As redes sociais cresceram muito nos últimos 5 anos, tanto
em quantidade de sites de relacionamento como em número de usuários. Mas é
importante tomar cuidado com o que é postado nas redes sociais, pois toda essa
facilidade em expor suas opiniões e pensamentos na internet também contribui
para que sua vida pessoal e profissional seja divulgada em excesso e isso possa
prejudicá-lo de alguma forma. Pensando nisso, trouxe uma pesquisa publicada na
edição de Fevereiro/2015, na Revista Você S/A, com dicas de como se preservar
ao usar as redes sociais:
”Muita gente perde o controle porque embarca no que John Suler, professor
da Universidade de Rider, em Nova Jersey, apelidou de “efeito da desinibição
online”, que consiste na impressão de que estar atrás de uma tela significa o
anonimato”. A falsa proteção aumenta a vontade de se expressar e instiga a
agressividade.
Como as redes funcionam como uma vitrine, esse impulso comunicativo pode
manchar a reputação na vida profissional. Engana-se quem pensa que os
recrutadores ignoram os perfis sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.
Segundo um estudo do CareerBuilder, site americano de recrutamento, 51% dos
2.138 empregadores entrevistados desistem de contratar um candidato após
verificar suas postagens.
Mesmo quem não está atrás de emprego deve tomar cuidado: chefes e colegas
observam como andam as publicações alheias. 'Uma atitude inflexível em uma
discussão online passa a imagem de um profissional que não sabe trabalhar em
equipe', diz Luís Testa, da Catho, site de recrutamento, de São Paulo.
Para não cair em armadilhas e correr o risco de virar meme, siga as regras para
preservar (e melhorar) sua imagem virtual.
1- Use ferramentas de privacidade
A lista de amigos não é homogênea: tem chefes, ex-chefes, colegas e pessoas
mais íntimas. Cada grupo pede um tipo diferente de mensagem. O Facebook cria
filtros e listas que podem ser aplicados nos posts. Isso permite que alguém
selecione só os amigos para compartilhar a foto do Réveillon, e só os colegas
quando quiser postar um texto corporativo.
2 - Pense antes de publicar
As linhas do tempo são lotadas de informações. Mas nem todas foram revisadas
antes de ser publicadas. A consequência? Posts com informações falsas e erros
de português. 'Não é porque a internet é veloz que temos de nos
posicionar com a mesma rapidez', diz Bia Granja, do site Youpix, especializado
em internet.
3- Reclame na medida
As redes sociais viraram um grande SAC da vida, com gente que usa os perfis só
para desabafar. Reclamar de vez em quando é normal, mas ser resmungão transmite
uma imagem ruim. 'Nenhum recrutador verá com bons olhos uma pessoa que está o
tempo todo insatisfeita com tudo', diz Ana Luiza Mano, fundadora do grupo
Psicólogos da Internet, de São Paulo.
4- Diminua a ostentação
Há a impressão de que, na internet, todo mundo é feliz e só faz coisas
incríveis. Postar imagens de viagens, restaurantes, sapatos novos e festas em
excesso passa a impressão de ostentação.
O marketing pessoal exagerado não cola. Profissionais que se autopromovem assim
dão a entender que não assumem falhas.
5 - Pegue leve nas críticas às empresas
Todo cliente lesado por algum serviço ou produto tem o direito de ficar bravo e
reclamar. Desde que seja no lugar certo. Melhor falar sobre o problema com a
empresa ou em sites voltados para reclamações.
Por mais que esteja irritado, mantenha a cordialidade: pode ser que, daqui a um
tempo, você pleiteie uma vaga na empresa com a qual brigou.
6- Lembre-se que a zoeira tem limites
Até os mais bem-humorados precisam ter noção. Às vezes, uma piada pode ofender,
mesmo que essa não tenha sido a intenção. Avalie o tom do post e nunca faça
comentários ofensivos disfarçados de piadas.
Brincar com as minorias está fora de cogitação: as empresas valorizam quem sabe
lidar com a diversidade.
7 - Analise as redes
Cada rede tem um perfil específico que deve ser levado em conta. Não pega bem
postar convite para seu aniversário no LinkedIn ou compartilhar seu currículo
no Facebook.
8 - Publique com moderação
Crie uma rotina para seus posts e uma frequência tolerável para se expor
online. Quem escreve demais parece que está viciado, comportamento que pode
prejudicar a produtividade e ser malvisto pelos chefes.
9 -Seja coerente
As redes sociais devem refletir quem você é na vida real. Não adianta se
esconder atrás da tela e criar uma imagem diferente da mostrada no trabalho.
As pessoas percebem a incoerência e ficam em dúvida sobre a personalidade.
Preste atenção também nos seus contatos: não adianta tomar cuidado com o perfil
se todos os seus amigos parecem ser exatamente o contrário de quem você é.
10 - Saiba que o anonimato é lenda
Antes de publicar qualquer coisa, imagine se teria coragem de dizer aquilo
pessoalmente, sem se envergonhar ou se arrepender no futuro. Na dúvida, apague
o que escreveu. Essa atitude demonstra maturidade e o entendimento de que nem
tudo precisa ser compartilhado.
11 - Controle as emoções
Todo mundo perde a cabeça e fala bobagem. Só que na internet o escorregão, às
vezes, fica imortalizado. Respire fundo antes de se manifestar. Responder com
classe a uma provocação impressiona os chefes, pois significa inteligência
emocional.
12 - Evite falar sobre sua empresa
Se estiver com um problema no seu trabalho, não espalhe nas redes. Fazer isso
não soluciona nada e só gera mal-estar, além de mostrar que o profissional não
tem maturidade para chamar o chefe para conversar e tentar resolver a
questão.
13- Cuidado com a linguagem
Vários mal-entendidos ocorrem porque as palavras para certos posts não foram
bem escolhidas e possuem um tom indelicado ou irritado. Evite caixas altas, por
exemplo, que são consideradas gritos na internet.
14 - Mantenha a discrição
Se a discussão com um de seus contatos ficar mais séria, opte por uma conversa
particular para evitar a exposição de seus problemas ou pontos de vista
polêmicos. Discrição na hora de resolver pendências é uma competência essencial
em momentos de crise.
15- Leia a política de privacidade
As empresas têm regras claras para o uso das redes sociais no ambiente
corporativo. Descobrir qual é o código de conduta adotado pelo local onde
trabalha minimiza erros, como compartilhamento de informações sigilosas.
16 - Saia da bolha
A dinâmica das redes contribui para que apenas conteúdo parecido com o que você
posta apareça na linha do tempo. Isso colabora para que as pessoas ignorem que
existem opiniões e assuntos diferentes.
É importante dar valor a informações que não fazem parte do dia a dia."
Claro que todas essas dicas são sugestões para que seu networking seja
diversificado, sem prejudicá-lo de alguma forma.
Fonte: Pesquisa publicada por Luciana Lima, para Você S/A, Ed. Fev/2015: http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/199/noticias/16-dicas-para-nao-queimar-sua-imagem-na-internet. Acesso em 09/03/2015.