terça-feira, 30 de julho de 2013

CINCO DICAS PARA USAR A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL



O conceito de Inteligência Emocional é recente, embora há muito tempo os estudiosos do comportamento humano já se debruçam neste tema.

O fato é que as empresas cada vez mais estão atentas às pessoas que conseguem realizar suas atividades com maior poder de criar relações positivas e duradouras com seus pares, clientes e fornecedores.

Mas como aplicar a inteligência emocional de forma simples e direta? Veja abaixo cinco dicas para usar sua inteligência emocional e se destacar no trabalho e na vida pessoal.


1. AUTO-CONHECIMENTO - o começo de tudo é fazer uma autoanálise de suas emoções. Quais situações do dia-a-dia fazem você sentir medo, raiva, alegria, motivação, frustração, estresse, satisfação, contentamento, realização e outros sentimentos. Faça uma lista destes sentimentos e coloque ao lado as situações mais comuns em que eles aparecem.


2. AUTO-CONTROLE - com esta lista inicial nas mãos está na hora de lidar com eles de forma mais racional. Pensar antes de agir. Administrar ou controlar estas emoções. Usar com inteligência as emoções. Perceber o progresso e fazer os ajustes necessários.


3. AUTO-MOTIVAÇÃO - buscar os motivos que fazem com que você mantenha a positividade e o foco no futuro sustentável. O que motiva você para a vida? Manter o entusiasmo em tudo o que faz. Ser uma referência para os demais no que diz respeito a superação e atingimento de metas.


4. EMPATIA - saber se colocar no outro para buscar o entendimento das emoções alheias em vez do julgamento precipitado. Interpretar as emoções e saber apoiar os demais quando necessário.


5. NETWORKING - criar e manter uma sólida rede de contatos virtuais e, principalmente, reais. As mídias sociais facilitam os contatos, mas nada substitui o contato direto. Por isso, é importante agir no sentido de manter as relações pessoais e profissionais com contatos periódicos.

Como você utiliza sua inteligência emocional? Comente.


Por: Rogério Martins



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segunda-feira, 29 de julho de 2013

QUATRO ATITUDES EFICAZES PARA UMA EQUIPE DE TRABALHO DESMOTIVADA




Sua equipe de trabalho anda produzindo pouco e cada dia mais desmotivada? O ambiente de trabalho está pesado? Se você é um bom líder, sabe que precisa mudar esse quadro, pois, se tudo continuar como está, a tendência é piorar. Então, é hora de agir e motivar a sua equipe!

1. Seja claro e direto

O primeiro passo é conversar com toda a sua equipe. Mostre os resultados (seja através de números, gráficos ou planilhas) e explique como a produtividade da empresa anda diminuindo.

Melhor ainda é chamar um por um de sua equipe e conversar de forma humilde, mas direta. Assim, você vai perceber quais são os membros de sua equipe que estão mais desmotivados e o motivo disso.

Além disso, algum deles pode acabar lhe dando uma boa idéia para resolver o problema da equipe.

Já pensou nisso?

2. Recompense os bons funcionários

Em muitas organizações, os funcionários ficam desmotivados por saberem que não vão receber nenhuma recompensa pelo seu esforço.

Então, para motivar a sua equipe, o ideal talvez seja oferecer um bônus a seus funcionários (quem sabe em dinheiro), de acordo com o desempenho de cada um.

Assim, cada pessoa pode se sentir mais animada para trabalhar e se superar.

E a equipe inteira sai ganhando!

3. Comunicação é essencial

Sempre converse com a sua equipe e vá observando se existem “panelinhas” que criam situações desconfortáveis dentro da organização.

Se você puder, desfaça os grupos, monte subequipes em times diferentes, para desfazer as “ilhas” e fazer todo mundo interagir melhor.

Se o caso for mais grave, e de repente existirem fofocas e coisas mais pesadas sendo feitas, então pode ser necessário intervir de uma forma mais dura.

Descobrir quem está causando os desentendimentos na empresa, nesse caso, é algo que pode ajudar a encerrar a fonte dos problemas. Você pode fazer isso através de uma confrontação direta, ou negociações.

Não precisa ser necessariamente agressivo… Mas sim direto, claro e objetivo.

Demonstre suas expectativas como líder sobre o que é um comportamento aceitável para um colaborador, e convide-o para sair da equipe, caso o colaborador “problemático” não esteja de acordo com os termos do grupo.

E, se for necessária uma atitude mais enérgica, demita!

É melhor ter um a menos do que uma equipe inteira envenenada e desmotivada.

4. Tire todos da zona de conforto

A rotina de uma empresa, se mantida por muito tempo, coloca as pessoas no piloto automático. Isso deixa os seus funcionários parecendo robôs e a produtividade não aumenta.

Para acabar com o marasmo, seja criativo: faça uma comemoração em um final de semana, tire fotos e se aproxime mais de sua equipe.

Alguns dias depois, pegue essas fotos e monte um mural, na própria empresa, em um local onde todos possam ver. Isso deixa a equipe alegre. E, com a alegria, vem a motivação.

