Especialistas
estimam que de 75% dos departamentos de recursos humanos avaliem os candidatos
em processo de contratação, através de buscas na internet. A rede também é
usada para monitorar os já contratados e até os candidatos a alguma promoção
dentro da empresa.
Diante da
realidade atual todos precisam se preocupar com a sua própria marca, ou seja, a
sua imagem. É preciso entender que o seu nome é uma marca e que
consequentemente precisa ser bem cuidado, seja na internet ou não.
Em mundo de
redes sociais digitais, a partir do momento que se posta alguma coisa na rede
não tem mais volta, aquela informação fica registrada. Cada post precisa ser
avaliado antes de ir para rede para que sejam preservados a família, os amigos
e, claro, a sua carreira.
Pessoas que
demonstram que são ligadas a valores positivos, como a família, por exemplo,
ganham ponto na hora da contratação. Por outro lado, se o profissional adota
postura intransigente sobre temas polêmicos, usa linguajar inadequado, escreve
errado, fala mal do chefe, se apresenta em fotos pouco discretas, fica se
metendo em brigas e discussões, ele também será avaliado por estas posturas
antes da contratação.
Para os
candidatos em busca de uma colocação, outra dica é a busca de informações sobre
a empresa na qual se pretende ingressar. Fazer uma busca no Google e nas redes
sociais sobre a empresa que você está se apresentando não custa nada. Tente
conhecer um pouco sobre a organização, quem são seus clientes, como ela atua
qual o perfil de seus colaboradores, enfim, isto é simpático e mostra que você
tem foco. A internet e suas inúmeras ferramentas estão aí, é preciso usar isto
a seu favor.