkedin – que é focada nas relações profissionais – não deixe informações incompletas e aproveite ao máximo para mostrar o seu potencial, o que você procura em um emprego, e sua evolução na carreira até o momento;

Contatos: o contato que você mantém nas redes são cada vez mais importantes na busca por uma nova oportunidade. Portanto, seja cuidadoso e procure não fazer vários pedidos às pessoas, por exemplo. Além disso, procure retribuir favores. 



Outras situações


Os especialistas da Robert Half International lembram ainda que é preciso atenção ao utilizar a tecnologia em outras situações envolvendo o mundo do trabalho.

Ao responder e-mails, por exemplo, lembre-se de revisá-lo e evitar erros, abreviações e gírias, pois, apesar de se tratar de uma comunicação mais informal, algumas regras devem ser respeitadas.

Além disso, ao participar de uma entrevista ou reunião, lembre-se de desligar o celular, evitando, assim, passar uma imagem negativa ao interlocutor.

Por fim, ao utilizar a internet para a realização de reuniões, por exemplo, verifique se todos os aparelhos estão funcionando bem e evite situações desagradáveis.








quinta-feira, 5 de março de 2015

O PODER DO ERRO





O que muda o mundo não é o acerto e sim o erro. Como diz o General Romano Pompeu: navegar é preciso e viver não é preciso.

O erro é impreciso, pois gera instabilidade na vida e nas corporações. Porém diante dele é possível adotar posicionamentos diferentes, ou seja, alguns reclamam e lamentam-se da falha enquanto outros analisam os pontos fortes e fracos a fim de evitar que a situação se repita.

Na realidade corporativa, a ausência do erro implica na estabilidade negativa, ou seja, a inovação dentro de uma empresa é advinda de uma atitude transformadora e esta pode gerar algumas falhas iniciais.

Como algumas empresas conseguem ser tão inovadoras a ponto de lançar uma série de produtos de sucesso e outras corporações não atingem o mesmo nível de rendimento?

Para responder a esta pergunta temos que nos remeter a um assunto imprescindível quando tratamos de inovação: aversão ao risco.

Empresas sinônimas de inovação como Apple, Google, Microsoft e Sony já tiveram muitos fracassos emplacados em meio a tantas novidades e inovações lançadas por elas.


Para alcançar resultados expressivos no que tange a inovação, arriscar e não ter medo do risco consciente é fundamental. As empresas que ficam na zona de conforto e não buscam inovar jamais terão este diferencial competitivo.

Visando a sustentabilidade de uma empresa é importante ter atenção ao tipo de erro que está praticando, pois estes podem ser uma armadilha contra a estruturação da própria organização.

Os erros que trazem aprendizado e são produtos da busca de redução de incertezas inerentes aos projetos inovadores podem até mesmo ser valorizados. Já os erros de gestão, de uma falta de conhecimento sobre o próprio negócio não contribuem para as atividades inovadoras, pois muito provavelmente estas empresas não conseguirão ter tempo e recursos para se dedicarem à inovação.

Empresas inovadoras também erram!

É possível citar erros de descoberta, uns com maior intensidade e outros que até mesmo o fracasso serviu como insumo para casos de sucesso. A Apple, considerada a empresa mais inovadora do mundo, é um exemplo aplicável, pois teve fracassos ao lançar computadores, console para games e máquina fotográfica. Mas por outro lado, as falhas foram recompensadas, pois foi por meio delas que anos mais tarde foram lançados o iPhone e o iPad, respectivamente.

Entre outros exemplos, temos os chromebooks lançados pelo Google, laptops que não deram certo. Além dos casos da Sony com o Betamax, um sistema doméstico para gravação de filmes em fita magnética que não vingou devido à pouca tecnologia.


Estas empresas, mesmo tendo registrado fracassos em suas histórias, não deixaram de inovar, cada uma a seu modo.

Para concluir, o ideal é criar um ambiente corporativo criativo, onde o erro faz parte do desenvolvimento, o clima deve ser propício, os colaboradores precisam ter convicção que não serão “punidos” pelo erro, caso ele ocorra.


Até para errar é preciso ter uma empresa totalmente estruturada para lidar com as consequências e revertê-las em sucesso.


Alcides Rocha - Presidente da Finance365, primeira plataforma brasileira de Governança Corporativa focada em PMEs



http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/artigo-o-poder-do-erro/97820/




quarta-feira, 4 de março de 2015

COMO É O SEU RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS?




Relações humanas. Sua carreira depende dela muito mais do que você pensa.