Para motivar a sua equipe, é preciso que você, como líder, tenha paciência, saiba observar as pessoas para estimular seus funcionários e mudar a situação da sua equipe. Motivação é essencial dentro de qualquer organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Aprenda como motivar uma equipe, e sua carreira como líder está segura. Não se esqueça disso!

Uma outra característica não mencionada e essencial de qualquer líder que queira motivar sua equipe é saber controlar suas emoções em momentos complicados.



domingo, 28 de julho de 2013

VOU ESTAR ENVIANDO...???



 
Muito interessante o gerundismo que tomou conta das conversas nas empresas, nas repartições públicas, e em muitos outros lugares, até em escolas. É o caso do “vou estar transferindo...”, “vou estar enviando..”. Esse é um tempo verbal que não faz parte da língua portuguesa, pelo menos quando se trata de falar sobre coisas que acontecerão em um futuro breve. Dizem que essa mania veio da leitura de manuais em inglês nas empresas. Nem mesmo assim. Em inglês diz-se “I can’t call you at 5 tomorrow, because I’ll be taking an exam.” (Não posso te ligar às 5 amanhã porque estarei fazendo um exame). Em inglês, usa-se este tempo verbal para falar de uma ação mais longa no futuro que estará em andamento quando outra ação mais curta acontecer.

No português a frase “Amanhã às 8 horas estarei assistindo a um bom filme”, diz-nos que antes das 8 já estarei assistindo ao filme, e depois das 8 também. Contudo usar esse tempo verbal “estarei + gerúndio” para falar de uma ação a ser realizada em um futuro próximo sem estar ligada a nenhuma outra ação, soa mais como má vontade de realizar tal tarefa.

Trocando em miúdos: melhor dizer: “Um momento, por favor, vou transferir sua ligação”, “Vou enviar o e-mail em instantes”, “Farei a tarefa assim que possível”, etc.

Pode-se usar: “vou enviar” ou “enviarei”....“Vou estar enviando” não dá né gente..:-)
Outro dia escutei a frase: "Vou estar indo ao shopping daqui a pouco'', fiquei pensando: “O que isso quer dizer???


sábado, 27 de julho de 2013

ENGENHEIRO


Engenharia Moderna

O caipira estava sentado num barranco, pitando o seu cigarrinho de palha e apreciando a paisagem quando pára um carro e descem dois sujeitos com um monte de tralhas.

O caipira fica um tempão observando-os. Mede daqui, mede dali, torna a conferir, até que o caipira não resiste e pergunta:


— Me adescurpe a intromissão, mas o que é que ocêis tão fazeno cum esssa trecaiáda toda aí?


Ao que um deles respondeu, todo educado:


— É que nós somos engenheiros! Estamos fazendo as medições para fazer uma estrada!


E o caipira:


— Ah! bão! É que aqui nóis num faiz istrada deste jeito não!


E o engenheiro, em tom desafiador:


— Ah, não? Então como é que vocês fazem estradas por aqui?


— A gente sórta um burro e vai seguindo ele, por onde o bicho passa é sempre o mió caminho pra se fazê a istrada...


— E se vocês não tiverem o burro?


— Bão... Daí nóis chama um engenheiro!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

ETIQUETA EMPRESARIAL


ETIQUETA

Sem civilização, sem códigos de convivência, seria a barbárie, a lei do mais forte, do salve-se quem puder, e a vida nas cidades ou qualquer agrupamento se tornaria impossível. Por isso as leis, por isso a etiqueta”. 

Glória Kalil

ETIQUETA EMPRESARIAL

“O conhecimento e a prática das normas que regem o comportamento no mundo dos negócios geram benefícios imediatos; facilitam o trato com clientes; ajudam os executivos a portarem-se com confiança e naturalidade em qualquer circunstância da vida social e profissional; melhoram o relacionamento entre colegas ou entre chefes e subordinados da mesma companhia; e, refletem-se de maneira positiva em todas as áreas de uma empresa”.

Mary Hopkins 
Em Tirando Proveito da Cortesia.

O que é Etiqueta empresarial?

Etiqueta empresarial é um conjunto de cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, com comportamento, convenções sociais, ética profissional e prescrições oficiais.

Seu objetivo é reduzir, ao mínimo, os conflitos, preconceitos, atritos, dúvidas, suspeitos e mal entendidos entre o público e as organizações, criando um clima de conhecimento, compreensão, confiança, cooperação e parceria entre as partes que se relacionam.

Qual a utilidade prática da etiqueta?

As pessoas que não dominam a Etiqueta Profissional, na maioria das vezes, nem se dão conta das gafes que cometem, mas elas denunciam sua falta de traquejo e refinamento, prejudicando sua carreira e arranhando a imagem da empresa onde trabalham.

Como não dominam a arte de saberem se comportar corretamente em todas as ocasiões, ficam claros os erros que cometem. Esses erros se tornam visíveis na aparência pessoal, nos gestos, na entonação, no palavreado, passando depois para os modos, apertos de mão, trocas de cartões de visita, conduta em elevadores e mesas de restaurantes, uso do telefone convencional ou celular e outros.

