A dúvida sobre
como se apresentar em uma entrevista de emprego é muito comum entre candidatos
ao primeiro emprego e pessoas com pouca experiência (que não participaram
ou não foram aprovados em muitos processos). Vou destacar os assuntos mais
relevantes para o tema com base em entrevistas, cursos de gestão pessoal e
minha visão como administrador.
Sempre que
pensarmos em entrevistas de emprego devemos nos preocupar com algumas etapas
comuns a todo processo seletivo, nos quais para se ter sucesso é preciso conhecer
a empresa onde quer trabalhar e conhecer a si mesmo. As etapas mais comuns são
os testes de conhecimento, dinâmicas de grupo e a entrevista.
Teste de
conhecimentos
Esses testes
visam avaliar os conhecimentos do candidato sobre temas relevantes para o
exercício da função. Quanto mais técnico o trabalho a ser realizado,
mais exigente será esse teste. Além dos diretamente ligados a função, eles
avaliam os conhecimentos em matemática básica, habilidade com informática
e lógica. O candidato deve dominar tais assuntos, pois são eliminatórios.
Visto que vivemos na era da informação e do conhecimento, esses são
conhecimentos mínimos para exercício de qualquer ofício.
Dinâmica de
grupo
As dinâmicas de
grupo visam avaliar as competências (Conhecimentos, habilidade e atitudes) do
candidato. O candidato deve demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão,
trabalho em equipe, liderança, persuasão, comunicação e relacionamento interpessoal. Além dessas habilidades o candidato deve ter muita
criatividade para resolver os problemas propostos. O candidato que quer
ter sucesso nas entevistas deve se inteirar sobre esses temas e
desenvolver essas habilidades, pois são muito valorizadas pelas
organizações.
Entrevista
Esse é o momento
de colocar os pingos nos is. É o momento de tirar dúvidas sobre horários
de trabalho, remuneração e benefícios. Destacar seu interesse em plano de
carreira é de suma importância, caso tenha intenção de permanecer por muito
tempo na empresa, a fim de ser lembrado nos momentos de seleção interna.
O entrevistador
pode querer saber mais sobre sua formação acadêmica, sua vida pessoal e
seus planos para um prazo de 3, 5 e 10 anos. Pode também testar o quanto
você conhece a empresa e a função a ser desempenhada.
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Tome o cuidado
de não falar demais. Primeiro o entrevistador deve falar e você responder.
Depois você terá um espaço para tirar suas dúvidas. Para faciltar
o entendimento da entrevista segue algumas perguntas frequentes.
Perguntas mais
frequentes
Quais são suas
principais qualidade? E seus defeitos?
Porque você quer
trabalhar em nossa empresa?
Porque a empresa
deve contratá-lo, e não a outro candidato?
Quais são as
suas metas à médio e longo prazo?
Fale-me sobre
você!
O que você faz
nos tempos livres?
Por que você
saiu do seu ultimo emprego?(caso haja)
Prepare-se para
seleção
De posse das
informações anteriores, prepare-se para o processo.
Pesquise sobre a
empresa. Descubra qual é sua missão, visão e valores, quais os seus principais
concorrentes, seu segmento de atuação e como o seu trabalho vai contribuir
para o crescimento da empresa.
Conheça seus
pontos fortes a fracos. Se não souber pergunte a amigos e familiares.
Saiba quais as
atribuições do cargo que vai ocupar, quais habilidades e conhecimentos deve
ter, e caso tenha essas habilidades e conhecimentos, revise-os, caso contrário
procure desenvolver o que lhe falta.
Toda essa
preparação, no sentido de conhecer a si mesmo e a empresa em que deseja
trabalhar, vai contribuir para seu sucesso em cada etapa do processo. Você
vai se sair cada vez melhor, quanto mais entrevistas participar e conhecer
o processo.
"O sucesso
nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a
um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no
mínimo fará coisas admiráveis."