A profissão de secretária (o) executiva(o) foi
institucionalizada pela Lei 7.377, de 30 de setembro de 1985, que foi adaptada
em alguns de seus incisos pela Lei 9.261, de 10 de junho de 1996.
Os critérios legais para a contratação de um profissional do secretariado são:
formação em curso superior de Secretariado Executivo com respectivo registro no
Órgão de Classe; ou formação superior em outra área, desde que tenha a
habilitação legal para o exercício da profissão, ou seja, o Registro DRT (na
Delegacia Regional do Trabalho), atual SRTE – Superintendência Regional do
Trabalho e Emprego, como secretária (o) executiva (o), através do direito
adquirido e conferido pela legislação da categoria secretarial.
Assessorar é um princípio da profissão de secretária (o) executiva (o).
A função primordial de um profissional de secretariado é assessorar dirigentes
e/ou equipes de profissionais, na gestão e execução de funções técnicas e
gerenciais. Caracteriza-se por planejamento, desenvolvimento, avaliação,
controle, supervisão e coordenação de atividades, qualificadas e finalísticas,
para a consecução de objetivos e metas corporativas.
Sua formação deve contemplar, basicamente, os seguintes conhecimentos:
relacionamento interpessoal, lógico-matemáticos, cálculos financeiros,
procedimentos contábeis, instituições de direito, gestão estratégica, gestão de
pessoas, técnicas de negociação, relações públicas e institucionais, liderança,
técnicas de oratória, cenários econômicos e político, compreensão e
interpretação de textos, logística para organização de eventos, marketing,
gestão da qualidade, comunicação na língua vernácula e, preferencialmente, em
um idioma estrangeiro.
É ser fornecedor de subsídios para a tomada de decisões de dirigentes ou de uma
equipe. Para isso, precisa conhecer toda a dinâmica dos projetos e desafios com
os quais a instituição e sua equipe estão comprometidas. Requer pensar junto
com eles ou até mesmo antes.
Saber posicionar-se no mercado como um fornecedor de habilidades e
conhecimentos, que auxiliado pela tecnologia de informação e comunicação,
torna-se capaz de prestar serviços para instituições localizadas em qualquer
continente. Isso requer que seja conhecedor dos rumos dos negócios no mundo da
economia globalizada, para saber lidar com as mudanças, adaptar-se e aprender a
conviver dentro de um contexto flexível.
É ser organizador e harmonizador do ambiente de trabalho, o que envolve o
gerenciamento de relacionamentos, de processos e procedimentos administrativos.
Envolve a capacidade de analisar dados e informações, intervir, identificar e
solucionar problemas, propor e promover a venda de soluções por meio da
manipulação de símbolos (dados, palavras, representações orais e visuais),
agilidade de raciocínio, criatividade, iniciativa, autonomia e qualidades
comportamentais.