Para boa parte das pessoas, a segunda-feira é o pior dia da
semana, pois significa voltar a uma rotina de trabalho muitas vezes enfadonha
ou emocionalmente desgastante. Encerrar o final de semana de lazer e descanso
para retornar às atividades corriqueiras é uma transição que deve acontecer
semanalmente, mas o ideal é que essa adaptação não seja difícil e sim o mais
natural possível. Quando isso não acontece, de quem é a culpa?
Há algumas respostas possíveis e cada caso é um caso, mas,
em geral, o problema pode ser individual ou coletivo. No primeiro cenário, o
profissional está passando por uma fase difícil, e apesar de gostar do seu
trabalho e da empresa na qual colabora, não consegue encontrar satisfação ali.
Essa é uma questão pessoal. Mas na grande maioria das vezes o ambiente de
trabalho não é motivador o suficiente para que o funcionário deseje voltar toda
segunda-feira disposto a fazer seu melhor.
No livro "Até que enfim é segunda", de Roxanne
Emmerich, a consultora aborda justamente esse tema. Sua proposta é mostrar como
criar um ambiente de trabalho que estimule a produtividade e consequentemente
melhore os resultados financeiros da empresa em questão.
Ela dá o seguinte exemplo para ilustrar um ambiente
desagradável: como em uma viagem de férias na qual a família briga no carro -
um reclama, outro quer que todos sigam seu roteiro, outro está cansado e
frustrado, enquanto alguém faz questão de dizer que não queria estar ali - uma
empresa pode se tornar uma espécie de bolha tóxica, propícia à proliferação de
comportamentos disfuncionais, transmitindo a negatividade aos clientes.
O ponto defendido pela autora é que transformar o ambiente
de trabalho em um local agradável, produtivo e que nutre a criatividade,
proporcionando as condições necessárias para o desenvolvimento das atividades
propostas, é uma mudança que culminará em aumento de lucros e crescimento da
empresa. Profissionais mais satisfeitos com o que fazem e onde o fazem são
colaboradores mais eficientes, contribuindo de forma eficaz para o sucesso da
equipe que integram. Um ambiente motivador é aquele para o qual se deseja
voltar toda segunda-feira.
No referido livro, Emmerich compartilha suas dicas para
alcançar essa atmosfera de produtividade e realização, por mais difícil que
seja a situação inicial. Confira abaixo algumas das estratégias que farão você
e sua equipe passarem a pensar "até que enfim é segunda".
Assuma a responsabilidade, tome a frente
É preciso tomar a iniciativa de transformar o lugar, ainda
que não você não ocupe uma posição de liderança. Uma mudança de atitude em
nível pessoal, acompanhada de persistência, pode desencadear uma transformação
coletiva. Como fazer isso? Observar locais - lojas, bancos, outros
estabelecimentos - que transmitam harmonia e positividade, para assim captar
ideias de como criar um ambiente desse tipo.
Coloque no papel o que precisa ser mudado e que tipo de
comportamento deve ser substituído. Abolir atitudes prejudiciais é um ponto
importante. Atente para as pessoas que precisarão de ajuda para aceitar uma
mudança, e se inclua nesse grupo, se for o caso. A honestidade com os outros e
consigo próprio é a chave para identificar as áreas mais problemáticas do seu ambiente
de trabalho, de forma que elas possam ser expostas para a equipe, com o
objetivo de mostrar o quanto certas mudanças seriam benéficas para todos.
Motive a equipe e mantenha a comunicação aberta
Se colegas ou superiores não reconhecem os esforços e desempenhos
uns dos outros, é difícil encontrar motivação para fazer um bom trabalho. A
frustração se torna constante e pode resultar em desânimo, inveja, insegurança,
sentimentos que contribuem para que o ambiente continue tóxico e pesado.
Ao invés de esperar festas de final de ano para elogiar
alguém, faça isso sempre que sentir vontade ou achar que convém. "Trate a
todos da forma como gostaria de ser tratado e admita isso - como qualquer
pessoa, você também gosta de receber elogios", afirma Emmerich. Alimente
boas expectativas com relação às pessoas à sua volta e recompense-as com
reconhecimento e apreço verdadeiros. Mantendo a comunicação aberta dessa forma,
será bem mais fácil tanto elogiar quanto fazer críticas construtivas, para que
o ambiente seja agradável e inspire confiança.
http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/como-fazer-sua-equipe-amar-a-segunda-feira/97101/