Inicialmente, definiremos o que é Administração Pública e
qual a finalidade dos órgãos públicos e sua importância na sociedade.
O que é Administração Pública?
Para Meirelles (1985), "em sentido formal, a
Administração Pública, é o conjunto de órgãos instituídos para consecução dos
objetivos do Governo; em sentido material, é o conjunto das funções necessárias
aos serviços públicos em geral; em acepção operacional, é os desempenhos
perenes e sistemáticos, legais e técnicos, dos serviços do próprio Estado ou
por ele assumidos em benefício da coletividade. Numa visão global, a
Administração Pública é, pois, todo o aparelhamento do Estado preordenado à
realização de seus serviços, visando à satisfação das necessidades coletivas”.
“Estado é uma comunidade organizada politicamente, ocupando
um território definido, normalmente, sob constituição e dirigida por um
governo; também, possuindo soberania reconhecida internamente e por outros
países” (MORAES, 1999).
Partindo-se de uma perspectiva histórica, verificamos que as
administrações públicas, cujos princípios e características não devem ser
confundidos com os da administração das empresas privadas, evoluiu através de
três modelos básicos: a administração pública patrimonialista, a burocrática e
a gerencial. Estas três formas se sucedem ao tempo, sem que, no entanto,
qualquer uma delas seja inteiramente abandonada.
"No patrimonialismo, o aparelho do estado funciona como
uma extensão do poder do soberano, e os auxiliares, servidores, possuem status
de nobreza real. Os cargos são considerados probendas1" (FIALHO, 2005)
"A Administração Pública Burocrática surge na segunda
metade do século XIX.... Constituem princípios orientadores do seu
desenvolvimento e profissionalização, a idéia de carreira, a hierarquia
funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional
legal" (FIALHO, 2005).
"A administração Pública Gerencial emerge na segunda
metade do século XX, como resposta, à expansão das funções econômicas e sociais
do Estado e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e a globalização da
economia mundial....." (FIALHO, 2005).
Na Administração Gerencial torna-se então essencial à
necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o
cidadão como beneficiário.
Finalidade da Administração Pública
Ainda Meirelles (1985), “a finalidade da administração
pública é a prestação de serviços aos cidadãos. Podemos ainda dizer que o fim
da administração pública é o interesse público ou o bem da coletividade”.
Os fins da Administração Pública resumem-se num único
objetivo: o bem comum da coletividade administrativa; toda atividade deve ser
orientada para esse objetivo, sendo que todo ato administrativo que não for
praticado no interesse da coletividade deve ser proibido.
Os fins da Administração unem-se em defesa do interesse
público, assim entendido aquelas aspirações ou vantagens licitamente almejadas
por toda a organização administrativa, ou por parte expressiva de seus membros;
por isso que o ato administrativo realizado sem interesse público configura
desvio de finalidade.
Funções da Administração Pública
Funções da Administração Pública
Entende-se ainda como função pública o conjunto de
trabalhadores ligados de forma profissional e estável à Administração Pública,
por meio de estatuto específico e definidor dos seus direitos e deveres
(GASPARINI,1995)
Apesar da existência de uma tendência de se pensar nos
burocratas (classe de funcionários públicos) como uma classe distinta de
cidadãos, os papéis que eles desempenham não são muito diferentes daqueles
desempenhados pelos correlativos do setor privado. Praticamente todo cargo ou
categoria ocupacional existente numa empresa privada tem equivalente no setor
público. As empresas e órgãos do governo contratam, por intermedio de
concursos, contadores, advogados, químicos, médicos, zeladores, motoristas e
secretários - objeto de nosso estudo.
Nesse contexto, podemos dizer que os serviços públicos são
aqueles prestados pelo poder público à população, por exemplo, os transportes,
a educação, a saúde, a energia elétrica. Vale lembrar que em alguns casos
partes desses serviços são prestados por organizações privadas, porém com
supervisão do estado que responde juridicamente quando algo errado acontecer.
Citamos a telefonia, que embora na maioria das regiões brasileiras são
prestadas por empresas privadas, é de responsabilidade do estado a supervisão
dos serviços e autorização das tarifas a serem cobradas.
O surgimento do profissional de secretariado
Faz-se necessário um breve histórico do surgimento do profissional de secretariado para que possamos entender sua história no mercado de trabalho.
Faz-se necessário um breve histórico do surgimento do profissional de secretariado para que possamos entender sua história no mercado de trabalho.
Segundo Sabino & Rocha (2004), “a origem do secretariado
remonta à Dinastia Macedônica, na época em que Alexandre Magno reinava (356 a.C
- 326 a.C)".
A poderosa figura de Alexandre Magno pertence ao reduzido
grupo de homens que definiram o curso da história humana. Seu gênio militar se
impôs sobre o império persa e assentou as bases da frutífera civilização
helenística (momento de transição entre o esplendor da cultura grega e o
desenvolvimento da cultura romana).
Alexandre nasceu em 356 a.C. no palácio de Pella, Macedônia.
Filho do rei Filipe II, cedo se destacou como um rapaz inteligente e intrépido.
Quando o príncipe tinha 13 anos, seu pai incumbiu um dos homens mais sábios de
sua época, Aristóteles, de educá-lo. Alexandre aprendeu as mais variadas
disciplinas: retórica, política, ciências físicas e naturais, medicina e
geografia, ao mesmo tempo em que se interessava pela história grega e pela obra
de autores como Eurípides e Píndaro. Também se distinguiu nas artes marciais e
na doma de cavalos.
Na arte da guerra recebeu lições do pai, militar experiente
e corajoso, que lhe transmitiu conhecimentos de estratégia e lhe inculcou dotes
de comando. O enérgico e bravo jovem teve oportunidade de demonstrar seu valor
aos 18 anos, quando, no comando de um esquadrão de cavalaria, venceu o batalhão
sagrado de Tebas na batalha de Queronéia (338 A.C.).
Depois do assassinato de seu pai em 336 a.C., Alexandre
subiu ao trono da Macedônia e se dispôs a iniciar a expansão territorial do reino.
Alexandre O Grande (embora tivesse 1,53): conquistou um
império que ia dos Balcãs à Índia, passando pelo Egito e Afeganistão, o maior e
mais rico que já tinha existido.
"Alexandre Magno cercava-se de secretários que serviam
tanto na composição de seus exércitos quantos nos registros escritos de suas
conquistas". (SABINO & ROCHA, 2004).
A partir deste relato histórico, podemos verificar a
participação importante dos secretários dos grandes líderes. O Secretário
daquela época tinha um papel fundamental não só nos trabalhos de escritas como
também eram os fiéis confidentes dos seus superiores.
A escrita e a leitura eram privilégios de poucos, portanto,
para registrar a história; os secretários tinham o domínio da escrita. Foi
nessa época que surgiu a profissão de Escribas. A palavra hebraica para
Escribas é Sofer, ligado a Sefer, que significa “rolo, pergaminho, carta ou
livro”.
Os Escribas eram homens sábios, normalmente ao serviço dos
reis. Eram tanto receptores de informações como também eram os canais
distribuição. Por conseqüência disto tinham o respeito tanto dos plebeus quanto
dos monarcas.
Ainda Sabino & Rocha (2004) "A valorização de
habilidades diversas e perfeito domínio do idioma, da literatura e da história
do seu país foram características exigidas a esse assessores de Reis,
Imperadores, Filósofos e líderes. Tais características incorporariam, mais tarde,
o perfil do profissional de Secretariado”.