Tudo que dizemos
no trabalho é levado em conta. Seja na hora de compartilhar uma ideia durante
uma reunião ou ao ajudar um colega em um projeto, o que falamos pode ter uma
impressão — boa ou má — que vai acabar nos marcando. De acordo com a
especialista em carreira e recrutamento, Heather R. Huhman, a maneira como
comunicamos uma atitude, ideias e opiniões no local de trabalho podem
influenciar a carreira.
“Seus colegas de
trabalho e gestores estão atentos ao que você diz, o tempo todo. Por isso, é
muito importante sempre pensar antes de abrir a boca”, afirma a especialista em
artigo publicado no site Parade.com.
Para evitar
escorregões na hora de se comunicar e acabar se prejudicando, há algumas frases
que devem ser evitadas a todo custo. Confira a lista preparada por Heather:
“Terminei meu projeto. O que faço
agora?” Embora, por um lado, seja ótimo ir atrás de novas tarefas e
desafios depois de ter dado conta de sua lista de coisas a fazer, a pessoa deve
ter a capacidade de descobrir o que fazer sem que seu gestor tenha que lhe
atribuir um novo trabalho. Os empregadores valorizam os funcionários
pró-ativos, capazes de encontrar outros projetos para trabalhar quando estiverem
desocupados. Na próxima vez que encontrar um tempo livre, não hesite em iniciar
outro projeto ou ajudar um colega a concluir uma tarefa.
“Estou entediado.” Tédio é uma
palavra que você deve evitar dizer no trabalho. Quando você expressa o seu
tédio no local de trabalho, isso mostra que você não está engajada. Caso se
sinta assim, busque ser pró-ativo e corra atrás de novos desafios. Explique a
seu chefe que precisa de mais projetos e novas experiências para manter-se
envolvido no trabalho.
“Virei a noite para terminar este
projeto.” Embora você possa se sentir realizado após virar a noite
terminando um projeto, é improvável que seu chefe fique impressionado com isso.
Os empregadores querem funcionários capazes de completar o seu trabalho sem ter
que sobrecarregar seu tempo ou suas habilidades. Se você quer impressionar seu
gestor, descubra novas maneiras de se tornar mais eficiente no trabalho.
“Essa tarefa não é minha.” Só
porque uma tarefa não está descrita no seu contrato de trabalho não significa que
você não pode ou não deve executá-la. A próxima vez que seu chefe ou colega de
trabalho lhe pedir ajuda em um projeto, mantenha a mente aberta para aprender a
executar uma nova tarefa.
“Fulano estava à frente desse projeto, não
eu.” Quando você não assume a responsabilidade por suas ações no
trabalho, acaba criando um abismo com seus colegas e chefe. Empregadores
esperam que seus funcionários prestem contas de seu trabalho e sejam honestos
quando algo dá errado. Nunca coloque a culpa em alguém quando não cumprir um
prazo ou esquecer um detalhe importante.
“Não dá pra fazer.” “Não é possível” é
uma frase que deve ser banida do vocabulário de qualquer profissional. Se não
sabe como fazer algo, tome a iniciativa de aprender a nova habilidade ou peça
ajuda.
“Não tive tempo.” Na maioria dos
casos, esta afirmação é uma mentira. Ao mesmo tempo, que seu chefe tem
conhecimento de sua agenda lotada e pesada carga de trabalho, você também deve
saber que é sua a responsabilidade ser produtivo. Caso esteja correndo contra o
tempo para dar conta de seus projetos, peça ao seu chefe para dar prioridade a
suas tarefas. Isso o ajudará a ser mais organizado e focado em projetos mais
importantes.
“Pensei ter lhe enviado um e-mail há uma
semana.” Não importa que seja seu chefe, um colega de trabalho ou
cliente, você deve ser a primeira pessoa a acompanhar suas mensagens. Se já
passou alguns dias sem você ter notícia ou uma resposta da pessoa, envie outro
e-mail ou dê um telefonema.
“Entendeu?” Em vez de perguntar a
seu colega se ele entendeu o assunto que acabou de explicar, peça que ele faça
um comentário. Um exemplo: “Você tem alguma dúvida ou algo que queira
compartilhar?”. Isso dá ao colega a chance de expressar sua opinião.
“Você deveria...” Apontar o dedo
ou colocar a culpa em seus colegas de trabalho é uma forma negativa de se
comunicar. Em vez de dizer “Ei Beth, você deve me dizer quando está indo
almoçar”, é melhor dizer: “Beth, por favor, me avise antes de sair para o
almoço”.