O Instituto Dale Carnegie, dos Estados Unidos, efetuou uma pesquisa com dez mil pessoas e o resultado a que chegou foi surpreendente. Apenas 15% do sucesso das pessoas deviam-se à competência técnica e habilidade no trabalho. Os outros 85% do sucesso eram fundamentados na personalidade e, sobretudo, na habilidade de saber relacionar-se com pessoas. Vários outros estudos feitos nos Estados Unidos e em outras partes do mundo confirmaram esses percentuais. É só você olhar à sua volta. As pessoas bem-sucedidas que você conhece são mais inteligentes do que os outros, ou são superdotadas? E os indivíduos mais felizes que você conhece são mais hábeis ou mais espertos do que os outros? Certamente não. Se você analisá-las atentamente descobrirá que a maioria delas, acima mesmo de suas competências profissionais, sabe relacionar-se com os demais, dialogar e ser convincentes no trato com as pessoas.

Se você refletir um pouco verá que uma das grandes dificuldades que as pessoas têm consiste num problema de relações humanas, e elas parecem não perceber que muitos dos seus fracassos surgem por não saberem relacionar-se apropriadamente com as outras pessoas.

A propósito, este é um bom momento de preencher um questionário para que você saiba em que pé anda seu relacionamento com pessoas.

Questionário de relações humanas                       

Responda ao teste tendo em conta como você age normalmente, e não como você gostaria ou pensa que deveria  ser.

S = SIM        N = NÃO        AV = ÀS VEZES

1. Sou uma pessoa fácil de me relacionar com outros.   S    N   AV 

2. Eu genuinamente me interesso pelas pessoas e pelos seus problemas. S    N   AV 

3. É comum eu ver defeitos no meu chefe e nos meus colegas de trabalho. S    N   AV 

4. Escuto atentamente quando as pessoas falam comigo e demonstro isso. S    N   AV 

5. Tenho facilidade de conversar e trocar ideias com as pessoas. S    N   AV 

6. Trato sempre de ver algo de bom nas pessoas, mesmo que eu não goste de alguém. S    N   AV 

7. Dou sempre às outras pessoas o crédito pelo trabalho que elas fizeram. S    N   AV 

8. Tenho o hábito de elogiar as pessoas por algo de bom que fizeram. S    N   AV 

9. Às vezes piso no amor-próprio da outra pessoa. S    N   AV 

10. Invariavelmente trato os outros do jeito que quero ser tratado. S    N   AV 

11. Sempre trato as pessoas com educação e gentileza. S    N   AV 

12. Mantenho a calma mesmo que alguém seja grosseiro comigo. S    N   AV 

13. Mesmo que eu discorde de alguém, respeito o seu ponto de vista. S    N   AV 

14. Digo o que penso de uma pessoa mesmo que isso possa ofendê-la          . S    N   AV 

15. Sou colaborativo e habitualmente ajudo meus colegas no trabalho. S    N   AV 

16. As pessoas costumam me procurar quando estão em dificuldades. S    N   AV 

17. Sou impaciente com as pessoas. S    N   AV 

18. Contribuo ativamente para a tranquilidade e harmonia da equipe de trabalho. S    N   AV 

19. Detesto boatos e fofocas e não os espalho. S    N   AV 

20. Mantenho sempre a conversação num clima positivo. S    N   AV 

21. Guardo mágoas por ofensas que recebi. S    N   AV 

22. Sou impulsivo e, às vezes, digo coisas das quais me arrependo. S    N   AV 

23. Se eu tiver que criticar ou chamar a atenção de alguém no trabalho, faço-o com respeito e educadamente, sem ofender ou humilhar. S    N   AV 

24. Sou normalmente bem-humorado. S    N   AV 

25. Aceito críticas sem me ofender. S    N   AV 

Faça sua Contagem de Pontos.

Marque um ponto para cada resposta SIM dadas às seguintes afirmações: 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 10, 11, 12, 13, 15, 16, 18, 19, 20, 23, 24, 25.

Marque um ponto para cada resposta NÃO dadas às seguintes afirmações: 3, 9, 14, 17, 21, 22

Marque meio ponto para cada resposta ÀS VEZES.

TOTAL DE PONTOS_________

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

De 21 a 25 pontos. Ótimo. Você domina os princípios e técnicas das relações humanas e sabe como utilizá-los positivamente. Demonstra interesse e respeito pelas pessoas. Mantenha esse espírito e continue a desenvolver suas capacidades de relacionamento interpessoal, pois colherá ainda maiores frutos no futuro.

De 17 a 20,5 pontos. Você vai bem. Conhece os fundamentos que norteiam o bom relacionamento, dá valor a isso e demonstra através do seu comportamento. Pode, entretanto, melhorar em alguns pontos. Observe as afirmações onde não pontuou. Elas podem dar-lhe indicações do que é necessário para isso.

