Administrar significa direção, capacidade gerencial, buscar
alternativas para aproveitar oportunidades e vencer desafios. Essa arte requer
competências e atitudes para lidar com os mais diversos tipos de recursos
(estratégicos, humanos, financeiros, materiais, naturais, tecnológicos,...), em
boa parte deles escassos.
Administrar requer autoridade, liderança, trabalho,
motivação, interação, positividade, transparência, entusiasmo, criatividade e
outras qualidades afins. Um administrador para exercer a funão necessita planejar, organizar, ter objetivo e metas bem definidas, visando neste ponto os recursos que estão diponíveis
Em se tratando de administração patrimonial, concerne a
estilos de governança mais autoritários e deterministas, na qual a figura de
comando e liderança é centralizada. É, talvez, como se um indivíduo ou pequeno
grupo definisse as metas, regras e ações do governo, sem consulta ao desejo
público.
Na administração de postura burocrática, de estilo mais
liberal e num Estado de Direito, o que se impõe, se sobressai são os princípios
da legalidade, impessoalidade, moralidade, profissionalismo. Desta forma, a
esfera pública não pode ser confundida com a privada, garantindo maior
eficiência nos atos administrativos.
A administração no viés Gerencial tem maior adequação com as
práticas socioculturais atuais, com pensamento mais evoluído e preocupado com
os resultados. Dentre suas características mais visíveis está maior agilidade;
flexibilidade na resolução dos problemas sociais e econômicos; qualificação da
prestação de serviços; dinamização teórica; planejamento contínuo e
contextualizado.