Hoje ela é o diferencial para qualquer ambiente: social ou profissional. No social, porque alguém que cultive qualidades como cortesia, atenção e percepção torna-se muito mais atraente para se conviver. No plano profissional - não basta ser um craque em determinada área. Hoje, esse é o requisito básico, o mínimo esperado de qualquer profissional. O que vai diferenciar dois craques na mesma área será justamente essa qualidade de transitar com elegância em qualquer ambiente, e se relacionar com pessoas independente da hierarquia, dominando os diferentes códigos culturais e atravessando fronteiras.

Cortesia

A cortesia está além da educação e de regras de refinamento social. A diferença entre uma pessoa cortês e outra meramente educada é que o educado, em alguns casos, é polido apenas com as pessoas do seu circulo social ou de trabalho. quem é cortês o é por principio, antes mesmo de saber com quem está falando ou que vantagens tal pessoa poderá ou não lhe trazer.

Palavras Mágicas

Por favor. Com licença. Obrigado. Sem elas você nunca será respeitado nem chegará ao sucesso. Seja no dia-a-dia profissional, no elevador, no clube, em casa... Além de ajudar as pessoas a se relacionarem melhor, elas impõem respeito. Mas pelo amor de Deus, diga “por favor” e não “faz favor”, “com licença” e não “dá licença”. As mulheres dizem obrigada e os homens, obrigado.

NÃO DIGA OU FAÇA COISAS DO TIPO

-Você engordou um pouquinho?
- Eu não sabia, você está grávida? (Ela está fora de forma)
- Ai hein! Ficando careca...
- Perguntar o preço da roupa que a pessoa está usando.
- Perguntar a idade ou fazer comentários do tipo: Como você está conservada!
- Falar de assuntos íntimos como as suas dores, depressões e mortes na família.
- Falar o tempo todo das dificuldades financeiras.
- Você fez plástica?
- Você se lembra de mim?
- Quanto você ganha?
- Ainda não casou?
- Quantos anos você está fazendo?


EVENTOS

Coquetéis profissionais – é uma boa oportunidade para fazer networking, ou seja, estender ou aumentar a rede de relacionamentos e boa vizinhança.

Jantar na casa do chefequando o chefe convida você para um evento em sua própria casa, é preciso manter uma postura equilibrada para que seu comportamento não descambe para uma intimidade excessiva e também para não ficar travado na sala, constrangendo os anfitriões com sua timidez. Não leve acompanhante sem avisar ou sem que este tenha sido convidado.

Festas de fim de ano da empresa – fazem parte do ritual de fim ano. Você não é obrigado a participar, mas não ir pode contar pontos contra sua popularidade. Portanto, que tal ir, marcar presença e sair discretamente depois de uma hora? Também procure não beber alem da conta, fazer comentários picantes ou ser o último a sair.

Amigo ocultonão participar é muito antipático. Se não gostar de quem tirou, não peça para tirar outro. Pega muito mal! Os presentes de amigo oculto têm um valor pré-estipulado, não convém extrapolar esse limite, ainda que a intenção seja agradar.




quinta-feira, 25 de julho de 2013

A IMPORTANCIA DO 5 "S" PARA AS EMPRESAS

    


Se sua empresa busca acompanhar as mudanças da economia mundial, ela precisa buscar também o aumento de produtividade e redução de custos através de uma manufatura enxuta e ambiente adequado de trabalho.


A implantação do 5S, irá resultar em melhorias de qualidade, organização e otimização em qualquer empresa, independentemente do ramo ou porte.


O programa 5S visa conscientizar a todos da importância da qualidade no ambiente de trabalho. Trata-se de uma filosofia, de uma nova cultura que necessita contar com o comprometimento e participação das equipes de trabalho para gerar os resultados esperados, ambientes limpos, organizados e bem estar proporcionando condições para uma maior produtividade. 


Criado no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de auxiliar na reestruturação do País, e na reorganização de suas indústrias, melhorando a produção devido à alta competitividade do pós-guerra, baseia-se em 5 conceitos:


1.º S - Seiri - Senso de Utilização e Descarte 

Conceito:  Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário.



O primeiro passo para se colocar ordem no ambiente é separar o útil do inútil. O que realmente é utilizado nas tarefas diárias e aquilo que raramente ou nunca usamos. 



Essa arrumação começa a dar sentido a filosofia de uma nova cultura. O que não é necessário pode e deve ser descartado, transferido para outro departamento, doado, ou simplesmente jogado fora. Ao iniciar este trabalho as pessoas percebem que a maioria dos objetos ou papeis guardados realmente são sem importância e que estavam simplesmente tumultuando o local de trabalho ou ocupando espaço que poderia servir para organizar outros materiais mais utilizados.


2.º S - Seiton - Senso de Arrumação e Ordenação 

Conceito: Identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente.


Após organizar e separar o útil do inútil é necessário arrumar e ordenar todo o material. Nesta etapa é importante classificar todos os materiais conforme sua necessidade de uso, aqueles usados com maior freqüência devem ficar sempre mais acessíveis do que os utilizados raramente. É importante que todos os materiais e objetos sejam identificados, rotulados e etiquetando para que qualquer pessoa que necessite possa encontrar com facilidade e rapidez. Esta etapa auxilia também a administração do estoque, pois os materiais são identificados com facilidade e se torna mais prático e rápido saber quando está acabando determinado item, evitando faltas ou excessos.