De 13 a 16,5 pontos. Sua pontuação é média. Em alguns pontos você vai bem, e em outros, nem tanto o que, esporadicamente, é possível que lhe traga algumas dificuldades de relacionamento. Precisa melhorar alguns itens. Veja as afirmações onde você não pontuou, ou obteve meio ponto; são boas pistas do que necessita melhorar.

Abaixo de 13 pontos. Você precisa melhorar sua habilidade de relacionamento interpessoal. Provavelmente você não se interessa, ou não dá muita abertura para interagir com pessoas, o que pode estar lhe causando problemas. Veja as afirmações onde não pontuou, ou obteve meio ponto, e analise o que você pode fazer para interagir mais e melhor com as pessoas.

O que são relações humanas?

Existem várias e interessantes definições de relações humanas. Entretanto, a que mais aprecio é a de Les Giblin: “As relações humanas constituem a ciência de se proceder com as pessoas de tal maneira que a nossa autoestima e autoestima das pessoas permaneçam intactas.”

Na verdade, essa é a essência mesma das relações humanas e o único método de se dar bem com as pessoas: o de preservar a autoestima, respeito e consideração por si mesmo e pelos outros com quem mantemos relacionamento. Por isso mesmo, se você quiser ser realmente bem-sucedido nas relações humanas, você precisa aprender a ganhar o coração das pessoas, mais do que suas mentes.

Colocando uma lupa sobre relações humanas

Somos seres humanos e todos queremos alcançar êxito e felicidade. Mas, é preciso reconhecer: seu sucesso e prosperidade dependem em grande parte de outras pessoas. Certamente que nossas escolhas, postura e atitude perante a vida são elementos fundamentais ao nosso sucesso, e isso é indiscutível. Contudo, já pensou alguma vez no enorme papel que os outros desempenham no nosso êxito e na nossa felicidade? Reflita sobre isso e ficará convencido de que grande parte do que você conseguiu, ou irá conseguir, depende essencialmente da forma como você mantém relações com as outras pessoas. Isso se aplica a todas as áreas da nossa vida, seja profissional, familiar, conjugal, financeira, comunitária, religiosa, ou entre amigos. Sua ascensão profissional, por exemplo, depende mais de sessenta por cento do bom relacionamento que você tem com seu chefe. Se você não concorda, sugiro então bater de frente com ele, e descobrirá que a corda, provavelmente, arrebentará do lado mais fraco: o seu.

Os dois pontos fundamentais das relações humanas

Um dos pontos essenciais das relações humanas é que no convívio com pessoas, todos nós queremos alguma coisa uns dos outros. O chefe quer lealdade e produtividade dos subordinados e os subordinados querem reconhecimento e segurança na empresa; os pais querem que os filhos obedeçam e os filhos querem que os pais os amem e protejam; os casais querem afeto e amor mútuos; o vendedor quer que os clientes comprem e os clientes desejam satisfação com a compra, e assim por diante. É fácil percebermos que ter sucesso nas relações humanas significa dar à outra pessoa algo que ela deseja em troca do que nós desejamos. Não se trata de egoísmo, mas de uma visão lúcida e inteligente que expressa a essência da arte de saber conviver e aprender com as pessoas. Desse entendimento dependem o crescimento e a maturidade dos nossos relacionamentos e, em boa parte, a nossa felicidade.

Outro ponto fundamental das relações humanas é que todos nós possuímos em abundância várias coisas que as outras pessoas precisam de nós, ou gostariam de ter. Se você proporcionar essas coisas a elas, elas prazerosamente lhe oferecerão as coisas que você precisa ou deseja. Cabe a você aperfeiçoar-se e aprimorar-se, pessoal e profissionalmente, para que tenha muito com que contribuir com as outras pessoas. Uma pessoa próspera tem maior possibilidade de beneficiar os outros do que um indivíduo fracassado. Uma pessoa feliz tem chances muito maiores de disseminar felicidade do que um indivíduo infeliz.

Se você encontrar uma pessoa de sucesso – seja homem ou mulher – em qualquer profissão ou campo de atividade, irá descobrir que esse indivíduo aprendeu a dominar a arte de relacionar-se bem com as pessoas e que soube tornar-se útil aos outros, porque tornou-se um caminho onde encontram ajuda.

Anote

Aprender a desenvolver e manter relações humanas de qualidade superior pode fazer mais por sua vida profissional e pessoal do que, provavelmente, qualquer outro fator em sua vida. O lado triste da questão é que a inabilidade de conviver com os outros é a primeira causa das crises e infelicidades, tanto pessoais, quanto no trabalho. E, queira ou não, você vai ter que conviver diariamente com pessoas, goste delas ou não, por que elas estão aqui para ficar e, se você quiser ter sucesso no mundo de hoje, terá sempre que levar em consideração as outras pessoas e saber lidar com elas positivamente.


