Os conceitos de eficiência e
eficácia são distintos, porém interligados, sendo assim, para algumas pessoas
são considerados iguais. Mas estes conceitos possuem significados completamente
distintos, pois uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem
eficiência e vice-versa e, em relação ao conceito da efetividade, pode-se
considerar como a prática da junção dos dois conceitos.
Eficiência é a capacidade do
administrador de obter bons produtos como produtividade e desempenho,
utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão-de-obra e
material, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.
Sendo assim, através deste
conceito, temos que um administrador eficiente é aquele que realiza uma tarefa
da melhor forma possível. Assim sendo, pode-se produzir algo interessante ao
mercado, mas, se a produção deste produto não for feita com eficiência, muitas
vezes o resultado final não será apropriado.
Eficácia é a capacidade de
fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo,
escolhendo os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A
eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, a eficácia se refere
ao resultado da mesma.
Como exemplo de distinção entre os
conceitos, temos a produção de um produto com eficiência, isto é, rapidamente e
com baixos custos, mas que não é adequado, por exemplo, ao contexto e à
situação econômica das pessoas. Nesse caso, temos eficiência, mas não eficácia.
De acordo com Paulo Sandroni, em 1996, que resume bem essa idéia: “Fazer a
coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e
eficaz”.
Elaborando um pouco mais, podemos
afirmar que a efetividade diz respeito à capacidade de se promover
resultados pretendidos; a eficiência indica a competência para se produzir
resultados com dispêndio mínimo de recursos e esforços; e a eficácia, por sua
vez, remete à capacidade de alcançar as metas definidas para uma ação ou
experimento.
As avaliações do desempenho de
qualquer indivíduo, organização ou projeto estão relacionadas aos conceitos de
eficácia, eficiência e efetividade. Estes conceitos são independentes entre si,
ou seja, é possível alcançar cada um deles sem alcançar também os outros. O
ideal, entretanto, é alcançar os três.
De acordo com a efetividade do
processo, podemos obter valores produtivos que possuem a similaridade com o da
eficiência de acordo com a relação entre o resultado obtido e o esforço
dispendido. Sendo assim, quanto menor o esforço, o custo ou a quantidade de
recursos dispendidos para alcançar um mesmo resultado, maior a produtividade e
a efetividade e, quanto melhor a qualidade, o volume ou o valor do resultado
alcançado com o mesmo custo, maior a produtividade.
Em uma conclusão
simples, eficácia é a capacidade de realizar objetivos, eficiência é
utilizar produtivamente os recursos e efetividade é realizar a coisa certa para
transformar a situação existente. É através dessas definições que podemos
concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com
sucesso ou se há algo que deve ser transformado.
Gustavo Henrique Carles