3.º S - Seiso - Senso de Limpeza 

Conceito: Manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar.


Nada mais importante para a realização de um trabalho do que a limpeza. Um ambiente limpo proporciona segurança, conforto e torna o ambiente mais agradável tanto para as pessoas que ali trabalham como para as que circulam pela área.  Esta etapa consiste na conscientização dos funcionários a não sujarem o ambiente e segundo se sujar, limpar. Se cada um contribuir com a limpeza do local de trabalho muitos desperdícios de tempo e dinheiro serão evitados. "Usou, limpe e guarde".

4.º S - Seiketsu - Senso de Saúde e Higiene 

Conceito: Manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene.


Todos devem cuidar da sua aparência e higiene pessoal, pois transmitem a imagem da empresa. Devem-se eliminar hábitos de comer e beber no local de trabalho ou fumar (o que já é proibido por Lei).

5.º S - Shitsuke - Senso de Autodisciplina 

Conceito: Fazer dessas atitudes, um hábito, transformando os 5S numa filosofia de vida.


Shitsuke - Senso de Autodisciplina: Fase da aceitação e comprometimento das equipes de trabalho. Apesar de ser um programa implantado para beneficio conjunto, que tanto a empresa como os funcionários terão melhorias, redução de tempo na execução das tarefas, rapidez, facilidade e maior organização, ainda poderá existir algumas resistências.

Cada uma das etapas acima se complementa, tendo cada uma sua importância e valor. 

Para iniciar a implantação do 5S faça uma reunião com todos do grupo, explane o programa, seus objetivos e os benefícios. Eleja lideres para ajudar na avaliação dos resultados e verificação da implantação. As avaliações devem ser constantes, pois somente o que for medido e avaliado poderá ser melhorado. Faça um rodízio de lideres, isto ajuda a criar um elo maior com a implantação do programa e motivar o grupo a participar. Faça reuniões periódicas apresentando os resultados, crie programa de reconhecimento se achar necessário, pois isto poderá incentivar os envolvidos.


Lembre-se, que este é um o programa que tem como objetivo eliminar desperdícios de produtos, materiais, tempo e dinheiro aumentando a produtividade e conseqüentemente a eficiência e eficácia das empresas.




Escrito por Edinilson Zanini   


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quarta-feira, 24 de julho de 2013

A IMPORTÂNCIA DE MANTER O CONTROLE EMOCIONAL NO AMBIENTE DE TRABALHO


Ter um bom currículo é, sem dúvida, muito importante para conseguir se destacar no mercado de trabalho. Mas será que uma boa qualificação, experiência profissional vasta e cursos extracurriculares são os três pilares preponderantes para conseguir conquistar o chefe e os colegas de trabalho? A resposta é não!

 A falta de controle emocional pode atrapalhar e muito um profissional que queira se sobressair no mercado.

“As empresas querem – e precisam – de pessoas equilibradas, que saibam administrar o que acontece com elas no trabalho e na vida pessoal”, explica Sergio Ricardo Rocha.

Existem dois fatores prejudiciais quando o profissional costuma exagerar nas emoções, ou seja, em momentos de estresse grita e fala palavrões, vive emburrado e trata mal os colegas: “Isso afasta as pessoas, pois elas não querem receber esta energia ruim, conviver com alguém cheio de emoções descontroladas e por saberem que não terão com quem contar na hora da necessidade. Ou seja, em vez de reagirem bem, perderão o controle”, afirma Rocha.

O coach esclarece que dentro das instituições pouquíssimas atividades são realizadas isoladamente e, por este motivo, emoções exacerbadas e choros constantes geram problemas onde a produtividade é extremamente avaliada. “Convivemos o tempo todo com pessoas e a realização de parte das tarefas normalmente depende de outras. Se não tiverem carinho e confiança em nós, enfrentaremos dificuldades”, diz.

Segundo ele, o chefe avaliará se esta pessoa prejudica o ambiente de trabalho, se está preparada para liderar pessoas em uma possível promoção e se pode confiar que ela realizará as tarefas necessárias, da melhor forma e dentro do prazo estabelecido. “As pessoas são contratadas por conta das suas competências e habilidades e são demitidas por causa das suas atitudes e do relacionamento com as pessoas. Ninguém quer uma bomba relógio emocional por perto”, considera.

Sérgio cita que no livro “O Monge e o Executivo”, o autor James Hunt diz que devemos avaliar um relacionamento como se fosse uma conta bancária. Quando conhecemos alguém o saldo é nulo. Nossos comportamentos geram depósitos e retiradas. “Todas as vezes que mantemos um relacionamento saudável com as pessoas, sendo calmos, gentis, confiáveis e tratando com respeito, significa que fazemos depósitos nesta conta bancária. Então o saldo vai ficando positivo”, informa.