Texto extraído e condensado do livro O Livro das Relações Humanas – Seu Manual para Obter Sucesso com as Pessoas, de Ernesto Berg, Juruá Editora. Para maiores detalhes, ou adquirir a obra acesse www.quebrandobarreiras.com.br seção de LIVROS, ou acesse aqui.
Ernesto Berg                                                                                                              

Consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 14 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.  Graduado em Administração e Sociologia,  Pós-graduado em Administração pela FVG de Brasília. Foi executivo do Serpro em Brasília por 10 anos e consultor Senior da Alexander Proudfoot Company de São Paulo.
Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br , voltado para a área de recursos humanos, administração e negócios.

http://revistaatitude.com.br/site/desenvolvimento-pessoal/seu-relacionamento-com-as-pessoas/





segunda-feira, 2 de março de 2015

O SECRETÁRIO COMO FORMADOR DE OPINIÃO




Tive um chefe que sempre levou em consideração minha percepção, opinião e avaliação. Geralmente, antes de contratar uma pessoa ele soltava: “O que achou da (o) fulana (o)?”. 

Não que a minha opinião fosse decisiva, mas contribuía para o processo e com suas conclusões, por questões muito óbvias. Era eu quem mantinha contato para agendamento, recebia as pessoas, acompanhava até a sala de espera, levava de volta ao elevador e muitas vezes ainda “puxava papo”, o que era suficiente para perceber o quão algumas pessoas eram prepotentes e arrogantes. 

Algumas, sequer olhavam nos meus olhos ou me davam bom dia. Assim como também tive o prazer de conhecer pessoas sensacionais que se mostraram após a contração exatamente como durante o processo seletivo. Sempre acho que a primeira impressão conta muito. Embora esse aspecto não seja o único fator a ser levado em consideração para uma contratação.

Também já conheci muitos “lobos” em pele de cordeiro, que após a contratação “colocaram suas garras de fora”. Mas o interessante, nesse exemplo, é que num determinado momento a máscara sempre cai.  

Para o meu chefe, ser gentil com superiores era muito fácil, por isso ele apreciava saber como um colaborador se comportaria com os demais colegas e possíveis subordinados. 

Perguntar aos secretários o que pensam sobre determinada pessoa ou assunto faz todo sentido e pode contribuir para que pessoas desagradáveis contaminem o ambiente de trabalho. Penso que se os gestores ouvissem mais seus Secretários muitos danos poderiam ser evitados à empresa, a equipe e aos resultados.




http://simararodrigues.blogspot.com.br/2015/02/o-secretario-como-formador-de-opiniao.html





quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

COMO SE PREPARAR PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO



A dúvida sobre como se apresentar em uma entrevista de emprego é muito comum entre candidatos ao primeiro emprego e pessoas com pouca experiência (que não participaram ou não foram aprovados em muitos processos). Vou destacar os assuntos mais relevantes para o tema com base em entrevistas, cursos de gestão pessoal e minha visão como administrador.

Sempre que pensarmos em entrevistas de emprego devemos nos preocupar com algumas etapas comuns a todo processo seletivo, nos quais para se ter sucesso é preciso conhecer a empresa onde quer trabalhar e conhecer a si mesmo. As etapas mais comuns são os testes de conhecimento, dinâmicas de grupo e a entrevista.

Teste de conhecimentos

Esses testes visam avaliar os conhecimentos do candidato sobre temas relevantes para o exercício da função. Quanto mais técnico o trabalho a ser realizado, mais exigente será esse teste. Além dos diretamente ligados a função, eles avaliam os conhecimentos em matemática básica, habilidade com informática e lógica. O candidato deve dominar tais assuntos, pois são eliminatórios. Visto que vivemos na era da informação e do conhecimento, esses são conhecimentos mínimos para exercício de qualquer ofício.

Dinâmica de grupo

As dinâmicas de grupo visam avaliar as competências (Conhecimentos, habilidade e atitudes) do candidato. O candidato deve demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, trabalho em equipe, liderança, persuasão, comunicação e relacionamento interpessoal. Além dessas habilidades o candidato deve ter muita criatividade para resolver os problemas propostos. O candidato que quer ter sucesso nas entevistas deve se inteirar sobre esses temas e desenvolver essas habilidades, pois são muito valorizadas pelas organizações.


Entrevista

Esse é o momento de colocar os pingos nos is. É o momento de tirar dúvidas sobre horários de trabalho, remuneração e benefícios. Destacar seu interesse em plano de carreira é de suma importância, caso tenha intenção de permanecer por muito tempo na empresa, a fim de ser lembrado nos momentos de seleção interna.

