O que toda empresa quer é profissionais motivados, animados
e interessados em fazer seu melhor. Para isso, porém, é preciso saber estimular
esse comportamento, oferecendo promoções, novos desafios e mais autonomia, por
exemplo. O problema é que nem todo gestor sabe que, muitas vezes, ao invés de
estar motivando ele pode estar desmotivando seus funcionários.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com 10 maneiras erradas
de motivar os funcionários. Contamos, para isso, com a ajuda de especialistas
em gestão de carreira e motivação. Confira:
1. Os profissionais são únicos - “não existe motivação
em massa”, explica o especialista em motivação, Roberto Recinella. Uma das
maneiras erradas de motivar os profissionais é acreditar que o que motiva um
motiva todos. Os líderes que não conhecem cada um dos membros de suas equipes
podem cometer esse erro.
Na prática, o gestor acredita que determinado elemento vai
motivar um profissional, pois foi o mesmo elemento que já motivou um outro
trabalhador. Mas, segundo Recinella, isso não funciona sempre. A sugestão é
conhecer cada um dos membros da equipe, entendendo suas necessidades e
interesses.
2. Desafios megalomaníacos - a maioria das pessoas sabe
que os profissionais, para se sentirem motivados, querem desafios constantes.
Ou seja, uma oportunidade de superar uma meta e de mostrar um bom trabalho. O
erro acontece quando o líder, pensando que vai motivar, estipula um desafio
absurdo, que dificilmente será atingido. “O profissional sabe que não vai
conseguir e logo fica desmotivado”, analisa o especialista. Os desafios devem
sempre ser propostos, mas precisam ser palpáveis.
3. Sempre em cima - ainda na lógica do item um, o líder
pode desmotivar, tentando motivar, se não entender as necessidades e os
interesses dos profissionais. Nesse caso, a desmotivação acontece porque o
chefe fica em cima demais do funcionário, acreditando que ele quer esse
acompanhamento de perto, quando, na realidade, o que ele deseja é mais
autonomia e liberdade.
Novamente, os profissionais são diferentes uns dos outros.
Se o chefe entende que acompanhar de perto o trabalho de um profissional o
motiva, ele não deve acreditar que isso vai motivar todos os demais. Portanto,
é importante identificar as necessidades de cada um.
4. Falta de clareza - o líder também pode desmotivar
alguns membros da equipe quando está tentado motivar outros. Promover um
funcionário, por exemplo, sem dúvida fará com que esse profissional se motive.
Porém, se essa promoção não for clara, ou seja, se os demais não entenderem os
motivos dela, será um grande fator desmotivacional para os demais membros da
equipe.
5. Feedback mal dado - alguns líderes acreditam que fazer
uma crítica fará com que o profissional queira mudar, melhorar e virar o jogo.
Por isso, ao dar um feedback, criticam alguns pontos do trabalho do
profissional – pensando que ele vá querer melhorar. O problema, novamente, é
que as pessoas são diferentes, ou seja, alguns são automotiváveis, enquanto
outros desanimam totalmente.
A sugestão é fazer um feedback bem estruturado, ou seja,
apontar os pontos que deveriam ser melhorados, observando a maneira de falar e
ainda ressaltar os pontos positivos do trabalho do profissional.
6. Falta de feedback - na mesma linha do item anterior,
o feedback é uma questão bastante delicada. Se o líder prefere não fazer,
pensando que o profissional vai achar que a ausência de feedback significa que
não há nada de errado com seu trabalho, isso pode ser um “grande tiro no pé”,
explica a professora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de
Pessoas da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Adriana Gomes.
Sem uma avaliação do seu trabalho o profissional pode sentir
que não é importante, que seu trabalho não faz nenhuma diferença.
7. Promoção sem remuneração - promover uma pessoa de
cargo é um ótimo fator motivacional, mostra que seu trabalho foi reconhecido e
que ele está pronto para novos desafios. Mas, novamente, nem todos os
profissionais são iguais, e se o líder pensar que uma promoção sem aumento de
salário é sinônimo de motivação para qualquer profissional, ele pode estar
muito enganado. Mesmo que o funcionário se motive num primeiro momento, com o tempo
ele vai entender que só tem mais trabalho, pelo mesmo salário.
8. Possibilidades que nunca chegam - Adriana explica
que outro fator que pode gerar grande desmotivação, apesar do objetivo não ser
esse, é prometer coisas e nunca cumpri-las. Desde sinalizar uma promoção que
nunca chega, até coisas menores, como uma visita ao cliente, a participação em
um projeto, novos desafios e remuneração maior. Claro que inicialmente o
profissional vai se motivar, mas, quando ele entender que nada acontece, a
situação pode ficar muito ruim.
9. Delegar sem dar suporte - se o líder delega funções
extras a um membro da equipe, é preciso que ele também dê o suporte necessário.
Muitas vezes os profissionais podem sentir que não estão preparados para
assumir determinadas tarefas e, se não puderem contar com o suporte do líder, o
que deveria ser um fator motivacional, acaba desmotivando.
10. Delegar sem dar autonomia - o líder também deve
saber que autonomia é importante para alguns profissionais. Logo, se ele
delegar algumas funções, mas continuar centralizador demais, isso pode ofuscar
a motivação inicial de ter assumido novas responsabilidades.