Você sabe o que é um plano de carreira e a importância das
empresas desenvolverem políticas sérias relacionadas a esse tema? Para explicar
melhor o especialista em Recursos Humanos, Celso Bazzola, diretor executivo da
Bazz Estratégia e Operação de RH, apontou as principais questões relacionadas
ao tema:
Definição de plano de carreira
É a forma de organizar e identificar a sequência que
profissionais pode percorrer dentro de uma organização, seja ela de forma
vertical como horizontal, por meio de sua evolução técnica e comportamental que
reflita nos resultados da organização. À medida que se inicia um progresso de
carreira, há naturalmente maiores exigências de competências técnicas e
comportamentais para o ocupante, devido ao aumento de complexidade do novo cargo
assumido.
Planejamento necessário
Para que uma política de plano de carreiras atinja seus
objetivos, é necessário um ótimo planejamento estratégico na gestão de pessoas,
para tanto, Bazzola sugere os seguintes passos:
1. Mapear de forma genérica os cargos e suas competências de acordo com as
características de seu negócio;
2. Avaliar o potencial de mercado e sua capacidade econômica de suportar
custos;
3. Desenvolver uma política de remuneração estruturando o plano de cargos e
salários consistente;
4. Realizar sempre que possível benchmarking com empresas cuja estrutura e
objetivos sejam semelhantes;
5. Investir e incentivar o autodesenvolvimento de seus colaboradores;
6. Promover treinamentos internos que impactam nos resultados da empresa, isto
é, no que realmente fará a diferença para ambos sinalizando quais os
conhecimentos necessários para se assumir o cargo.
Benefícios da implantação
Esse método estimula o autodesenvolvimento profissional o que
gera motivação para os colaboradores, além de ser uma ferramenta importante de
retenção e atração de talentos, pois seus critérios apontam de forma clara os
requisitos necessários para que o profissional assuma nova responsabilidade,
para tanto as empresas devem mapear as competências profissionais de cada cargo,
dando uma visão clara do que se espera tornando o time mais qualificado em
busca dos resultados organizacionais.
Dificuldades encontradas
O especialista cita alguns pontos que dificultam a implantação
de um plano de carreira:
- Falta de uma política consolidada de Gestão de Pessoas;
- A cultura e visão empresarial conservadora e que não tem visão de retenção e
atração de talentos;
- A estrutura econômica da empresa e o quanto ela tem potencial de
investimento;
- A falta de planejamento para o crescimento;
- Não definição de metas claras e de objetivos a serem alcançados.
Pois, para que se desenvolva carreira, seja ela vertical ou
horizontal, a empresa deve ter conhecimento de seu potencial de mercado,
mapeando os impactos que um turnover poderá causar em seus resultados. Quando
não há um desenvolvimento estratégico na gestão de pessoas, as organizações
acabam criando cargos e planos de remuneração desnecessários dentro da
estrutura, simplesmente na tentativa de reter um profissional, porém essa ação
é temporária e de curta duração.
O sucesso de um plano de carreira está ligado diretamente à
estratégia empresarial, ou seja, atuação de mercado, capacidade financeira e
visão de médio a longo prazo, além de criar critérios que suportem a evolução
profissional e consequentemente a permanência de profissionais motivados por um
tempo maior na empresa, sem que impacte no potencial econômico da mesma.
Celso Bazzola ainda afirma que um plano de carreira é benéfico
não só para os resultados da empresa, como para o aumento de qualidade de
nossos profissionais, pois ela remete estes a se desenvolverem e buscarem novos
conhecimentos técnicos e posturas comportamentais o que eleva a cultura
profissional de um país.