O entrevistador pode querer saber mais sobre sua formação acadêmica, sua vida pessoal e seus planos para um prazo de 3, 5 e 10 anos. Pode também testar o quanto você conhece a empresa e a função a ser desempenhada.


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Tome o cuidado de não falar demais. Primeiro o entrevistador deve falar e você responder. Depois você terá um espaço para tirar suas dúvidas. Para faciltar o entendimento da entrevista segue algumas perguntas frequentes.

Perguntas mais frequentes

Quais são suas principais qualidade? E seus defeitos?
Porque você quer trabalhar em nossa empresa?
Porque a empresa deve contratá-lo, e não a outro candidato?
Quais são as suas metas à médio e longo prazo?
Fale-me sobre você!
O que você faz nos tempos livres?
Por que você saiu do seu ultimo emprego?(caso haja)

Prepare-se para seleção

De posse das informações anteriores, prepare-se para o processo.
Pesquise sobre a empresa. Descubra qual é sua missão, visão e valores, quais os seus principais concorrentes, seu segmento de atuação e como o seu trabalho vai contribuir para o crescimento da empresa.

Conheça seus pontos fortes a fracos. Se não souber pergunte a amigos e familiares.

Saiba quais as atribuições do cargo que vai ocupar, quais habilidades e conhecimentos deve ter, e caso tenha essas habilidades e conhecimentos, revise-os, caso contrário procure desenvolver o que lhe falta.

Toda essa preparação, no sentido de conhecer a si mesmo e a empresa em que deseja trabalhar, vai contribuir para seu sucesso em cada etapa do processo. Você vai se sair cada vez melhor, quanto mais entrevistas participar e conhecer o processo.

"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis."




http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/como-se-preparar-para-uma-entrevista-de-emprego/85041/





terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O ATENDIMENTO AO PÚBLICO E SUAS ESCOLHAS


Situação 1

Você chega ao trabalho e a faxineira está limpando o hall do prédio. Você a ignora, passa pela parte mais molhada do chão, tomando cuidado para não escorregar e entra no elevador. Nem olha para o office-boy que também está subindo para distribuir as correspondências nas salas. Quando ele lhe entrega as suas correspondência você apressadamente verifica o que é e dirige-se logo para seu posto de trabalho. O telefone da mesa ao lado está tocando e a colega não está lá, mas você não interrompe o seu trabalho, porque não tem nada a ver com isso. Chega um cliente interno (colega da empresa) para tirar uma dúvida sobre aquele projeto novo e você responde rispidamente que as instruções estão no hotsite de apresentação do projeto. Quando o(a) seu(sua) chefe entra na sua sala você lhe abre um belo sorriso e diz “Bom dia!”


Situação 2

Você chega ao trabalho e a faxineira está limpando o hall do prédio. Você a olha nos olhos e cumprimenta pelo nome, afinal já faz um tempo que trabalham no mesmo prédio. Você pede licença e procura a parte menos molhada do chão para passar e pede licença antes. Entra no elevador e dá bom dia para a pessoa que está ao lado, mesmo que não a conheça bem. Quando o office-boy entrega as suas correspondências você o agradece e gentilmente sorri para ele e acaba de se instalar no seu posto de trabalho. O telefone da mesa ao lado está tocando e, como a colega não está lá, você “puxa” a ligação, atende com um “bom dia” e um sorriso e conversa com a pessoa. Explica que a colega por enquanto não está sala e que você pode anotar um recado se for o caso. Anota o recado e deixa num local visível para a colega. Chega um cliente interno (colega) para tirar uma dúvida sobre aquele projeto novo, você ouve a dúvida, explica o que sabe de cabeça, diz que a parte mais ampla você ainda não domina, mas lembra que está no hotsite (você o acessa e anota o link completo para o colega). Ele agradece e sai. Quando o(a) seu(sua) chefe entra na sua sala você lhe abre um belo sorriso e diz “Bom dia!”


A diferença básica entre as duas situações não é o seu humor, não é a pressa, não é competência técnica. A diferença básica é a gentileza e a forma como você encara o atendimento ao público (que pode ser formado de clientes externos, internos, ou por ambos). E faz toda a diferença na forma como as pessoas encaram o seu trabalho e a empresa onde você trabalha.

E não pense que optar pela gentileza beneficia apenas o seu “cliente”. A gentileza traz grandes benefícios para quem a pratica, como mais felicidade e satisfação com a vida (Por que ser gentil vale a pena). A Isto é traz também orientação sobre como lidar com a pessoa que já nos procura com um problema que a aborrece: “Existem técnicas para não estressar mais a pessoa, como nunca abordar um cliente nervoso pedindo calma, sempre olhar nos olhos do interlocutor e dar uma atenção especial a quem está mais exaltado.”

