Todos querem trabalhar numa excelente corporação. Todos
querem estar nas "Melhores Empresas Para Se Trabalhar". O que nem
todos captam, é que quem faz esta ou aquela empresa ser uma organização bem
quista por todos, são as pessoas. São os funcionários, os capitais humanos que
faz com que uma empresa cresça e se multiplique em seu nicho mercadológico.
Logo, o que faz uma empresa ser melhor para se trabalhar é a própria pessoa que
nela atua. Várias pessoas têm conversado comigo, seja após minhas palestras,
seja quando me contratam para ministrá-las, e me perguntam quais habilidades
esses profissionais devem ter para fazer de qualquer organização, uma empresa
melhor. Como estou sempre observando o ambiente onde me encontro, para
identificar tendências e analisar como é o comportamento das pessoas, pude
perceber quais são as necessidades das organizações, e quais são os
profissionais que estão um passo a frente dos demais.
Procurei sintetizar o que observei para poder compartilhar
com você um pouco dessas habilidades, que, creio, são imprescindíveis. Noto que
essas habilidades fazem parte das pessoas que possuem um perfil
empreendedor. Nas minhas palestras, costumo dizer que, se eu fizesse parte
dos Recursos Humanos de uma empresa, somente contrataria uma pessoa que tivesse
brilho nos olhos, uma "cara de orgasmo", ou seja, que fosse cheia de
vitalidade, de energia, que não vê a hora de arregaçar as mangas e começar a
fazer aquilo que ela tem de melhor, porque ela tem consciência do que pode
agregar e o que pode fazer de diferente em seu ambiente profissional. Além
desse brilho único no olhar e da consciência da relevância que ela tem no que
faz, eu destaco ainda outras habilidades:
1) Integridade e Coerência. Revela a capacidade
que o profissional tem de se relacionar. Faz com que as outras pessoas se
comprometam e cooperem com ele. Para isso é preciso confiança dentro de uma
organização, bem como potencializar alguns pontos do profissional: analisar as
situações em que houve um descomprometimento com alguma tarefa; informar aos
outros quando não irá poder cumprir com uma tarefa, para não perder sua
credibilidade; aplicar os feedbacks em suas ações; reconhecer seus erros
perante os demais; fazer um planejamento, como um fluxograma, dos compromissos
adquiridos que devem ser cumpridos.
2) Flexibilidade. É a atitude para lidar com os
imprevistos e contornar os momentos de crise. Para isso, tem que se “treinar” a
improvisação. Mas como? Há alguns pontos que ajudam esse treinamento: reduzir o
tempo que se emprega planejando uma tarefa; sempre que puder troque um trabalho
que exige minuciosidade e morosidade por ações; trabalhe com equipes que
contenham uma diversidade de pessoas, que vai te ajudar a aceitar que não
existem verdades absolutas; crie o costume de pedir a opinião para toda sua
equipe, e observe os vários pontos-de-vista para resolver um determinado
problema; marque num papel os motivos que o levaram a determinar certa decisão,
e se você os mantém ou não quando a situação muda de rumo.
3) Autoconfiança e Autoconhecimento. Essas
habilidades são importantes para você assumir riscos e ter segurança, são
ótimas para o espírito empresarial, visando ser um líder e empreendedor. Para
isso saia da sua zona de conforto e comece a ter uma visão mais ampla de até
onde você pode chegar; marque num papel seus objetivos, circule os que já
alcançou e sempre determine novos; fuja das pessoas muito protetoras e de
superiores que não delegam tarefas, limitando sua capacidade; para melhorar seu
autoconhecimento tente enxergar como as pessoas ao seu redor o veem, ou procure
um especialista no assunto, como um terapeuta, para melhorar suas capacidades
pessoais.
4) Intuição. Deixar guiar-se pela sua intuição
pode ajudar a livrar-se de um problema rapidamente, quando há escassez de
tempo, e ajuda a melhorar sua capacidade de criação. Para isso é preciso
aprender a pensar intuitivamente, como um “efeito helicóptero”, que significa
ver as coisas de cima com certa distância; tente resolver um problema que pode
até ser óbvio para os outros, e encontre mais de uma solução; quando tiver que
explicar situações complexas, crie o hábito de simplificar as informações,
identificando o ponto chave para aqueles que concordam com a sua argumentação.
5) Capacidade Crítica. Habilidade para analisar
criticamente toda tarefa que lhe é delegada. Como se todo projeto ou trabalho
seja feito com todos os prós e contras. Segundo os especialistas essa é uma das
habilidades mais difíceis de desenvolver, porém há algumas maneiras de
exercitá-la: tente utilizar o lado mais racional do cérebro, evitando tomar
decisões baseadas nas emoções; melhore sua capacidade de enxergar a realidade,
analisando separadamente cada uma das partes que condicionam a solução de um
problema, e peça a ajuda de outras pessoas para descobrir novos fatores que
você não havia percebido; crie o hábito de marcar num papel qual o motivo
lógico (racional) que o levou a chegar a determinada conclusão; discipline sua
mente para criar todas as argumentações possíveis para defender suas ideias,
sem se esquecer dos detalhes como datas e investimentos.