Desse modo, quando somos grossos, indelicados, fracos e arrogantes, quebramos promessas e não valorizamos as outras pessoas. Fazemos retiradas e o saldo vai ficando negativo. “Para cada retirada que fazemos, as pessoas só desculpam mesmo se fizermos quatro depósitos. Somos muito sensíveis, puxamos sempre a sardinha para nosso lado. Uma pessoa tende a acreditar que o que acontece com ela é muito mais forte e importante do que acontece com outras pessoas”, descreve Rocha.

Por isso, controle as emoções! O coach assegura que ao administrá-las estamos gerando produtividade, felicidade e auto realização. “Temos sucesso quando aprendemos a lidar com as situações e a viver emoções de maneira mais equilibrada. Aliás, não são apenas as nossas emoções, temos que aprender a lidar com as emoções das outras pessoas também”, salienta.

A melhor metodologia para aprender a identificar o comportamento, saber onde está, para aonde quer chegar (o que quer se tornar), quais seus pontos fortes, como contornar possíveis obstáculos e como criar uma rota de ação para o seu sucesso é a de coaching. “Quanto mais rápido entendemos como nossos valores, pontos fortes e de melhoria, motivações pessoais e profissionais potencializam ou limitam os nossos resultados, mais efetivas serão nossas ações para eliminar/minimizar improdutividade e desenvolver pontos positivos”, garante Sergio Ricardo Rocha.

Por Stefane Braga (MBPress)


terça-feira, 23 de julho de 2013

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: DO AGENTE PÚBLICO AO AGENTE POLÍTICO


Autor: Acimarleia Freitas

O comportamento e o caráter dos seres humanos é um estudo da moral e da ética. Busca expor o que causa, a cada sujeito, determinado jeito de agir. A ética estuda os valores que conduzem os relacionamentos interpessoais, como as pessoas se posicionam na vida, e de que modo elas vivem em harmonia com as outras. 

A ética distinguir-se de moral, uma vez que, a moral é pautada em regras, normas e tradições culturais. Já a ética é o jeito de agir das pessoas. A filosofia ética de Kant, parte do pressuposto que é natural do ser humano ser capaz de praticar os mais nefastos atos, tais como, ser egoísta, ambicioso, destrutivo, agressivo, cruel, ávido de prazeres que nunca são saciados e pelos quais matam, mentem e roubam.

Ao considerar a ética de Kant, verifica-se que se trata de uma teoria sobre a ação do homem que deseja constituir o que é sensato de modo universal. Segundo Shaui M. (2006) Para que haja comportamento ético, é preciso que tenha o agente consciente, ou seja, aquele que diferencia o bem e o mal, correto e incorreto, lícito e ilícito. Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética.

Consciência e responsabilidade são qualidades essenciais à ética. O ser humano aprende a ter consciência ética, como a educação e a cultura são aprendidas, sendo assim, na administração pública a ética, pode ser desenvolvida junto aos servidores públicos, ocasionando deste modo, transformação na gestão pública que deve ser notada pelo cidadão que dela se utiliza.


Por que deve haver ética em uma organização? Para gerar confiança na equipe; para realizar serviços com qualidade respeitando o cidadão que necessita do serviço público; gerar maior produtividade, de forma sempre honesto.cEspera-se, dentro da perspectiva ética, que as pessoas dentro de uma organização, apresentem um caráter ativo e não apenas passivo. Há uma diferença entre se comportar bem e agir bem.

No serviço público, a questão da ética, está pautada no comportamento dos servidores que estão em cargos públicos, seja ele comissionado ou efetivo. Tais indivíduos devem agir de acordo com um padrão ético, expondo valores morais no seio da sociedade.

Quando a sociedade elege para um cargo público, um candidato para funções do poder executivo ou legislativo, esta sociedade está depositando confiança a este agente político. Desta forma espera-se que estes desempenhem as atividades as quais foram eleitos nos moldes dos padrões éticos. Da mesma forma, o servidor público, que adquire sua colocação através de concurso público, precisa adotar o compromisso de promover a igualdade social, de desenvolver a cidadania e de reforçar a democracia, agindo sempre de forma ética.

Um servidor seja ele, técnico ou agente político, do mais auto ao menor dentro da organização, deve desempenhar duas atividades no setor público tendo a capacidade de pensar de forma estratégica, inovadora, organizar formas eficazes, eficientes e efetivas de trabalho.

No atual cenário nacional, em que manifestações se espalham por todo país e a população exige das autoridades uma postura ética, percebe-se que a ética necessita ser incrementada para dá prosseguimento ao método de melhoria do serviço público brasileiro, com ênfase no aprimoramento dos agentes públicos e, mais especificamente dos agentes políticos.

Acesso em 22/07/2013. URL:                                                                           http://blogdefilosofiadowolgrand.blogspot.com.br/2011/05/o-pensamento-etico-de-kant-ou-etica-do.html

CHAUÍ, Marilena. Convite a Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2006.


