Administrar conflitos nas organizações é realmente
necessário?
Situações de conflitos ocorrem quando duas ou mais partes
têm atitudes ou pontos de vista contrários a um determinado assunto.
Tais situações são diferenças de opiniões, condições de
trabalho inadequadas, expectativas não alcançadas ou irreais, comportamentos
não condizentes à ética e valores da organização, comportamentos
discriminatórios, falta e erros de comunicação.
Administrar os conflitos possui vantagens que o gerente pode
transformar em oportunidades, ou seja, transformar o conflito em um aspecto
positivo, como: aperfeiçoamento do trabalho em equipe; estabelecer mais
confiança e recuperação da sua imagem; fortalecimento das relações humanas;
melhor desenvolvimento pessoal dos colaboradores; funcionários mais
comprometidos; a energia e a motivação são voltadas ao trabalho e seu
desempenho;
A empresa deve ficar atenta à resolução dos conflitos, podem
tornar-se mais complexos e maiores problemas em longo prazo. O não conseguir
administrar os conflitos ou tentar evitá-los – o que geralmente é impossível,
pois se trata de pessoas, cada uma com personalidades e opiniões diferentes que
devem ser respeitadas – pode causar: perda do dinamismo pessoal; o não
cumprimento dos deveres com a devida motivação e energia, contribuição para a
queda na produtividade; aumento ou difusão do conflito a outras pessoas;
impressão equivocada de que a inércia é a melhor opção.
Algumas ações na administração dos conflitos são essenciais
para que o final seja positivo. Vejamos como é fácil e simples de resolver um
conflito o quanto antes, se você traçar uma meta:
a) Dialogar: O diálogo com qualidade pode originar um campo
fértil para a exploração e novas formas de gerenciamento em toda a organização.
Do contrário, a falta do diálogo é um campo fértil para o surgimento dos mais
diferentes tipos de conflitos e influenciado em todas as áreas dentro e fora da
organização;
b) Identificar o conflito: A identificação de um conflito,
nem sempre está visível, portanto, é necessário estar atento às mudanças de
comportamento, atitudes e clima no ambiente de trabalho;
c) Monitorar o ambiente: Esse monitoramento lhe dará um
alerta prévio, tornando mais fácil lidar com o conflito de forma eficiente e
eficaz;
d) Investigar a situação: Tenha tempo disponível para
verificar a verdadeira situação, quem são os envolvidos, seus efeitos reais e
potenciais, é importante demonstrar empatia, facilita nas decisões;
e) Planejar sua abordagem: Incentive ambas as partes a
examinar os interesses por trás de suas posições e crie um clima agradável e de
diálogo. Os gerentes devem traçar seus objetivos e decidir sobre o resultado da
sua investigação, lembrando que, à medida que surgem novas evidências, o
resultado pode ser diferente do esperado e nem sempre agradável;
f) Administrar o problema: Pode gerar emoções extremas,
porém, mesmo sendo um ato difícil é um processo necessário. A pressa nesse
momento deve ser evitado; não reagir por impulso; pode ser feito pausas na
conversa para que a calma permaneça; manter linguagem e expressão corporal
alinhada; o fugir, o enfrentar e o lutar, são abordagens não construtivas –
enfrentar ou lutar: quando não se está envolvido causa conflitos ainda maiores,
em longo prazo e intimida os funcionários – o fugir: evita a solução do
conflito (em partes) e provoca perda de respeito e confiança. Uma abordagem
afirmativa em sua maioria é o melhor meio de administrar conflitos: reconhecer
que as pessoas têm opiniões distintas uma das outras; todos têm direitos;
incentivar ambas as partes a encontrar o motivo do conflito e suas soluções;
afirmar que as opiniões sejam expressas de forma espontânea e aberta e fazer
sugestões de caminhos a seguir;
g) Permita que todos opinem: Ajudar a estabelecer boas
relações de trabalho, criar compromisso e estabelecer comunicação adequada ao
trabalho executado;
h) Descobrir o caminho a seguir: Em caso positivo, chegue a
um acordo aceitável para as partes ou para um todo; em caso negativo, tome
medidas para que o conflito não continue; que todos os envolvidos entendam o
porquê de suas decisões e que isso seja passado a partir do momento que foi
tudo resolvido e esclarecido, não reabrindo “velhas feridas”.
Administrar os conflitos é extremamente necessário nos dias
de hoje e eficaz na resolução de problemas na organização quando é realizado
corretamente, sendo coerente, ético e criativo!
“Sessenta por cento de todos os problemas administrativos
resultam de ineficácia na comunicação”. Peter Drucker