1. Seja honesto, honrado e digno em qualquer situação;
2. Nunca faça algo que você não possa assumir perante sua
equipe, seus superiores, seus subordinados ou o público;
3. Seja humilde, tolerante, flexível e disposto
a ouvir críticas e sugestões;
4. Críticas e repreensões devem ser feitos primeiro à pessoa
a quem se referem, cara a cara. Se houver o dever de levá-los a mais alguém,
que não seja pelas costas;
5. A privacidade do colega, do cliente e de todos os demais
é inviolável. Independentemente de questões de propriedade corporativa, mexer
na mesa, gaveta, informações ou documentos alheios exige autorização (de norma
ou da pessoa envolvida) em qualquer circunstância;
6. Em ações e discussões internas, assuma sempre seus
valores e princípios e as consequências dos atos a que eles conduzirem, mesmo
que isso signifique ficar contra a maioria – mas jamais procure obstruir o
direito de expressão e voto no posicionamento alheio;
7. Fique longe de fofocas e comentários maldosos, mesmo que
pareçam fazer parte da cultura do grupo. Muitas vezes, o simples fato
de dar ouvido a elas pode ser suficiente para identificá-lo com o
rótulo de fofoqueiro;
8. A relação hierárquica e de equipe não deve considerar
amizades nem antipatias. O subordinado amigo deve ao seu chefe o
mesmo tratamento que os demais, e o chefe amigo precisa cuidar para jamais privilegiar
o subordinado que lhe é próximo. Da mesma forma, antipatias pessoais não têm
espaço no ambiente profissional. Reserve-as para seu íntimo e procure
oportunidades para superá-la. No trabalho, trate o colega com o respeito comum,
mantenha distância se possível, e não comente com outros a antipatia que sente;
9. Sempre dê crédito a quem merece, sem jamais aceitar
elogios ou recompensas pelo mérito alheio;
10. Ao errar, reconheça, sem exageros. A atitude esperada é
“não foi um erro intencional, vou providenciar para que não ocorra de novo e
vou remediar o acontecido”.
Fonte: Blog CMMI