CHAUÍ, Marilena Filosofia - A ÉTICA DE KANT, Ed. Ática, São Paulo, ano 2000, pág. 170-172.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

CINCO PRÁTICAS PARA MOTIVAR UMA EQUIPE POUCO PRODUTIVA


 

1 - Observe cada colaborador, individualmente:

Olhe para cada membro de sua equipe de forma única. Analise seus potenciais e vulnerabilidades. Se precisar, anote em uma planilha, para pensar e analisar como você pode realocar cada membro de sua equipe para uma função na qual ele produza mais e melhor, de acordo com as suas habilidades.

2 - Converse com a sua equipe

Explique cada situação em detalhes, de preferência utilizando gráficos, índices de produtividade e histórias de exemplo. Peça a seus colaboradores sugestões para melhorar esse quadro. Assim, todos se tornam mais participativos e contribuem para que a equipe se torne mais produtiva e eficiente.

3 - Ofereça um bom plano de carreira

Esse é um item importante para que o líder consiga motivar a sua equipe de forma efetiva. Assim, os profissionais trabalham com mais foco e direcionamento. Uma organização onde não há esse tipo de incentivo faz com que a rotatividade da empresa seja maior, porque nenhum profissional gosta de chegar ao “fim” da linha, sem ter nenhum outro degrau para subir. Isso não é bom para ninguém na sua organização.

4 - Lute bravamente para reter os seus melhores talentos

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os bons profissionais são disputados e uma boa empresa precisa saber como reter esses talentos, nem que seja com unhas e dentes. Para isso, o ideal é reconhecer o potencial destes profissionais e delegar tarefas que sejam mais adequadas ao perfil de cada um. Assim, eles se sentem mais satisfeitos e motivados para o trabalho, além de agradecer pelo fato de você valorizá-los acima da sua concorrência.

5 -  Promova encontros sociais aos finais de semana ou depois do trabalho

Este tipo de atividade é excelente para fazer com que seus colaboradores interajam mais uns com os outros, fora do ambiente de trabalho. Pode até parecer bobo e sem sentido, mas esse tipo de atitude faz com que os membros da equipe se conheçam mais e, com isso, possam trabalhar mais integrados dentro da empresa, com maior senso de companheirismo.

Essas atitudes podem ser trabalhosas para o líder, dependendo do baixo nível de produtividade da equipe que precisa ser motivada. Apesar disso, o que ele deve ter em mente é que:

Todos esses passos formam um processo de desenvolvimento contínuo.

Com a evolução, todos vão sair ganhando. A empresa produz mais e melhor, os profissionais se sentem mais satisfeitos e o líder passa a ser reconhecido e respeitado pela sua capacidade de gerenciar pessoas e lidar com conflitos.

Uma outra característica não mencionada e essencial de qualquer líder que queira motivar sua equipe é saber controlar suas emoções em momentos complicados.


Acesso em 19/07/2013. http://comomotivarumaequipe.com.br/ 

domingo, 21 de julho de 2013

CUIDADO COM O "ONDE"

Pessoal, um cuidado que todos devem tomar em textos escritos e falados é com o uso indevido do pronome relativo “onde” em sentenças como estas (e isso mais parece uma febre por aí):

“O século onde se desenvolveu a teoria da informação acabou há pouco.”
“O discurso onde o presidente acusou os pecuaristas não convenceu os críticos.”

Tanto a palavra “século” como a palavra “discurso” não são locais, não dão ideia de lugar. Não podemos, portanto, unir as frases com o pronome “onde”.  Ao invés, use “em que”. 

"O século em que se desenvolveu a teoria da informação acabou há pouco.”
“O discurso em que o presidente acusou os pecuaristas não convenceu os críticos.”

Você sempre pode trocar “onde” por “em que”, mas nem sempre “em que” por “onde”. 

Lembrem-se: onde retoma ideia de lugar, somente. 

Exemplos:

A casa onde morei quando era criança foi destruída pelas águas do rio. (casa – indica lugar).
A cidade onde moro fica no litoral. (cidade – indica lugar)

Onde: lugar...lugar...lugar...



sábado, 20 de julho de 2013

CONTADOR



Contabilidade é Tudo

Um casal de contadores chega ao consultório de um médico terapeuta sexual.
O médico pergunta:
- O que posso fazer por vocês?
O rapaz responde:
- Você poderia ver a gente transando!
O médico olha espantado, mas concorda. Quando a transa termina, o médico

diz:

- Não há nada de errado na maneira como vocês fazem sexo.
E então, cobra R$ 70,00 pela consulta. Isto se repete por várias semanas! O

casal marca um horário, faz sexo sem nenhum problema, paga o médico e deixa

o consultório.
Finalmente o médico resolve perguntar:
- Afinal,o que vocês estão tentando descobrir?
E o rapaz respondendo, diz:
- Nada!!!!
- Como assim nada, pergunta o médico.
- O problema é que ela é casada e eu não posso ir à casa dela. Eu também sou

casado e ela não pode ir até minha casa.

-No Motel Cisne, um quarto custa R$ 140,00. No Ermita ge, custa R$ 120,00.

