CONCEITO
A importância da estratégia
Estratégia é uma palavra de origem grega, e se refere à arte
militar de organizar e planejar o uso das forças num combate.
Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, estratégia é “arte de
coordenar a ação das forças militares, políticas, econômicas e morais
implicadas na condução de um conflito ou na preparação da defesa de uma nação
ou comunidade de nações”.
Além da aplicação militar, a estratégia está presente no mundo empresarial, nas
organizações públicas e sem fins lucrativos, fazendo parte de todo o sistema de
atividades da organização.
Segundo Michael Porter, um grande especialista no tema, a estratégia é a escolha
de um posicionamento de mercado diferenciado, é a escolha do que fazer, mas
principalmente do que não fazer, proporcionando foco.
Poderíamos dizer que estratégia trata da articulação de todos os recursos de
uma organização para o alcance de sua Visão de Futuro e do cumprimento de sua
Missão.
O desafio de gerir e implementar a estratégia
Assim como qualquer outra organização, o grande desafio do
Ministério Público do Mato Grosso do Sul está na efetiva implementação dessa
estratégia.
Segundo uma pesquisa de um livro: “Balanced Scorecard step-by-step” – Niven,
Paul R. (Adaptado de Kaplan & Norton), apenas 10% das empresas executam
suas estratégias e 85% dos altos executivos gastam menos de uma hora por mês
com a gestão estratégica.
O fato é que, não necessariamente, a estratégia previamente pensada é
efetivamente implementada.
Para estabelecer uma sistemática de Gestão Estratégica
adequada ao Ministério Público do Mato Grosso do Sul, a solução encontrada foi
a utilização da ferramenta de gestão chamada Balanced Scorecard - BSC.
Para entender o projeto do BSC no MPMS é importante entender a metodologia que
permitiu a sua estruturação.
O Balanced Scorecard BSC
Utilizamos uma metodologia chamada Balanced Scorecard (BSC),
um modelo de gestão estratégica, criado por Robert Kaplan, professor da Harvard
Business School e David Norton, consultor de empresas.
Esse modelo de gestão comunica a estratégia de maneira clara e alinhada em toda
a organização, fazendo com que todos estejam voltados à mesma visão de futuro e
permitindo o seu gerenciamento de forma sistemática.
Conceito: O BSC, muito mais que um conjunto de indicadores balanceados, é um
modelo que auxilia o monitoramento do progresso das organizações rumo à visão
de futuro e às suas metas de longo prazo, a partir da tradução desta estratégia
em objetivos, indicadores, metas e projetos estratégicos, garantindo uma gestão
estratégica eficiente e eficaz.
O BSC tem se mostrado, em organizações com as melhores práticas, um conceito
muito efetivo. Além de levar a estratégia até sua operacionalização, garante
foco em reuniões de gestão estratégica e - aumenta significativamente a
velocidade e acurácia na comunicação e tomada de decisão estratégica.
Existem alguns elementos básicos que compões o BSC:
- Mapa estratégico;
- Indicadores de desempenho da estratégia;
- Metas de longo prazo desdobradas no curto prazo;
- Projetos Estratégicos.
Mapa Estratégico
O mapa estratégico é a representação gráfica da estratégica. Evidencia os
desafios que a organização terá que superar para concretizar a visão de futuro.
Esses desafios são estruturados na forma de objetivos estratégicos,
inter-relacionados por relações de causa e efeito, permitindo a identificação
dos impactos que um determinado objetivo gera ou recebe, criando uma história
lógica da estratégia.
Indicadores de desempenho
Indicadores de Desempenho são aqueles escolhidos pela administração superior
para medir o desempenho da estratégia e do alcance dos objetivos estratégicos.
É a partir dos indicadores que a organização verifica se a estratégia escolhida
está alcançando os resultados esperados ou se é preciso fazer ajustes para
atingir as metas, os objetivos e a visão de futuro. Indicadores de desempenho
estão, portanto diretamente vinculados aos objetivos estratégicos.
Metas
As metas representam o valor numérico do indicador no futuro, ou seja, a
expectativa de desempenho esperada para um determinado indicador. No BSC, as
metas de longo prazo definem o desempenho esperado para um determinado
indicador no mesmo horizonte de tempo da estratégia.
Projetos estratégicos
Projetos estratégicos são as ferramentas, as ações concretas, que ajudam a
organização a atingir os desafios estratégicos impostos pelas metas. São os
programas, iniciativas ou ações de intervenção que estão diretamente associados
a uma estratégia por meio de um objetivo estratégico.
Ou seja:
Os objetivos definem os desafios;
- Os indicadores representam como esses desafios podem ser medidos e
monitorados;
- As metas definem o tamanho ou complexidade desse desafio
no tempo e os projetos estratégicos formam o conjunto de soluções para eliminar
a lacuna entre o desempenho atual e a expectativa futura de desempenho.