6) Iniciativa. Serve para tornar as ideias boas em
prática. É agir com velocidade e inovação. Para potencializar essa habilidade:
ofereça ajuda para resolver situações difíceis e imprevisíveis; se tem
tendência a evitar os riscos, passe a considerar os erros cometidos no passado
como novas oportunidades para aprender; desenvolva atividades que estão
coligadas à iniciativa como delegar tarefas, análise de custo-benefício;
clarifique suas prioridades para colocá-las em prática.
7) Compreensão. Refere-se a compreensão e domínio
da cultura da organização, otimizando o relacionamento de todos aqueles que
trabalham, para ter um bom relacionamento com colegas, clientes e fornecedores.
Para isso analise sua organização internamente, averigue seu funcionamento e
saiba dos obstáculos que possa vir a enfrentar; quando te anunciam um caminho,
tente descobrir como as outras pessoas da organização reagirão em relação a
esta nova meta.
8) Competitividade. Ter metas claras, não deter-se em
chegar ao objetivo comum. Preocupar-se em realizar um excelente trabalho, ir
além dos objetivos determinados por seus superiores, ter tendência a inovar e
desfrutar coisas que antes não conseguia. Todos esses fatores referem-se a uma
competitividade sadia, um passo para o sucesso. Esta habilidade está
intimamente ligada às suas emoções e motivações pessoais. Questionar sobre seus
objetivos e metas; sobre aquilo que realmente gosta de fazer e evitar rotinas
de trabalho, sempre inovando, é um modo de potencializar essa habilidade.
9) Visão no cliente. Descobrir os desejos ocultos do outro, investir tempo
sobre as necessidades das outras pessoas e clientes, enfim, detectar aquilo que
satisfaz o cliente. Para potencializar essa habilidade: controle suas emoções e
tenha flexibilidade para relacionar-se com os diversos tipos de pessoas; quando
tem que lidar com clientes que não são muito claros naquilo que desejam,
aprenda a questioná-los, para detectar sua real necessidade e desejos; tente
manter-se sempre disponível para o cliente; seja simpático; desenvolva um
histórico de pedidos de todos os seus clientes, para que quando eles entrarem
em contato, você possa otimizar a comunicação.
10) Compreensão interpessoal e empatia. Ter sensibilidade para lidar
com todos, satisfazer aos demais, tornar-se o líder do grupo graças a sua
empatia. Esta é a habilidade chave, principalmente para aqueles que lidam
diretamente com o atendimento ao cliente e profissionais na área de prestação de
serviços, pois cabe a esses profissionais identificar com empatia aquilo que
seus clientes realmente necessitam. Na verdade, a empatia se desenvolve com a
prática, primeiro conscientemente (tomando notas do que o outro diz, escutando
dúvidas e necessidades), e depois convertendo isso num hábito diário.
11) Capacidade de liderança. É a capacidade natural dos outros seguirem a
você. Se você tem facilidade em motivar seus colegas de trabalho, e eles sempre
pedem a sua opinião para tomar decisões importantes, você já tem essa
capacidade dentro de si. Fazer com que os superiores também te sigam é uma boa
proposta. Para potencializar ainda mais essa capacidade, dedique uma parte do
seu tempo para escutar os demais da equipe, conhecer os problemas pelos quais estão
passando e deixar claro que eles podem confiar em você para alcançarem suas
metas; tente ganhar o respeito dos demais por meio de suas atitudes,
trabalhando com coerência e dando sempre o bom exemplo.
12) Persuasão. Influenciar e persuadir os demais para alcançar os
objetivos propostos é uma habilidade muito poderosa. Alguns têm um inexplicável
magnetismo com os outros membros da equipe, para que eles deem o melhor de si.
Mas, para conseguir ganhar mais capacidade de persuasão, há algumas dicas: melhore
sua capacidade de comunicação e a maneira de por no papel o planejamento das
metas; seja coerente em tudo o que diz ou faz, pois é a segurança de sua
credibilidade, e assim poderá fazer com que os outros te sigam. Apenas não
confunda essa poderosa habilidade de persuadir com a de manipular as pessoas,
pois nesse caso essa capacidade deixa de trazer benefícios profissionais para
você.