Aqui nós pagamos R$70,00, tenho acompanhamento médico, descolo um atestado,

sou reembolsado em 42,00 pela UNIMED e ainda consigo uma restituição do IR
de R$ 19,20. Tudo calculado o custo é só de R$ 8,80.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

ONZE SUGESTÕES PARA UMA BOA ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

1. Procure Soluções, Não Culpados.

É evidente que todo problema ou conflito tem uma causa, e, se você procurar, vai encontrar o culpado também. Mas, ao fazer isso, estará também desviando preciosa energia e tempo na caça às bruxas, em vez de se concentrar na solução que, a rigor, é a única saída para o desentendimento. 

Focalize sua atenção nos ganhos da solução e esqueça a sessão de acusações mútuas. Olhe um nível acima, concentre as pessoas nas metas (é o que elas mais deveriam ter em comum), enfoque as convergências (não as divergências), comprometa as pessoas na busca da melhor solução, encare isso de forma objetiva e também positiva. Só depois fale a sós com o causador do incidente (se houver um e puder identificá-lo), mostrando-lhe a inadequação da atitude e os resultados disso. 

Grande parte das vezes uma conversa sincera, respeitosa e objetiva evitará a repetição do ocorrido, desde que as causas sejam tratadas.

2. Analise a Situação.

A. Faça as seguintes perguntas: QUAL é realmente o problema?, QUEM está envolvido?, O QUE aconteceu?, Desde QUANDO vem ocorrendo?, ONDE aconteceu o desentendimento (em que departamento, setor, área geográfica etc.)?, POR QUE ocorreu o conflito? Poderia ter sido evitado?

B. Busque alternativas de solução. Aponte as opções que você julgar mais plausíveis para resolver o conflito.

C. Escolha a melhor alternativa com base nas informações à sua disposição

D. Implante e avalie. Ao implantar a solução, faça acompanhamentos periódicos para detectar eventuais desvios de rotas, promovendo reuniões com os envolvidos. Os passos b, c e d poderão também ser realizados com os envolvidos, desde que haja abertura e clima propício para isso.

3. Mantenha um Clima de Respeito.

Ao dialogar com a(s) parte(s) envolvida (s), mantenha sempre um clima de respeito e consideração pois essa será a plataforma que sustentará o entendimento. Evite todo o tipo de sarcasmo, ironia ou agressividade, pois funcionarão como combustível para aumentar a fogueira.

4. Aperfeiçoe a Habilidade de Ouvir e Falar.

Não interrompa quando a outra pessoa estiver se explicando, saiba ouvir e ouça também as entrelinhas, isto é, o que ela não está dizendo mas insinuando por gestos, tom de voz e postura. Assim descobrirá muito além das aparências. 

Faça perguntas que levem ao esclarecimento do problema. Mesmo que em circunstâncias normais não se deva interromper quem fala, se a outra pessoa não consegue desenvolver seu pensamento, ou estiver se desviando do assunto ou ainda se expressando com dificuldade. Interrompa fazendo perguntas objetivas que recoloquem o diálogo nos trilhos. Pergunte qual é a sugestão da outra pessoa para sanar o conflito.

5. Seja Construtivo ao Fazer uma Crítica.

Evite a armadilha da personalidade, usando frases diretas e acusativas do tipo: "Você só sabe trabalhar para si e não ajuda ninguém" ou "Você me prejudicou de propósito". As pessoas sentem-se acusadas e colocam-se na defensiva, quando ouvem frases como "Você fez isso" ou "Você errou aquilo". Concentre-se no problema ou comportamento e não na personalidade das pessoas. 

No primeiro exemplo anteriormente dado, uma outra forma de abordagem poderia ser: "Seu comportamento de afastar-se do grupo tem trazido problemas quanto ao cumprimento de prazo do setor". No segundo exemplo a frase poderia ser: "Sua atitude acabou me prejudicando". Evite também criticas vagas ou malfeitas do tipo: "Seu trabalho tem deixado muito a desejar". É algo muito impreciso. Por isso fale de modo especifico: "A pontualidade é algo muito importante para mim, e o seu relatório foi concluído com dois dias de atraso. Além disso, o item 5 não faz menção às novas datas estipulados pelo cliente, conforme os dados que lhe repassei anteriormente". 

Da mesma forma, quando alguém lhe dirigir críticas vagas, solicite esclarecimento. "Você é muito negativo" ou "Seu trabalho está abaixo da média", não dizem muito. Pergunte então: "Em que o meu comportamento é negativo? ou "Em que o meu trabalho está abaixo da média? Eu gostaria de saber para melhorar?".

6. Procure a Solução Ganha-Ganha.

O ganha-perde ou perde-perde são as piores formas de solucionar conflitos. Sempre restarão alguns estilhaços doloridos, aguardando a melhor hora para o contra-ataque. Procure a relação ganha-ganha em que ambos os lados saiam ganhando, sem impor ou humilhar a outra parte. 

Os conflitos não são casuais. Eles ocorrem quando as pessoas sentem-se frustradas ou humilhadas, ignoradas, não reconhecidas, injustiçadas, inseguras, traídas ou algo assim. Por outra lado, felizmente as pessoas todas evitam conflitos e tornam-se cooperativas sempre que percebem algo de vantajoso para elas ou para o grupo. 