O Código de Ética do Profissional de Secretariado não aborda a questão do atendimento ao cliente de forma explícita, mas dá orientações gerais que podem servir também para esta área do nosso trabalho:

Capítulo III – Dos Deveres Fundamentais

Art.5º. – Constituem-se deveres fundamentais das Secretárias e Secretários:


[…]
Direcionar seu comportamento profissional, sempre a bem da verdade, da moral e da ética;

Respeitar sua profissão e exercer suas atividades, sempre procurando aperfeiçoamento;

Operacionalizar e canalizar adequadamente o processo de comunicação com o público;

E, claro, deve-se ter sempre em mente a postura ética, esta bem enfatizada no “Código de Ética”.

Há alguns princípios gerais para o atendimento:

1. Princípio da competência

O usuário espera que cada pessoa que o atenda detenha informações detalhadas sobre o funcionamento da organização e do setor que ele procurou.

2. Princípio da legitimidade

O usuário deve ser atendido com ética, respeito, imparcialidade, sem discriminações, com justiça e  colaboração.

3. Princípio da disponibilidade

O atendente representa, para o usuário, a imagem da organização. Assim, deve haver empenho para que o usuário não se sinta abandonado, desamparado, sem assistência. O atendimento deve ocorrer de forma personalizada, atingindo-se a satisfação do cliente.

4. Princípio da flexibilidade

O atendente deve procurar identificar claramente as necessidades do usuário e esforçar-se para ajudá-lo, orientá-lo, conduzi-lo a quem possa ajudá-lo adequadamente.

(Fonte: Senado/ curso “Excelência no Atendimento”)


Pensando no seu dia-a-dia, que tal elaborar um conceito pessoal, que você vai trazer como alvo para si, e manter à vista, como orientação ao atendimento tanto ao cliente externo como ao cliente interno? Isso pode criar um compromisso maior com a qualidade. Para isso tenha em mente quem é seu público-alvo, qual o seu objetivo no atendimento ao público, e quais são suas forças e suas fraquezas quanto ao atendimento. Um exemplo de conceito de qualidade: “Ser pontual, procurar sempre entender o ponto de vista do cliente e fazer o possível para atendê-lo ou informá-lo da melhor maneira, com gentileza, prestatividade e segurança”.

Afinal, se um cliente for bem atendido por você pode até ser que ele não comente com ninguém, mas se ele for mal atendido com certeza vai comentar com vários “alguéns”.









segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

ERREI! E AGORA?





Uma vez cometi um erro na organização de uma viagem para meu executivo.


Ao reservar um trecho, o tempo entre um voo e o outro não foi suficiente, e ele perdeu a conexão. Foi falta de cuidado da minha parte. Um erro primário para uma assistente executiva com tantos anos de profissão.

Meu chefe me chamou, e fez uma grande “explanação” sobre os cuidados que eu deveria ter quando planejasse uma viagem. Como se eu não soubesse… Mas, naquele momento, eu realmente estava errada.

Fiquei quieta, ouvindo toda a bronca. Até tentei me defender, mas não tinha muito o que dizer.

Ele me disse a seguinte frase: “Sandra, quando você cometer um erro, não tente se justificar, apenas assuma, e tentaremos resolver da melhor forma”.

Aquele nó na garganta me incomodou durante o dia inteiro. Mal consegui seguir minha rotina.

Essa é uma sensação horrível. Quem já passou por isso sabe.


Mas erros acontecem.

Uma colega de trabalho, assessora executiva do presidente de uma grande empresa nacional, uma vez me contou que agendou dois compromissos no mesmo horário para seu gestor. Os dois visitantes chegaram no mesmo horário, foi uma saia justa. Quando percebeu o erro, ela prontamente foi até seu gestor, explicou a situação, e ambos resolveram juntos o empasse. Dividiram o tempo destinado aos dois compromissos. Uma reunião de duas horas se tornou duas reuniões de uma hora. Um dos visitantes teve que esperar um pouco mais para ser atendido. Enquanto esperava, a assessora fez um site tour com ele, e tudo foi resolvido.

O resultado foi um ponto positivo pela sua atitude franca e profissional junto ao gestor.

Todos nós erramos no trabalho. Ninguém consegue acertar o tempo todo.

Se você não tem errado ultimamente, ou não está trabalhando muito, ou está sendo um zero à esquerda dentro da sua empresa. 

Só não erra quem não faz. Faz parte do nosso crescimento profissional. 

Pessoas que não tem fracassos também não têm vitórias.


O ponto é: como você reage diante dos seus próprios erros.

