Liderar nos dias de hoje é uma tarefa complexa, pois o líder
atual necessita não só de habilidades técnicas para gerir colaboradores e
equipes, mas também da capacidade de desenvolver seus liderados, atendendo
expectativas pessoais e profissionais, alinhando com os interesses das
organizações.
Profissionais inspiradores, motivadores, flexíveis, bons
comunicadores, gerenciadores de conflitos, planejadores, estrategistas e sobre
tudo desenvolvedores, são as particularidades encontradas em um bom líder, que
deve saber conduzir, orientar e levar os colaboradores e equipes a
desempenharem suas funções e alcançar os resultados esperados.
O Coaching é o método que auxilia líderes a potencializarem
suas habilidades e capacidades em gerir e desenvolver pessoas, de modo a
motivar constantemente seus colaboradores, e também visa à aceleração de
resultados. Ao adotar a cultura de Coaching nas organizações, principalmente
nas lideranças os processos de trabalho serão maximizados, pois o líder vai apresentar
aos seus colaboradores uma visão ampla das atividades, delegar
responsabilidades, motivá-los e conduzi-los, atingindo assim os resultados
esperados em um curto espaço de tempo, atendendo tanto expectativas pessoais
como profissionais.
Algumas dicas para liderar uma equipe:
Não seja muito formal, alivie as tensões do ambiente de
trabalho, faça reuniões e encontros menos formais;
Elimine as burocracias, avalie tudo o que pode ser melhorado
ou eliminado e agilize os processos de decisão;
Seja realista, encare as coisas de maneira imparcial, e
considere todas as alternativas;
Seja simples, simplifique os processos de trabalho, ouça as
opiniões dos colaboradores;
Encare as mudanças como oportunidades, aprendendo a lidar
com o novo, estimulando a capacidade de antecipação e preparando sua equipe e
colaboradores;
Desafie as tradições, descubra por que as coisas funcionam
daquela forma na empresa, estimule os colegas a darem sugestões, não tenha
medo;
Motive-os, demonstre como os esforços de cada colaborador
estão ajudando a empresa, envie agradecimentos por e-mail para clientes e
liderados;
Estimule as ideias, recompense as melhores e aposte em
treinamentos contínuos, tanto técnico como de desenvolvimento humano;
Arrisque, não tenha medo de errar, dedique-se;
Gerencie menos, delegue a cada colaborador sua
responsabilidade e deixe que ele desempenhe a atividade;
Envolva todos, seja participativo e estimule a participação
de todos os envolvidos no processo;
Seja organizado, faça listas, use agenda, desenvolva planos
de ação com objetivos, metas e prazos;
Tome decisões rápidas, não hesite ao tomar uma decisão, seja
rápido e agilize os processos;
Prime pela qualidade;
Dê feedback, é de suma importância que colaboradores e
equipes, tenham ciência dos resultados dos projetos, dos pontos fortes e dos
pontos a serem melhorados para as próximas atividades;
E por último, mas não menos importante, celebre cada
conquista com sua equipe.