sexta-feira, 7 de agosto de 2015

ETIQUETA EMPRESARIAL


ETIQUETA

Sem civilizaçãosem códigos de convivência, seria a barbárie, a lei do mais forte, do salve-se quem puder, e a vida nas cidades ou qualquer agrupamento se tornaria impossívelPor isso as leispor isso a etiqueta”. 

Glória Kalil

ETIQUETA EMPRESARIAL

“O conhecimento e a prática das normas que regem o comportamento no mundo dos negócios geram benefícios imediatos; facilitam o trato com clientes; ajudam os executivos a portarem-se com confiança e naturalidade em qualquer circunstância da vida social e profissional; melhoram o relacionamento entre colegas ou entre chefes e subordinados da mesma companhia; e, refletem-se de maneira positiva em todas as áreas de uma empresa”.

Mary Hopkins 
Em Tirando Proveito da Cortesia.

que é Etiqueta empresarial?

Etiqueta empresarial é um conjunto de cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educaçãocom comportamentoconvenções sociaisética profissional e prescrições oficiais.

Seu objetivo é reduzir, ao mínimo, os conflitospreconceitos, atritos, dúvidas, suspeitos e mal entendidos entre o público e as organizações, criando um clima de conhecimentocompreensãoconfiançacooperação e parceria entre as partes que se relacionam.

Qual a utilidade prática da etiqueta?

As pessoas que não dominam a Etiqueta Profissional, na maioria das vezesnem se dão conta das gafes que cometem, mas elas denunciam sua falta de traquejo e refinamento, prejudicando sua carreira e arranhando a imagem da empresa onde trabalham.

Como não dominam a arte de saberem se comportar corretamente em todas as ocasiões, ficam claros os erros que cometem. Esses erros se tornam visíveis na aparência pessoalnos gestos, na entonação, no palavreado, passando depois para os modosapertos de mãotrocas de cartões de visitaconduta em elevadores e mesas de restaurantesuso do telefone convencional ou celular e outros.

Hoje ela é o diferencial para qualquer ambientesocial ou profissional. No socialporque alguém que cultive qualidades como cortesiaatenção e percepção torna-se muito mais atraente para se conviver. No plano profissional - não basta ser um craque em determinada áreaHojeesse é o requisito básico, o mínimo esperado de qualquer profissional. O que vai diferenciar dois craques na mesma área será justamente essa qualidade de transitar com elegância em qualquer ambiente, e se relacionar com pessoas independente da hierarquia, dominando os diferentes códigos culturais e atravessando fronteiras.

Cortesia

cortesia está além da educação e de regras de refinamento social. A diferença entre uma pessoa cortês e outra meramente educada é que o educado, em alguns casos, é polido apenas com as pessoas do seu circulo social ou de trabalho quem é cortês o é por principio, antes mesmo de saber com quem está falando ou que vantagens tal pessoa poderá ou não lhe trazer.

Palavras Mágicas

Por favorCom licençaObrigadoSem elas você nunca será respeitado nem chegará ao sucesso. Seja no dia-a-dia profissional, no elevador, no clubeem casa... Além de ajudar as pessoas a se relacionarem melhorelas impõem respeitoMas pelo amor de Deus, diga “por favor” e não “faz favor”, “com licença” e não “dá licença”. As mulheres dizem obrigada e os homensobrigado.

NÃO DIGA OU FAÇA COISAS DO TIPO

-Você engordou um pouquinho?
Eu não sabia, você está grávida? (Ela está fora de forma)
- Ai hein! Ficando careca...
Perguntar o preço da roupa que a pessoa está usando.
- Perguntar a idade ou fazer comentários do tipo: Como você está conservada!
Falar de assuntos íntimos como as suas doresdepressões e mortes na família.
Falar o tempo todo das dificuldades financeiras.
Você fez plástica?
Você se lembra de mim?
Quanto você ganha?
Ainda não casou?
Quantos anos você está fazendo?


EVENTOS

Coquetéis profissionais – é uma boa oportunidade para fazer networking, ou seja, estender ou aumentar a rede de relacionamentos e boa vizinhança.

Jantar na casa do chefe – quando o chefe convida você para um evento em sua própria casa, é preciso manter uma postura equilibrada para que seu comportamento não descambe para uma intimidade excessiva e também para não ficar travado na sala, constrangendo os anfitriões com sua timidezNão leve acompanhante sem avisar ou sem que este tenha sido convidado.

Festas de fim de ano da empresa – fazem parte do ritual de fim anoVocê não é obrigado a participarmas não ir pode contar pontos contra sua popularidadePortantoque tal irmarcar presença e sair discretamente depois de uma horaTambém procure não beber alem da contafazer comentários picantes ou ser o último a sair.



Amigo oculto – não participar é muito antipático. Se não gostar de quem tirou, não peça para tirar outroPega muito mal! Os presentes de amigo oculto têm um valor pré-estipulado, não convém extrapolar esse limiteainda que a intenção seja agradar.


http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/010904/trecho_sociedade.html