O uso das
tecnologias, a globalização e a complexidade da gestão evoluíram a atuação da
secretária. A profissão está regulamentada há 25 anos;
Os profissionais
adquiriram maturidade,inovaram em sua prática e hoje possuem know-how para os
novos horizontes: secretariado, assessoria, consultoria, cogestão e
empreendedorismo.
Chussy Karlla
Antunes
A secretária
evoluiu de papel e hoje ela vai além de seus requisitos básicos (post sobre “As
funções básicas de uma secretária executiva”: http://migre.me/p1Wf4), isto
é, hoje ela é considerada o braço direito de grandes líderes do mercado, bem
como garante a sua participação direta ou indiretamente nos processos
decisórios que se faz dentro do ambiente corporativo.
Dizem que por
trás de um grande homem, sempre existe uma grande mulher. Essa frase se aplica
perfeitamente na relação profissional entre secretária e executivo, pois
além da secretária facilitar (e muito) a vida do executivo, ela também tem a
capacidade de liderar diversos assuntos em sua ausência, contribuindo
diretamente com os objetivos, metas e consequentemente, com os resultados
propostos pela organização como um todo.
Sendo assim,
podemos concluir que a Secretária Executiva, dentre suas infinitas funções, é
considerada:
- Agente facilitadora
- Mediadora de conflitos
- Gerente administrativa
- Gestora de resultados, informações e conhecimento
- Centralizadora e Disseminadora de informações
- Intermediadora da comunicação interna, administrativa e mercadológica
- Intermediadora de todos os níveis hierárquicos da empresa (Estratégico, Organizacional e de Infraestrutura)
- Coadjuvante nos processos decisórios
- Empreendedora e Líder
- Gerencia projetos
- Desenvolvedora de novas práticas sustentáveis ao negócio
De acordo
com todas as funções acima apresentadas, ela se torna peça-chave indispensável
na Gestão Organizacional de alta qualidade dentro das empresas. Falando em Gestão,
aproveito para relembrá-los das habilidades necessárias voltadas à este tema,
que encontram-se acima das habilidades técnicas, os quais chamamos de COMPETÊNCIA,
que por sua vez, possui três componentes básicos, isto é, o CHA:
- Conhecimento: é o “saber”
- Habilidades: é o “saber fazer”
- Atitudes: é o “querer”
Para se tornar
uma Grande Secretária Executiva, é necessário primeiramente se especializar o
máximo que puder nas diversas áreas que englobam a prática de secretariado,
pois só com o conhecimento será possível progredir e galgar para
posições mais estratégicas e importantes no mercado de trabalho em rumo ao
sucesso.
E lembre-se
sempre: SUCESSO GERA SUCESSO!