Se o ditado “a primeira impressão é a que fica” é realmente
verdadeiro, elaborar um currículo detalhado e objetivo é essencial para
garantir que quem o lê, queira entrevistar e considerar o profissional
retratado em um processo de seleção. Ferramenta fundamental de inserção
profissional, o currículo deve ser encarado pelo candidato a novas vagas de
duas formas: como uma peça de marketing pessoal e um roteiro bem construído.
“Currículos com erros de português, clichês ou estrutura de
texto não apropriada só comprometem o candidato. Já um roteiro claro e lógico
colabora para que o profissional conquiste espaço e seja chamado para uma
entrevista”, explica Selma Fredo, consultora da DBM, empresa de gestão de
recursos humanos.
No quesito estilo, o currículo deve ter texto direto, claro
e sem rodeios. Deve-se prezar pela elegância de vocabulário, com frases curtas
e objetivas. As qualificações, por sua vez, devem ser listadas de acordo com
parâmetros coesos, ligados à relevância, assim como as realizações do
profissional. “A parametrização de informações é a principal dica de estilo
para a redação de um currículo. Será muito mais fácil ao profissional
lembrar-se dos detalhes do currículo quando já estiver numa entrevista”, afirma
Selma.
Segundo ela, uma estratégia bastante utilizada e bem-sucedida é
organizar as realizações implementadas em uma empresa por ordem de importância,
adotando o mesmo padrão para todas as demais companhias citadas no documento.
“Desta forma, o profissional facilitará o entendimento do seu currículo, que,
além de mais lógico, despertará o interesse do leitor”, diz Selma.
Entre os cuidados que devem ser tomados no momento de
elaboração do currículo, os principais são evitar linguagem repetitiva
e não usar demasiadamente terminologias em outros idiomas ou palavras
extremamente técnicas, o que dispersa a atenção do leitor. É importante também
evitar o uso do mesmo verbo de ação em muitas frases, assim como rebuscar o
texto.
De acordo com a consultora da DBM deve-se ter muito cuidado
também com o uso abusivo da primeira pessoa do singular, o que pode para
algumas pessoas, indicar falta de espírito de equipe. “Valorize apenas as
próprias realizações e competências para evitar interpretações como esta”, diz
Selma. “E, apenas para lembrar, não afirme a existência de uma competência que,
no momento de uma eventual checagem, pode ser facilmente questionada”.
Currículos por e-mail
Nos casos em que os currículos são enviados por e-mail, é
interessante acrescentar no corpo da mensagem uma carta de apresentação que
explicite ao interlocutor as razões do interesse pela empresa que está sendo
contatada e que traga uma brevíssima síntese de suas qualificações e
realizações. “Desta maneira, fica claro o interesse, cuidado e consideração do
profissional pelas empresas prospectadas”, diz Selma.
Em relação ao estilo e linguagem de textos enviados por
e-mail ou impressos, Selma explica que não podem existir diferenças entre os
dois. “Não se deve redigir inúmeras versões de um currículo pensando na
adequação de perfil à empresa”, “A”,” B“ ou ”C“, ou ao meio de comunicação ” X
“ ou ” Y”, afinal, a qualificação de um profissional se mantém
independentemente da empresa e do meio, já que se alinha ao objetivo indicado
no currículo”.
Outra dica essencial é não experimentar demais no momento de
elaboração do documento. “Orientamos sempre o profissional a redigir seu
currículo usando recursos com os quais têm intimidade e com os quais se sinta
identificado. De nada adianta adotar um modelo, seja na forma ou no conteúdo,
que deu certo com alguém achando que, dará certo com todos”, finaliza.