Antes de qualquer coisa, aprender com o erro é fundamental. Pode não ser de tudo ruim. Sempre se aprende algo com uma situação negativa. O importante é estar disposto a recomeçar. Se não assimilar a experiência, e voltar a errar da mesma forma, então sim haverá um problema.

Admitir que errou é um passo importante. Não tente encobrir e fingir que não aconteceu, procurando desculpas. Sem drama. Apenas assuma!

Algumas dicas:

  • Não fique adiando uma conversa franca com seu gestor. Seja honesto. Melhor ouvir de você do que de outra pessoa. Importante já levar um plano de solução, e mostrar seu interesse em corrigir o erro.
  • Ganhar experiência, e não ficar remoendo o que aconteceu. Identifique os pontos negativos, e siga em frente.
  • Jamais, digo jamais jogue a culpa em outra pessoa. Você perderá a credibilidade, o respeito, e manchará para sempre sua reputação profissional.
  • Ter serenidade e maturidade, e não demonstrar “culpa exagerada”. Mantenha sua postura.
  • Seja responsável, assuma seu erro. Agir rapidamente, assumir o ato e procurar resolver de forma rápida e eficaz pode evitar consequências piores.
  • Mostre-se pró-ativo. Corra atrás do prejuízo. Comunique todos os envolvidos na situação, mas não seja muito detalhista. Explique de forma geral, e tente tranquilamente informar que as devidas providências estão sendo tomadas.
  • Veja o lado bom da situação. Analise seus aprendizados, suas ações, e onde pode melhorar.


É natural errar, ainda mais em um ambiente de trabalho.

Mas cuidado: errar é sinônimo de retrabalho, perda de tempo e dinheiro.

Os empregadores e clientes são exigentes. Equipes e colegas de trabalho também.


Não é falsa aquela velha máxima: SEMPRE SE LEMBRAM DE NÓS PELOS ERROS E NÃO PELOS ACERTOS.

Tenha sempre muita cautela!



https://followupsec.wordpress.com/2015/02/10/errei-e-agora/







quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

PÉSSIMOS HÁBITOS QUE VOCÊ PRECISA LARGAR




Todos temos alguns hábitos que não deveríamos ter. Pode ser por falta de atenção, um descuido, mas em algum momento nós vamos nos pegar propagando um mau hábito.

Jeff Hope, colunista do Inc., lembra: pessoas bem sucedidas não deixam seus padrões serem comprometidas. "Elas não descansam por menos do que esperam conseguir e não colocam suas vidas no piloto automático", afirma.

Sucesso só vem com vontade e realização. Então, viva dessa forma. Veja 9 hábitos que pessoas de sucesso não têm e que você precisa largar imediatamente:

1 - Deixar o passado ditar o futuro

Nós todos temos limitações. Todos temos desafios. Todos cometemos erros. A chave é não se prender a isso, mas aprender com isso. "Falar parece mais fácil que fazer, mas tudo depende apenas de perspectiva", diz Hope. "Cometa erros: quando algo der errado, transforme em oportunidade de aprender algo que você não sabia, especialmente sobre você", explica ele.

2 - Fazer fofoca

Em alguns momentos é difícil resistir. Descobrir os motivos de uma decisão ou de uma atitude, descobrir o que alguém vai fazer nesta semana ou saber se existe algum caso no ambiente de trabalho. Porém, a pessoa que está sempre fofocando sobre outros também está fofocando sobre sim.

Na próxima vez em que você perceber que está prestes a falar algo sobre outra pessoa, pare para pensar se você diria isso a ela. Quando começarem a falar de outra pessoa, saia do ambiente. Não se preocupe em perder o respeito do fofoqueiro: pessoas fofoqueiras não respeitam ninguém.

3 - Dizer sempre sim

Recusar um pedido de colegas, clientes ou até amigos é realmente difícil. Mas raramente dizer não vai ser tão ruim quanto você está esperando. De acordo com Jeff, muitas pessoas vão entender sua reposta, e caso não entendam, você precisa se perguntar se realmente se importa com o que aquela pessoa pensa.

"Quando você responde não, a sensação ruim dura pouco tempo. Aceitar realizar algo que você não quer fazer vai lhe fazer se sentir mal por um longo tempo. Pessoas bem sucedidas praticam o 'não'. Elas se tornam muito boas no assunto: sabem que isso permite criar o foco para realizar o que é realmente necessário e importante", escreve Hope.

4 - Interromper as pessoas

Quando você interrompe alguém, o que você realmente está dizendo é "eu não estou pensando no que você está dizendo, eu escuto pensando no que quero dizer e o que eu quero dizer é tão importante que você precisa ouvir agora", segundo Jeff.

