O CURSO:
O Secretário Executivo é um profissional que está atento às
mudanças organizacionais de valores, crenças e comportamentos. As modificações
administrativas, decorrentes da globalização, fizeram com que a função do
Secretário Executivo fosse repensada. Para tanto, exige-se:
• Competência técnica: conhecimentos de
administração, psicologia, comunicação, liderança, finanças, economia,
sociologia, informática, idiomas, além do aperfeiçoamento da língua portuguesa.
• Competência social: capacidade de se auto motivar,
liderar, de se relacionar, motivar pessoas, resolver conflitos,
autoconhecer-se, assumir responsabilidades, aprender continuamente, visando à
melhoria das relações interpessoais, fundamental nas áreas de negócios,
planejamento e assessoria.
• Aptidões para: saber posicionar-se frente ao
multiculturalismo, estabelecer níveis amplos de relacionamento, criar redes de
cooperação e de sinergia, desenvolver padrões pessoais de qualidade, eficácia e
produtividade.
ÁREAS DE ATUAÇÃO:
• Assessoria e consultoria administrativas em empresas
públicas, privadas, nacionais e multinacionais;
• Organização, planejamento e execução de eventos;
• Gestão de cerimonial e protocolo;
• Secretaria de ONGs e outras entidades do terceiro setor;
• Assessoria e planejamento de reuniões e viagens;
• Organização e gestão das rotinas de escritório.
ÉTICA:
O desenvolvimento de atitudes éticas e solidárias é uma das
características marcantes dos Cursos de Secretariado Executivo. Isso contribui
para que o profissional se tome agente de transformação social, além de agregar
diferenciais nas relações interpessoais e de trabalho.
MERCADO DE TRABALHO:
O mercado de trabalho para o Secretário Executivo está em
expansão devido à valorização desse profissional, à abertura de novos campos de
trabalho, à expansão e diversificação das empresas e corporações e ao crescimento
da procura por profissionais altamente qualificados, tanto do ponto de vista
técnico quanto humanístico. A área de atuação do Secretário Executivo é ampla:
• Empresas públicas e privadas em todos os ramos de
atividades;
• Empresas de Importação e Exportação;
• Órgãos do Poder Público;
• Serviços de Assessoria e Consultoria;
• Empresas de Assessoria e Consultoria, Próprias ou de
Terceiros;
• Empresas Multinacionais;
• Consulados;
• Profissionais Liberais que atendem a outros países;
• Empresas de Eventos e Cerimonial;
• Instituições de Ensino Superior, no exercício de Docência
e Pesquisa.
PERFIL DO EGRESSO:
O mercado de trabalho necessita de secretários executivos
com competência para promover e participar do processo de gestão e
desenvolvimento nas empresas públicas e privadas para atingir metas de
qualidade e produtividade. A profissão engloba multiplicidade e diversidade de
tarefas. Por isso o secretário executivo trabalha na organização e no
planejamento de ações e não apenas na função executiva. O secretário executivo
deve utilizar-se de novos conhecimentos para aprimorar o seu capital
intelectual e atuar em um mercado altamente competitivo e em constantes
transformações. Para capacitar o profissional a atuar em mercados globalizados
e em transformação, se impõe o conhecimento de línguas estrangeiras, além do
aperfeiçoamento na língua materna. Não se trata apenas de um conhecimento
verificável na expressão escrita, mas, sobretudo, na influência oral, visando à
melhoria das relações interpessoais, tão fundamental nas áreas de negócios,
planejamento e assessoria. Em seu papel de assessora e empreendedorismo
competente, o secretária executivo deve estar apto para atuar como:
• Gestor;
• Assessor Executivo;
• Empreendedor;
• Agente proativo;
• Consultor;
• Agente polivalente;
• Coordenador de informações;
• Facilitador das relações interpessoais.
Um secretário executivo competente é um executivo adjunto, e
deve ser:
• Inovador;
• Dinâmico;
• Polivalente
• Negociador;
• Culto;
• Participativo;
• Conhecedor de tecnologias;
• Competente no uso da língua materna e das línguas
estrangeiras: inglesa e espanhola;
• Pesquisador;
• Gestor de fluxo informativo;
• Conhecedor de gestão estratégica;
• Administrador de conflitos;
• Semeador de confiança;
• Leitor de ambientes para fins de promoção de mudanças;
• Competente nas relações interpessoais, grupais e
organizacionais com internalização dos valores, responsabilidades sociais e
ética profissional;
• Interessado no desenvolvimento de áreas de atuação e
pesquisa;
• Intelectual com formação diferenciada;
• Multe especialista;
• Discreto;
• Criativo;
• Conhecedor de protocolo, cerimonial e etiqueta;
• Bem humorado;
• Cordial.
http://secretariado-executivo.blogspot.com.br/2007/03/secretariado-que-bicho-esse.html