Para alguns, o ano começou a todo vapor. Tenho amigos que decidiram
"largar tudo" e fazer intercâmbio na Austrália, outros resolveram
focar e estudar para concurso público e outros resolveram mudar de
emprego.
Particularmente sou a favor da mudança. “Há um tempo em
que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e
esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares" Disse
Fernando Pessoa para depois admitir que chega um determinado momento que "se
não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”.
Mudança é, sem dúvida, o que nos move, o que nos instiga, o
que nos faz acordar todos e acreditar que o hoje vai ser diferente, que será
possível fazer a diferença.
E para aqueles que iniciam um novo momento profissional,
compartilho algumas dicas do site Portal Trainee sobre como se
adaptar a este novo cenário.
Desejo aos meus corajosos e ousados amigos muito sucesso em
sua nova jornada.
Regra nº 1: ouvir e observar
O melhor conselho relacionadas com a carreira que já recebi
veio de meu ex-chefe no meu primeiro dia de trabalho. Ela me disse para ouvir e
observar antes de sugerir qualquer alteração. Eu levei esse conselho e tenho
usado em outras situações, tanto dentro como fora do local de trabalho.
Embora a inovação seja coisa boa, é importante estar atento
a dinâmica do local de trabalho. Se você está entrando em um ambiente em que as
rotinas já estão no lugar, um recém-chegado entrando e falando sobre “melhores
maneiras” de fazer as coisas, será muitas vezes recebido com reações negativas.
Por quê? Em primeiro lugar, você não sabe nada sobre a razão do está sendo
feito. Em segundo lugar, você ainda não ganhou a confiança de seus colegas de
trabalho. Finalmente, as pessoas, por natureza, são ameaçadas pela mudança.
Ao ouvir e observar, você vai ganhar muito. Você vai
aprender sobre o ambiente do qual você é agora faz parte. Você vai descobrir
mais sobre as pessoas que estão trabalhando. Você pode ajudá-las sem querer
passar sobre o trabalho dos colegas. Aprenda com experiência coletiva.
Regra nº 2: Cuidado com o “fofoqueiro do escritório”
Cada escritório tem um. Uma vez que eu descrevê-lo você vai
saber exatamente de quem eu quero dizer. O “fofoqueiro do escritório” é aquele
que chega até você em seu primeiro dia e diz várias coisas sobre o chefe, sobre
os demais colegas, sobre o ambiente de trabalho, ou seja, conhece e tem
opiniões sobre tudo e todos. O “fofoqueiro do escritório” é aquele que cria
problemas e depois finge que não tem nada a ver com isso.
Ouça o que essa pessoa lhe diz, mas não comente. Pode ser
verdade o que ele diz, mas pode haver muito exagerados. Tenha em mente, a
pessoa que fala sobre os outros em breve falará de você.
Regra nº 3: Aprimore seu comportamento
Isto me faz lembrar de uma candidata numa entrevista de
emprego. No meio da entrevista, esta mulher enfiou a mão na bolsa e tirou um
celular. Ela deslizou por algumas telas como se estivesse checando seu e-mail
ou coisa do tipo. Em uma entrevista e no local de trabalho, é importante
lembrar das etiquetas e bons comportamentos.
As pessoas podem não se lembrar de seu bom comportamento,
mas certamente vão lembra-se do seu comportamento inadequado. Evite fazer
piadas sobre seus colegas, especialmente com aquele na o qual você não está
familiarizado. Você não conhece a personalidade dos seus colegas de trabalho
bem o suficiente para saber que as reações essas piadas e histórias vão gerar.
Não use e-mail da empresa para enviar piadas ou conteúdos
impróprios para seus amigos – eles podem facilmente acabar em mãos erradas.
Imagine este e-mail chegando ao diretor com seu nome aparecendo como remetente
inicial!
Regra nº 4: Mantenha o seu ouvido sempre atento
É importante prestar atenção ao que está sendo dito. Você
pode obter informações valiosas sobre a dinâmica do escritório, personalidades dos
colegas de trabalho, e sobre como destacar-se como um bom colaborador.
Isto é especialmente importante quando você é novo.
Você não quer começar a sua carreira com a reputação de ser
sujeito de difícil relacionamento. e lembre-se de manter-se ético, cordial e
participativo sempre. Sua reputação irá segui-lo pelos os próximos anos.