Hoje em dia milhares de pessoas utilizam redes sociais como
meio de comunicação, postando fotos, comentários e criando relacionamentos. No
meio de milhares de interações, há sempre aquele comentário indevido, aquela
foto que não era adequada no momento e tantos outros problemas ocasionados pela
utilização equivocada de redes sociais públicas.
No lado corporativo, as redes sociais corporativas também
não estão imunes a esses constrangimentos. Para não cometer gafes nas redes
sociais corporativas alguns comportamentos devem ser evitados, pois este tipo
de atitude prejudica e muito sua imagem profissional.
A seguir, uma lista do que você não deve fazer em uma rede
social corporativa.
Fotos impróprias
Não é elegante postar em uma rede social corporativa, que
é um ambiente totalmente profissional, fotos que não tenham relação com a sua
vida profissional. Evite fotos utilizando trajes que você não usaria na
empresa, pois isso poderia comprometer sua reputação.
Foto do perfil
Existem pessoas que ao criarem um perfil não adicionam um
foto pessoal, e isso é um grande erro, pois o objetivo de uma rede social é
ser visto. Adicionando uma foto ao seu perfil você terá muito mais chances de
alguém entrar em contato com você.
Comentários desagradáveis
Não faça comentários desagradáveis e que não agreguem
valor, por exemplo, comentários sobre aquele happy hour com os amigos. Evite
esses comportamentos, pois são embaraçosos na maioria dos casos.
Conteúdo irrelevante
Evite escrever comentários que não agregam valor, pois ainda
que você seja um profissional dedicado, irá soar como desocupação de sua
parte. Evite escrever sobre o que você fez no fim de semana, que está
cansado, o que comprou, ou seja, evite qualquer comentário que não tenha
vínculo com seu trabalho.
Seguindo estas dicas você terá um perfil super
profissional e à prova de gafes.