Com o fim do ano chegando, a festa ou confraternização da
empresa e o amigo secreto passam a ser os principais assuntos no ambiente de
trabalho. Mas o momento de comemoração pode ser tornar um grande pesadelo se o
profissional não se comportar de maneira adequada.
Beber todas e dar vexame ainda é um dos casos mais comuns. Comer além da conta
e paquerar demais também estão entre os erros mais cometidos.
Especialistas ouvidos pelo G1 listaram 10 dicas para evitar gafes e
situações constrangedoras durante a 'festa da firma'.
"É uma ótima oportunidade para ampliar sua rede de relacionamento",
afirma Danielle Borin, associate da Havik, consultoria de recrutamento e
desenvolvimento de talentos.
A consultora de imagem pessoal e corporativa Luciana Ulrich lembra que o evento
é um compromisso profissional e excessos devem ser evitados. "Mesmo sendo
um momento de descontração a festa é dentro de um ambiente profissional e o
funcionário não pode esquecer que deve manter a postura profissional e evitar
ao máximo situações que não serão esquecidas facilmente pelos seus colegas e
com certeza atingirá sua imagem".
1) Beber todas
Beber demais já não é uma atitude muito indicada normalmente, ainda mais
durante a festa ou confraternização da empresa. O funcionário pode se empolgar
com a oferta de bebidas e passar da conta, e o resultado será um grande vexame.
"Beber com moderação pode evitar situações constrangedoras", alerta
Danielle.
2) Falar mal da
empresa e de colegas ou cobrar feedbacks
"É constrangedor aproveitar a oportunidade para dar feedback ou tirar a
limpo situações delicadas", afirma Danielle. Falar mal da empresa, de
colegas de trabalho ou do chefe também são assuntos vetados.
3) Comer como se
fosse a última ceia
A maioria das confraternizações tem um cardápio muito atraente, com diversas
opções, mas isso não justifica uma 'corrida' para colocar tudo no prato e comer
como se fosse a última refeição da vida. "O mais indicado é comer em
porções pequenas e repetir quantas vezes quiser", afirma a consultora de
imagem e especialista em etiqueta empresarial Romaly de Carvalho.
4) Roupa inadequada
Segundo todas as especialistas, os profissionais não devem abusar na hora de
montar o 'look' da festa ou confraternização de fim de ano. Roupas menos
formais são bem-vindas, mas nada de usar roupa de balada ou de casamento, por
exemplo. "O profissional deve se destacar pela sua elegância e competência
e não pela roupa errada", afirma Luciana.
5) Cobertura em tempo
real
Os profissionais podem postar fotos da festa nas redes sociais, mas sem
exageros. Não é necessário fazer uma cobertura em tempo real, com imagens de
tudo o que acontece e de todos que estão presentes. De acordo com Romaly, o
colaborador não deve postar saber se quem está na imagem quer aparecer na
internet. Fotos de colegas de trabalho com copos na mão ou dançando não são
indicadas.
6) Paquerar demais
"O profissional deve se lembrar que mesmo sendo uma festa, um momento de
descontração, ele está no seu ambiente de trabalho e tem que manter sua postura
profissional", afirma Luciana. Os colaboradores podem 'se conhecer
melhor', mas os outros passos para um possível relacionamento devem ser dados
fora do trabalho.
7) Puxar saco do
chefe
Puxar o saco não é uma boa prática em qualquer situação e na confraternização de
fim de ano a situação não muda. O profissional pode falar com o chefe ou com
colegas que tem menos contato, mas não deve usar a situação para tentar se
promover ou 'aparecer' para a chefia. "Aproveite para interagir com seus
colegas, falar de assuntos que não sejam de trabalho", diz Luciana.
8) Dançar como se não
houvesse amanhã
Todos podem se divertir na festa, mas o funcionário sempre deve lembrar que
tudo o que foi feito será lembrando pelos colegas no dia seguinte. Dançar como
se estivesse na balada ou em um churrasco com amigos não são as melhores
opções. "Os bons modos e o bom senso devem sempre prevalecer", afirma
Romaly.
9) ‘Forçar a amizade’
com desconhecidos
Muitos profissionais aproveitam a confraternização para fazer networking e
conhecer melhor colegas que não são tão próximos. Essa atitude é ótima e pode
até promover saltos na carreira futuramente, mas não justifica forçar uma
aproximação ou uma conversa. "Tem que saber o que falar. A pessoa pode ser
simpática, cumprimentar e falar sobre o que faz na empresa", ressalta
Romaly.
10) Levar
‘convidados’ que não foram chamados
Somente devem comparecer as pessoas que foram realmente convidadas. Danielle
lembra que o funcionário deve seguir o que o convite especificar. "Se a
família do profissional foi convidada, ele pode levar sua esposa ou marido e
filhos, mas nada de levar mais pessoas, como sogra, sobrinhos e amigos",
alerta Luciana.