A comunicação no
ambiente corporativo é tão imprescindível quanto aquela praticada perante o
público-alvo ou os clientes de uma marca. Afinal, transmitir mensagens claras e
objetivas, por meio de canais viáveis, e assegurar que elas sejam compreendidas
pelos funcionários só tendem a enriquecer o trabalho e garantir bons
resultados.
Engana-se,
porém, quem pensa que a comunicação interna pressupõe grandes investimentos em
ferramentas complexas e sofisticadas. A simples mudança de hábito, na própria
convivência, já é capaz de alterar rotinas, minimizar erros de
interpretação e melhorar o clima organizacional. Os colaboradores precisam ter
consciência de que podem – e devem – interagir com colegas de equipe e gestores
em prol de impulsionar os indicadores de uma empresa por meio do aumento de
produtividade. Medidas simples, com pouco ou nenhum investimento, também podem
ajudar:
Incentive a
cultura de compartilhamento
Você, como
gestor, deve estimular a troca como uma das atividades da comunicação no
ambiente corporativo. Incentive os funcionários a compartilharem boas práticas
e informações úteis à empresa e ao desenvolvimento profissional. Nesse
contexto, escolha os melhores canais de disseminação de acordo com a cultura de
sua empresa – seja por meio de redes sociais corporativas, e-mails,
jornal-mural, painel informativo, etc. Pense em ferramentas com as quais os
seus colaboradores estejam habituados. Afinal, criar um impeditivo em um
cenário de mudança não tende a ajudar em nada.
Troque mensagens
instantâneas
A comunicação
entre líder e liderado deve ser privilegiada no ambiente corporativo. Gestores
devem mostrar-se disponíveis às equipes para que os funcionários sintam-se
motivados a interagir mais e, consequentemente, aumentarem a produtividade.
Para isso, adotar o uso de plataformas que permitam a troca de mensagens
instantâneas e chat de vídeos, como o Google Hangout, pode ser uma boa
alternativa para aproximar gestores de seus funcionários e torná-los mais
acessíveis. Se a sua empresa utiliza o Gmail como plataforma de correio
eletrônico, que tal experimentar a ferramenta?
Utilize agendas
online compartilhadas
Uma maneira de
fazer com que os funcionários tenham conhecimento das atividades realizadas
pelos gestores, ou então de saber onde localizá-los em situações de emergência,
é fazer com que a agenda de trabalho deles se tornem mais acessíveis.
Aplicativos como o Google Agenda permitem que outros possam visualizar as
tarefas diárias de determinado colaborador, adicionar novas atividades, sugerir
edições e deixar comentários, por exemplo. A ferramenta tende a funcionar
igualmente bem entre colaboradores de uma mesma equipe que dividem funções.
Faça reuniões
enxutas
É claro que a
comunicação no ambiente corporativo tem seu ápice nas reuniões realizadas entre
funcionários. Porém, esses momentos também podem ser armadilhas para empresas
que desejam aprimorar esses processos. Portanto, invista em encontros
periódicos e objetivos com seus colaboradores. Estimule-os a falar, mas de
maneira breve. Algumas empresas realizam reuniões com os presentes de pé.
Assim, evita-se o prolongamento que aconteceria caso todos estivessem sentados
confortavelmente. Vá direto ao ponto e sintonize a troca das informações mais
relevantes. Dê voz a conteúdos inovadores. Não se esqueça de observar cada
integrante – potenciais líderes podem ser notados nessas ocasiões.