13) Relacionamentos/Pessoas. Manter relações de longo prazo com os colegas
de trabalho fora do ambiente profissional; dominar as habilidades interpessoais
importantes, como escutar os outros; trabalhar orientando-se nas pessoas e não
nas tarefas. Essas e outras atitudes pertencem a uma habilidade muito valiosa e
bem requisitada no meio corporativo pelas grandes empresas: a capacidade de
relacionamento interpessoal. Para aprimorar essa habilidade: compartilhe com os
demais seus assuntos pessoais; escolha pessoas que mais têm afinidade contigo,
e estabeleça uma relação de confiança dentro e fora do ambiente de trabalho; trate
cada um de forma personalizada; amplie sua rede de relacionamentos, entrando em
contato com pessoas novas em reuniões, por exemplo.
14) Coaching. A palavra coach em português significa treinador,
mentor. Quem tem a habilidade de “coaching” é aquela pessoa capaz de observar o
trabalho em equipe e identificar quais os indivíduos são mais adequados para
executar determinada tarefa; consegue abranger as necessidades pessoais de cada
um com as necessidades da empresa como um todo e se preocupa para que toda
equipe se desenvolva e cresça profissionalmente. Para aprimorar sua capacidade
de coach, é preciso primeiramente se espelhar em outro coach, que te ajude a
identificar suas próprias fortalezas, e fazer com que você desenvolva-se
profissionalmente, cada vez mais.
15) Trabalho em Equipe. Se sentir bem em estar colaborando com todas
as pessoas, em que elas também lhe digam o que deve fazer; escutar e respeitar
as opiniões alheias diversas das suas; preferir trabalhar em conjunto para
alcançar um objetivo comum a trabalhar sozinho para almejar por metas
individuais. Essas são atitudes daqueles que possuem essa brilhante capacidade
de trabalhar em equipe. Aprender a aceitar críticas; aprender a delegar
tarefas; pedir opiniões para os demais e eliminar as barreiras formais em
situações rotineiras são formas de você potencializar mais essa habilidade.
16) Visão do Negócio. Para aqueles que se preocupam em estar sempre
atualizados; têm a própria opinião sobre em qual lugar está sua organização e
para onde ela irá caminhar e é capaz de prever as consequências das suas
decisões antes que elas virem um problema. Essas são as características de quem
já possui essa habilidade, de aguçar seu faro para um todo. Para potencializar
ou começar a treiná-la: desenvolva seu lado e sua curiosidade intelectual,
acostumando-se a ler livros, revistas e jornais periódicos; dedique uma parte
do seu tempo para planejar, analisar e estabelecer prioridades na sua área de
atuação; para prever possíveis consequências no futuro, passe a analisar a
realidade do mercado em longo prazo, contrastando dados do passado com dados do
presente.
17) Autocontrole das Emoções. Controlar as situações difíceis e ter
capacidade para suportar com naturalidade as situações de máximo estresse.
Essas são algumas das características das pessoas que possuem essa habilidade.
Para otimizar o controle das suas emoções, ou começar a ter essa habilidade:
tome as decisões importantes em momentos de lucidez e não quando você estiver
de mal humor; aprenda a frear as reações negativas, contar até 10 já começa a
resolver, ou peça para que alguém te ajude a se controlar; pare para respirar
se necessário; potencialize sua habilidade interpessoal com os demais, assim
você entenderá os pontos-de-vista dos outros, o que lhe ajudará a compreender
melhor suas reações negativas em alguns momentos.
18) Comunicação e Negociação. Aqueles que têm a capacidade para iniciar
conversas com todos os tipos de pessoas e que, quando explicam assuntos
complexos aos demais, conseguem fazer com que eles captem a mensagem logo em
seguida. Essas são características das pessoas que possuem a habilidade da
comunicação e negociação em evidência. Para otimizar ainda mais essa
habilidade: use o feedback para descobrir quais são os obstáculos que te
limitam quando se comunica com os demais; para evitar mal-entendidos, use
sempre expressões como “ajude-me a...”, assim você consegue negociar e delegar
tarefas aos demais.
19) Agilidade para tomar decisões. Não deixe que uma análise excessiva dos
fatos faça com que você não tome decisões, te paralise. Essa habilidade se
encaixa perfeitamente nas áreas em que se exijam resultados imediatos e
decisões estratégicas, sem perder tempo em longas reuniões. Para otimizar:
sempre analise todas as informações possíveis antes de tomar uma decisão, evite
agir sob pressão; crie o hábito de anotar como você resolve os problemas mais
complexos, assim quando tiver que tomar uma decisão difícil, já saberá como
resolvê-los.
20) Aprendizado e Desenvolvimento Pessoal. Aqueles que estão
dispostos a iniciar novas tarefas e buscar novos enfoques ou novos modos de
fazer as coisas; sentem-se mais motivados com o desenvolvimento pessoal do que
com as recompensas materiais que possam vir a ter. Essas são algumas das
características que essa habilidade influi. Para otimizar ainda mais ou
desenvolver essa habilidade: tente melhorar sua autocrítica com os feedbacks,
pois, com eles os outros lhe informam o que está indo bem e mal com você. Se
você for capaz de assumir suas críticas e erros será capaz de desenvolver
qualquer aprendizado.