“O objetivo da Wal-Mart é ter um serviço ao
cliente que não
seja apenas o melhor, mas lendário.”
Sam Walton, fundador da
Wal-Mart
Com a evolução da sociedade pós-industrial, a administração de serviços ganhou
atenção das empresas por se apresentar como um grande diferencial competitivo.
Em tempos de qualidade total e eficiência operacional, nota-se uma semelhança
muito grande entre os produtos, todos com certificado de qualidade padronizado,
se os produtos são tão semelhantes, onde estará a vantagem competitiva de uma
empresa? A resposta para essa dúvida está na administração de serviços.
Gianesi (1994) destaca sete fatores que propiciam o aumento da demanda por
serviços:
1- Desejo de melhor qualidade de vida;
2- mais tempo de lazer;
3- a urbanização, tornando necessários alguns serviços (como segurança, por
exemplo);
4- mudanças demográficas que aumentam a quantidade de crianças e/ ou idosos, os
quais consomem maior variedade de serviços;
5- mudanças socioeconômicas como o aumento da participação da mulher no
trabalho remunerado e pressões sobre o tempo pessoal;
6- aumento da sofisticação dos consumidores, levando a necessidades mais amplas
de serviços;
7- mudanças tecnológicas (como o avanço dos computadores e das
telecomunicações) que têm aumentado a qualidade dos serviços, ou ainda criado
serviços completamente novos. (Gianesi, 1994, p. 17)
Os serviços possuem uma interatividade maior com os clientes, enquanto os
produtos localizam sua interatividade nas empresas. Por sua proximidade com os
clientes, os serviços hoje são considerados os maiores responsáveis pela
conquista e fidelização dos clientes.
Gianesi (1994) destaca três papéis dos serviços na indústria: Diferencial
competitivo; suporte às atividades de manufatura; e geradores de lucro. O
serviço agregado ao produto adiciona valor á oferta final, o que significa diferencial
competitivo para as empresas e seus produtos. As atividades de produção existem
dentro de um sistema composto por subsistemas, vários desses subsistemas são
compostos por serviços que dão suporte à atividade de manufatura da empresa
(administração financeira, administração de recursos humanos, etc.). Algumas
empresas descobriram que seu verdadeiro foco está nos serviços, essas empresas
usam de produtos para vender seus serviços que geram a maior rentabilidade,
ex.: Operadoras de telefonia móvel.
A gestão de serviços poder ser caracterizada pela presença e participação do
cliente, produção e consumo simultâneos (impossibilidade de estocar serviços) e
intangibilidade. Gianesi (1994) classifica os processos de serviço como
serviços profissionais (consultorias especializadas, consultórios médicos,
escritórios de advocacia), loja de serviços (restaurantes, agências de viagens,
postos de gasolina) e serviços de massa (estádios de futebol, grandes
hipermercados).
O papel da administração de serviços em uma empresa de manufatura é de planejar
propostas de serviços de forma a agregar valor aos produtos comercializados,
objetivando a vantagem competitiva da empresa perante suas concorrentes. Em
empresas de serviços, seu papel passa a tomar parte na estratégia da empresa,
na produção e controle da qualidade, satisfação e fidelização de seus serviços,
garantindo o crescimento sustentando através da comercialização constante dos
serviços.
Referências:
GIANESI, Irineu G. N.; CORRÊA, Henrique L. Administração estratégica de serviços. São Paulo: Atlas, 1994.