As pessoas cooperativas são aquelas que têm algo a ganhar com isso, e grande parte das vezes não se trata de dinheiro. Elas podem querer, por exemplo, segurança, estabilidade, reconhecimento, promoção, crescimento pessoal, harmonia em equipe, desafios profissionais, elogio etc. 

Mostre, portanto, à outra parte o que ela tem a ganhar com a solução do conflito (ou o que ela tem a perder se perdurar) e terá dado um grande passo para a solução do desentendimento.

7. Aja Sempre no Sentido de Eliminar Conflitos.

Existem muitos métodos para eliminar comportamentos de resistência. Você poderá utilizar um ou vários desses métodos para resolver impasses com colegas ou subordinados:

A. Mostre um exemplo de sucesso. Exemplifique como o mesmo problema foi enfrentado pela pessoa X ou pelo Departamento A e que a solução foi encontrada utilizando o mesmo processo a ser agora adotado, provando assim a sua eficiência.

B. Dê uma Garantia. Garanta que, se o novo layout, a nova tecnologia ou seja lá o que for, não der certo dentro de um determinado prazo (quinze dias, um mês etc), então será adotado o sistema antigo ou algum outro.

C. Faça uma demonstração. Há resistências quanto a um novo equipamento ou um novo sistema? Use-o ou faça-o você mesmo funcionar (ou alguma outra pessoa que entenda disso) e mostre os resultados positivos.

D. Tente simplesmente ouvir. Ouça os argumentos da outra parte amistosamente. Ao terminar o que ela tem a dizer, experimente persuadi-la por meio de uma argumentação sequenciada e lógica.

8. Evite Preconceitos.

Preconceitos são, talvez, os piores bloqueadores na administração de conflitos. Estão relacionados com valores e crenças profundamente arraigados no íntimo das pessoas. A própria palavra preconceito explica o seu significado: pré-conceito, isto é, conceito prévio. 

O conceito já está previamente embutido e cristalizado na mente da pessoa, atuando como um clichê ou rótulo, sempre que determinado assunto é abordado. Suspende-se o julgamento (um dos dons mais preciosos do ser humano) e aciona-se o piloto automático, que passará então a comandar os pensamentos a respeito do tema ou da situação enfrentada. 

Os preconceitos mais comuns estão relacionados a cor, religião, sexo, nacionalidade, idade, ideologia política, deficiência física e mental. É difícil libertar-se desses estereótipos, mas uma das melhores armas contra eles é imbuir-se e conscientizar-se de que cada caso é um caso e cada pessoa é uma pessoa, e que o problema deve ser administrado dentro de sua realidade única e específica, por mais parecido que possa ser com casos semelhantes do passado. 

Toda pessoa é única (não existem duas iguais, por mais semelhanças que possam ter) e todo conflito é singular, pois os fatores que o originaram nunca são totalmente idênticos e, se o são, os desdobramentos poderão tomar rumos inusitados. Pense nisso da próxima vez em que tiver de solucionar um conflito sobre o qual você ache que já sabe tudo a respeito por já ter enfrentado situações iguais e pessoas parecidas.

9. Mantenha a Calma.

Mantenha a calma, não reaja mal às más-notícias e, sobretudo, não se irrite se alguém discordar de seu ponto de vista. Administrar conflitos significa também administrar a si mesmo e ao seu humor. 

Ambiguidades  incertezas e atitudes passionais fazem parte do processo conflitual, principalmente nos estágios mais agudos. Mantenha a cabeça fria e segure a mão firme no leme, sem perder o controle da situação, e tenha uma atitude de tranqüilidade e confiança. 

Devido a essa postura, os outros aceitarão sua liderança e passarão a confiar em você. Escolha sempre o momento mais adequado para tratar do assunto conflitante. Conserve o objeto da discórdia exclusivamente entre os envolvidos, e abstenha-se de fazer propaganda, fofoca ou lançar boatos a respeito. 

Se a situação estiver muito confusa e os ânimos exaltados, às vezes é bom dar um tempo, para que as cabeças esfriem. Convoque uma reunião para mais tarde ou para o dia seguinte e, enquanto isso, faça o seu dever de casa e analise bem a situação para estabelecer sua estratégia de abordagem.

10. Quando Estiver Errado, Reconheça o Erro.

Isso não vai diminuí-lo ou torná-lo vulnerável, como muitos supõem. Pelo contrário, você provocará o respeito dos outros por demonstrar que o seu interesse não é provar que você é perfeito ou infalível, mas sim buscar a melhor solução para o conflito, mesmo que, para isso, você tenha que admitir que cometeu um erro.

11. Não Varra os Problemas para Debaixo do Tapete.

Se houver um conflito enfrente-o, usando para isso a abordagem que melhor se coadune com o momento. Não ignore a situação, nem contemporize achando que o tempo sanará o desentendimento.

O tempo quase sempre só agravará a discórdia. Pode, no entanto, haver situações especiais em que é mais vantajoso não encarar o conflito do que enfrentá-lo, pois a relação custo-benefício seria desfavorável. Neste caso use o seu bom senso para discernir quando fazê-lo.