Modelo de Gestão
Além da concepção da estratégia, é preciso criar um modelo de Gestão
Estratégica que estabeleça um processo de acompanhamento sistemático com vistas
à sua implementação e, se necessário, seja revisada para a melhor consecução da
visão de futuro.
ESTRATÉGIA
O que é Estratégia
Existem diversas definições para estratégia, porém sempre que falamos de
estratégia estamos tratando de escolhas. A estratégia faz parte de nosso
cotidiano, pois lidamos com escolhas todos os dias em nossas vidas: onde morar,
onde estudar, que caminho tomar para evitar o trânsito, que compromisso
priorizar.
O termo estratégia tem sua origem militar na Grécia antiga: “strategos” cargo
do comandante de uma armada, o cargo ou a dignidade de uma espécie de ministro
da guerra na antiga Atenas.
Segundo Michael Porter (artigo “What is strategy?” (O que é
Estratégia?) na Harvard Business Review em 1996), estratégia:
- É a criação de um posicionamento de valor único;
- É a realização de atividades diferentes, ou, de atividades semelhantes
realizadas de forma diferente;
- Especifica o que a organização faz e o que não faz.
A estratégia que é efetivamente realizada é na verdade a combinação do que foi
pretendido ou originalmente concebido, com novas estratégias ou estratégias
emergentes.
GESTÃO
ESTRATÉGICA
A importância da Gestão Estratégica - Ciclo de Gestão Estratégica
Tão importante quanto à formulação da estratégia é à implementação e
à revisão periódicadessa estratégia. Esses três passos compõem um ciclo de
Gestão Estratégica.
Conceito: Gestão Estratégica é fazer com que a estratégia da organização seja
acompanhada, analisada e realinhada de forma sistemática através de um processo
eficaz, utilizando-se de reuniões com foco na tomada de decisão, tendo como
ponto central, a estratégia da organização.
Fonte: 3GEN Gestão Estratégica
Esse ciclo é composto por quatro etapas:
- Análise do Ambiente de Negócios:
O mercado é pesquisado, buscando referências a respeito de concorrentes, normas
governamentais, dados macroeconômicos, entre outros. Entre as mais utilizadas
estão Matriz SWOT, que estuda a competitividade de uma organização segundo
quatro variáveis: Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities
(oportunidades) e Threats (ameaças) e as 5 Forças de Porter, onde a proposta é
analisar a competitividade de um setor, por meio das seguintes forças:
competidores, novos entrantes, substitutos, compradores e fornecedores.
- Formulação: Nesta etapa é desenhada a estratégia da organização. A
missão, a visão, o posicionamento mercadológico e as principais diretrizes da
organização são concebidas ou revisadas, quando cabível. Com base nas análises
realizadas, pode- se traçar as principais diretrizes estratégicas e os
objetivos. É durante esta fase de formulação que se decide o “caminho a ser
seguido”.
- Implementação: A estratégia é colocada em prática. Para tanto, é preciso
que os funcionários entendam a estratégia e o seu papel para operacionalizá-la
por meio da execução de projetos e processos.
- Avaliação e Aprendizado: É o momento de verificar o que funcionou, o que
deu errado e analisar as causas. Nessa hora é que são feitas as revisões de
rumo necessárias, para que se inicie então um novo ciclo.
Existem alguns pontos que são orientadores da estratégia da organização,
definindo as condições de contorno do negócio e o rumo principal para onde ele
deve caminhar. Normalmente são definidos pela alta administração da
organização.
São eles:
Fonte: 3GEN Gestão Estratégica
- Missão: É a declaração dos propósitos da organização. É perene e
delimita o contorno daquela organização, deixando claro o que faz e para quem.
- Valores: Assim como a missão são perenes. Os valores definem as crenças
e as convicções com as quais aquela organização opera.
- Visão: Define onde a organização quer estar em um determinado horizonte
de tempo, normalmente em 5, 10 anos. É o grande norteador da estratégia da
organização.
- A Estratégia baseia-se nessas premissas e
também é definida pela administração superior.
A estratégia é executada por meio de processos ou projetos, pelos funcionários
da organização, que, se não estiverem cientes dos rumos, propósitos, dos
grandes objetivos da organização e não entenderem como essas premissas se
encaixam no seu dia a dia, podem não executar os processos ou projetos da
melhor forma para o alcance da visão de futuro da organização.
Organizações que se orientaram para a estratégia, colocando a estratégia no
centro das decisões, e que tiveram sucesso ao longo dessa jornada, devem
trabalhar nos 6 vetores, sendo eles:
Fonte: 3GEN Gestão Estratégica