5 - Andar sempre atrasado

Todos nós, em algum momento, ficamos sobrecarregados. E acabamos nos atrasando. E isso deixa as outras pessoas furiosas: "Sempre que você se atrasa, outras pessoas entendem - com razão - que você acredita que o seu tempo é mais importante que o delas, o que, óbvio, destrói suas chances de criar bons relacionamentos pessoais ou profissionais", diz Hope.

Estar atrasado é uma escolha, você se deixa atrasar. Comece o dia mais cedo. Pessoas bem sucedidas são as primeiras a chegar, e não perdem o tempo que passam esperando pelas pessoas que se atrasam.

6 - Guardar ressentimentos

"Guardar ressentimento é como beber veneno e esperar que seus inimigos morram", disse Nelson Mandela. O mesmo vale para a inveja, ódios ou sentimentos negativos para qualquer outra pessoa.

7 - Achar que não tem tempo

"Todo mundo conhece alguém que parece fazer mais coisa que todas as outras pessoas. Como conseguem? Eles não deve ter vida, certo? Na verdade, eles têm uma ótima vida: descobriram o que é importante e estão trabalhando nisso. Descubra o que é importante para você. Afaste tudo o que não for. Então, faça acontecer", aconselha Hope.

O dia tem 24 horas para todos, e a única diferença é como esse tempo é utilizado.

8 - Viver mudando para se encaixar nos padrões

As pessoas não gostam de nós pelo que vestimos, pelo carro que dirigimos ou pela casa em que moramos. As pessoas não gostam de nós pelos nossos títulos, também. "Tudo isso são apenas 'coisas' e, apesar de outras pessoas na verdade gostarem dessas 'coisas', não significa que elas gostam de você", revela Hope. "Pessoas bem sucedidas decidiram simplesmente ser quem elas realmente são", completa Jeff.

9 - Ter medo de fazer o que é importante

O medo é natural ao ser humano. Temos medo do que não conseguimos mudar, do que pode ou não acontecer, de como os outros vão perceber qualquer atitude. Não deixe seus medos impedirem você de realizar algo. Seja lá o que planeja, seja lá o que imagina, comece hoje. Comece agora, se possível. Tome o primeiro passo.



sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

PROTEJA SUA IMAGEM PESSOAL E PROFISSIONAL: 8 CUIDADOS PARA CURTIR O CARNAVAL SEM DESTRUIR SUA REPUTAÇÃO




Decisões e atitudes tomadas durante a folia podem afetar volta ao trabalho.

Muita folia e samba no pé, em quatro dias de muita alegria. Em meio a festas, bebidas e azaração, muitos nem pensam em preservar sua imagem pessoal e profissional. A palavra de ordem é diversão, afinal, dizem que no carnaval tudo é permitido. Será mesmo?

Se você quer comemorar, mas ainda manter intacta a reputação pessoal e profissional conquistada ao longo de anos, é importante não levar essa premissa totalmente à risca. É preciso entender que, hoje, por meio dos aparatos tecnológicos inevitavelmente presentes em qualquer lugar, fofocas repercutem a toque de caixa.

Para que seu Carnaval não se torne um desastre, confira algumas dicas que Cleber Castro, Consultor em RH e sócio-diretor da Andriotti & Castro Consultoria, preparou para você:

Evite os excessos durante o carnaval. Faltar no dia seguinte ou ir trabalhar sem apresentar as condições ideais pode comprometer seu futuro na empresa;

Aproveite uma parte desse período para descansar e recarregar as baterias. Não dizem que o ano no Brasil só começa depois do carnaval?

Agora, se você foi escalado para trabalhar e descansar não será uma opção, evite a qualquer custo demonstrar uma eventual insatisfação. Não deixe transparecer seu desânimo a colegas e a clientes, pois o principal prejudicado pode ser você.

Caia na folia com segurança, sem abusar do álcool!

Cuidado com o que publica nas mídias sociais. Mesmo sendo um assunto controverso, boa parte das empresas monitora o comportamento de seus funcionários em seus momentos de folga. Por isso, publicar aquela foto sua sendo carregado pelos seus amigos em total estado de embriaguez pode não ser uma boa ideia;
Lembre-se de que construir uma reputação demora anos, mas para destruir bastam apenas 5 segundos;

Se alguém do seu trabalho pertencer também ao seu círculo de amizades, a preocupação deve ser redobrada. Mesmo que a relação seja próxima, alguns deslizes nesse período podem prejudicar sua imagem e azedar a relação com essa pessoa. Se for seu chefe, então, o zelo deve ser ainda maior;

Por fim, deixe as preocupações de lado e relaxe. Afinal, esse é um período de festas e nada como uma folguinha pra esquecer a correria do dia a dia e só pensar em se divertir.