Ninguém é autossuficiente, ninguém consegue progredir
profissionalmente se não for capaz de conviver em sociedade de forma harmônica,
e trabalhar em conjunto com outras pessoas.
Qualquer ser humano seria incapaz de levar uma vida saudável
sem se relacionar com outras pessoas; o isolamento total ou mesmo parcial
da sociedade seria extremamente danoso a qualquer um.
Na vida profissional o mesmo ocorre, e de forma muito mais
acentuada: nós temos que lidar com várias situações que exigem grande empenho e
que na grande maioria das vezes não conseguimos resolver sozinhos, e precisamos
de ajuda.
O fato é que nem sempre sabemos com qual pessoa precisamos
exatamente nos relacionar, mas temos certeza absoluta de que precisamos de
alguém. Buscamos então nos fortalecer de forma mútua, tanto em família, quanto
na vida profissional. A esse magnífico processo de auto fortalecimento
damos o nome de networking.
A palavra networking é a união dos termos em
inglês "net", que significa rede e "working", que
é trabalhando. O termo, em sua forma resumida, significa que quanto maior
for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade de essa pessoa
conseguir uma boa colocação profissional. (Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Networking).
A meu ver networking é:
O processo deliberado e sistemático de desenvolver e
cultivar relacionamentos baseados no benefício mútuo em torno do bem coletivo.
Alguns desses relacionamentos são com pessoas dentro da
organização e outros, com pessoas fora da organização. Alguns deles baseiam-se
em vínculos organizacionais formais como aqueles com chefes diretos,
subordinados, colegas e clientes. Outros se baseiam em vínculos informais
tais como aqueles com pessoas de outros departamentos e pessoas que você
encontra em reuniões profissionais, eventos sociais, clubes, reuniões do
Rotary, Lions, Maçonaria, associações comerciais de diversos segmentos, etc.
Alguns são relacionamentos próximos com pessoas com quem
você interage frequentemente e trazem apoio emocional, bem como instrumental.
Outros são baseados em pouco mais que cartões de visitas...
Todos esses relacionamentos podem contribuir para a sua
eficácia profissional, seu progresso de carreira e seu bem-estar
psicológico.
COMO VAI O SEU NETWORK?
Quantas pessoas você conhece que sabem que podem contar com
você quando for preciso? Elas realmente estão certas, ou “na hora H” você irá
sair pela tangente e recusar-lhes um favor que está ao seu alcance, e que exige
pouco esforço da sua parte?
Quantas pessoas que você conhece estão aptas e dispostas a
ajudá-lo quando for necessário e farão isso de bom grado?
Será que você realmente possui network? Ou você apenas
recorre àqueles velhos conhecidos (com quem você não fala há muito tempo)
apenas quando está com a “corda no pescoço”?
Criar e manter um network fiel é o resultado de
uma vida inteira trabalhando bons relacionamentos, buscando sempre estabelecer
e expandir uma rede de contatos, uma vida inteira indagando o que você pode
fazer pela outra pessoa e se importando com ela.
Possuir um network compreende manter um
relacionamento além dos negócios, significa transcender as relações de compra e
venda e criar amizades verdadeiras que possuam reciprocidade equivalente de
atitudes. Através de suas habilidades de relacionamentos interpessoais
você pode criar uma rede de contatos que sempre que possível irá ajudá-lo, seja
com ações ou informações.
Mas como primeiro passo o que você deve fazer é sempre
manter o contato ativo e estar disposto a colaborar com o que for preciso e
estiver ao seu alcance.
Somente ter talento e grandes habilidades não será
suficiente para garantir sua sobrevivência no atual mercado de trabalho se você
não souber como e para quem vendê-los.
Buscar novas informações, participar de cursos e realizar
treinamentos é vital para aprimorar qualidades profissionais. Porém, colocá-las
em prática sem que haja alguém para admirá-las, e sem colocá-lo em evidência,
não irá ge-ar grandes resultados, e novas oportunidades irão depender da sorte
e do acaso para surgirem. Esperar por isso pode ser muito perigoso para sua
carreira e sua empresa.
Não se apoie na política da empresa. Pensar que porque você
tem 20 anos de casa demiti-lo trará grandes prejuízos à companhia é um grande
equívoco.
Substituí-lo por alguém que possua excelente comunicação,
carisma, bons relacionamentos, um interessante mailing de clientes, e
principalmente uma forte rede de contatos, além de indicado à diretoria com
ótimas referências, pode cobrir todos os gastos gerados pela sua demissão e,
além do mais, resultar em lucros muito maiores.
Você pode ser confiante, confiável, leal, competente, bem
instruído e muito bem treinado, porém somente isto não será suficiente. Se você
pretende se manter e crescer no mercado, irá precisar de muito mais. Você irá
precisar de uma rede de contatos, de um verdadeiro e muito eficaz network que
irá ajudá-lo a resolver desde pequenos problemas do cotidiano até a triunfar
perante os grandes desafios que lhe são impostos.
Sua rede pode lhe fazer propostas, fornecer indicações,
recomendar um treinamento, fornecer estadia em outra cidade, estado ou país;
prestar auxílio financeiro, entretenimento, ou simplesmente lhe dar uma carona
para o trabalho em um dia de chuva.
Sem os infinitos recursos favoráveis que uma rede pode
proporcionar a você, se tornará muito mais difícil e complicado encontrar um
cliente, fazer um novo contato, conseguir um emprego, encontrar um bom médico,
trocar de carro, ou mesmo fechar aquela mega proposta que é muito importante
para a empresa, e pode alavancar sua carreira profissional de forma
praticamente imensurável.