ETIQUETA
“Sem civilização , sem códigos de convivência , seria a barbárie , a lei do mais forte , do salve-se quem puder, e a vida nas cidades ou qualquer agrupamento se tornaria impossível . Por isso as leis , por isso a etiqueta”.
Glória Kalil
“O conhecimento e a prática das normas que regem o comportamento no mundo dos negócios geram benefícios imediatos ; facilitam o trato com clientes ; ajudam os executivos a portarem-se com confiança e naturalidade em qualquer circunstância da vida social e profissional ; melhoram o relacionamento entre colegas ou entre chefes e subordinados da mesma companhia ; e, refletem-se de maneira positiva em todas as áreas de uma empresa ”.
Mary Hopkins
O que é Etiqueta empresarial ?
Qual a utilidade prática da etiqueta?
As pessoas que não dominam a Etiqueta Profissional , na maioria das vezes , nem se dão conta das gafes que cometem, mas elas denunciam sua falta de traquejo e refinamento, prejudicando sua carreira e arranhando a imagem da empresa onde trabalham.
Cortesia
A cortesia está além da educação e de regras de refinamento social . A diferença entre uma pessoa cortês e outra meramente educada é que o educado, em alguns casos , é polido apenas com as pessoas do seu circulo social ou de trabalho . Já quem é cortês o é por principio, antes mesmo de saber com quem está falando ou que vantagens tal pessoa poderá ou não lhe trazer .
Palavras Mágicas
NÃO DIGA OU FAÇA COISAS DO TIPO
-Você engordou um pouquinho?
- Eu não sabia, você está grávida? (Ela está fora de forma )
- Ai hein ! Ficando careca ...
- Perguntar o preço da roupa que a pessoa está usando.
- Perguntar a idade ou fazer comentários do tipo: Como você está conservada!
- Falar de assuntos íntimos como as suas dores , depressões e mortes na família .
- Falar o tempo todo das dificuldades financeiras .
- Você fez plástica ?
- Você se lembra de mim ?
- Quanto você ganha ?
- Ainda não casou?
- Quantos anos você está fazendo?
EVENTOS
Coquetéis profissionais – é uma boa oportunidade para fazer networking, ou seja, estender ou aumentar a rede de relacionamentos e boa vizinhança .
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/010904/trecho_sociedade.html