Em nossa série sobre motivação apresentamos a Teoria das
Necessidades de Abraham Maslow, entenda quais são as necessidades primárias e
secundárias do ser humano e a aplicação da pirâmide de Maslow na psicologia
organizacional.
Para o psicólogo norte-americano Abraham Maslow
(1908-1970), adepto da psicologia humanista, a motivação está
diretamente ligada à satisfação de necessidades; sua proposta de hierarquia de
tipos de necessidades, conhecida como Pirâmide de Maslow, pode ser resumida
assim:
Na base da pirâmide nós temos necessidades indispensáveis à
vida, chamadas de necessidades primárias, como a satisfação de necessidades
fisiológicas básicas do corpo físico (respiração, comida, água, etc.);
Logo acima vem a necessidade de segurança, de amor e
relacionamentos e de estima; por último, no grau mais refinado, vêm as necessidades
de realização pessoal; estas são chamadas de necessidades secundárias. As
necessidades primárias são atendidas externamente (comida, roupa, dinheiro,
etc.); as necessidades secundárias são atendidas internamente (sensações de
afeto, autoestima, realização pessoal). Nesse artigo apresentaremos os
principais conceitos da Teoria de Maslow e mais:
Nas palavras do próprio Maslow:
"… à medida que os aspectos básicos que formam a qualidade de
vida são preenchidos, podem deslocar seu desejo para aspirações cada vez mais
elevadas."
Esse modelo foi batizado como a Pirâmide de Maslow, por
exemplo, em psicologia organizacional, como forma de entender as motivações do
trabalhador de uma empresa: um funcionário jovem em inicio de carreira é
motivado pelas escalas iniciais da pirâmide de Maslow; ele trabalha em primeiro
lugar para garantir sua sobrevivência e necessidade de segurança. Na sequência
ele é motivado a trabalhar para ter as condições físicas que lhe permitam
casar-se e ter sua própria família. Uma vez que tenha garantido tudo isso, as
principais necessidades do trabalhador passam a ser a sensação de autoestima e
realização pessoal.
Em outras palavras, nesse último estágio é muito comum que o
empregado não se satisfaça apenas com recompensas como aumento de salário e
prêmios em dinheiro; ele precisa acima de tudo sentir-se bem consigo mesmo e
experimentar satisfação pessoal com o trabalho que executa. Ele poderia
preferir trabalhar num local que lhe pague um salário menor, mas onde ele
experimenta uma grande satisfação pessoal com o serviço executado.
A teoria da motivação humana de Abraham Maslow
parte da ideia de que uma necessidade satisfeita deixa de ser fonte de
motivação para o comportamento; por outro lado, uma necessidade não satisfeita
afeta diretamente o comportamento humano como fator desmotivador.
Muitos psicólogos consideram a teoria de Maslow
excessivamente genérica ou válida apenas para alguns contextos socioculturais
determinados. O próprio Abraham Maslow confessa que estava insatisfeito com sua
teoria; seu interesse principal era a compreensão da consciência humana e da
sensação de auto realização. Juntamente com Stanislav Grof realizou estudos
sobre estados alterados de consciência e espiritualidade que vão levar à
Psicologia Transpessoal.
“Um músico deve compor, um artista deve pintar, um poeta
deve escrever, caso pretendam deixar seu coração em paz”.
O que um homem pode ser, ele deve ser. “A essa
necessidade podemos dar o nome de auto realização.” (Abraham Harold Maslow,
1908 - 1970)
A Pirâmide de Maslow, no entanto, tornou-se um
importante modelo explicativo da Psicologia Organizacional. Algumas empresas
preocupadas em preservar seus executivos de maior sucesso procuram, além das
recompensas financeiras, oferecer a eles condições que atendam sua necessidade
de expressar sua criatividade e realização pessoal, como a oportunidade de
atuar em programas voluntários de apoio a comunidades carentes, apoiar ou
organizar programas culturais e uma série de outras ações que também agregam
uma importante imagem de responsabilidade social a estas empresas.
Seus conceitos também são utilizados com frequência no campo
de Publicidade e Marketing. Observe que a propaganda busca constantemente
associar um produto que atende necessidades primárias com a satisfação de
necessidades secundárias e fonte de realização pessoal; essa associação
desperta uma motivação maior pelo consumo do produto, na avaliação dos
publicitários.
Logo abaixo selecionamos algumas frases de Abraham
Maslow, pensamentos que expressam seu ponto de vista sobre a motivação e
necessidades humanas.
"Podemos escolher recuar em direção à segurança ou
avançar em direção ao crescimento. A opção pelo crescimento tem que ser feita
repetidas vezes. E o medo tem que ser superado a cada momento."
"Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe
poder."
"Para mudar uma pessoa é necessário mudar sua
consciência de si mesma."