Um dos focos dos representantes das empresas foi mostrar aos
participantes do evento que uma boa apresentação pessoal pode fazer toda a
diferença durante a entrevista de emprego. Exame.com selecionou algumas
dicas rápidas para quem quer se dar bem, logo de cara:
1. Os primeiros minutos são cruciais
Sete minutos. É o tempo que você tem para “fisgar” um
recrutador. É que, em média, a decisão dele sobre bater ou não o martelo sobre
a sua contratação é baseada nestes primeiros minutos da conversa.
Sim, a primeira impressão é a que fica e os representantes
das empresas confirmaram esta máxima durante o evento.
2. Conecte os fatos descritos
Descrever a trajetória não é repetir o que está no seu currículo.
Afinal, o entrevistador já está com ele na mão.
Em vez de dizer o que fez opte por explicar os “porquês” da
sua vida profissional até agora. Assim, você traz significado ao conectar fatos
e dados expostos seu currículo.
3. Evite ser muito detalhista
Entrar em muitos detalhes pode comprometer a transmissão do
panorama geral da sua carreira, já que a apresentação deve ser rápida. A ideia
é manter uma visão de águia a respeito da sua trajetória profissional.
4. Aposte na coesão da sua história
Assim como um texto, a sua apresentação precisa ser coesa.
Construa o seu discurso pensando se a história que você vai contar faz sentido
e demonstra quem é você e o que você busca para a sua carreira.
5. Deixe adjetivos e chavões de fora do seu discurso
Não sucumba aos adjetivos e chavões na hora de falar sobre
si. Falar obviedades como se fossem grandes sacadas pessoais pode dar a
impressão de que você é ingênuo demais.
Exemplo: dizer que o intercâmbio permitiu que você entrasse
em contato com outras culturas não diz nada além do óbvio. Da mesma forma,
autoproclamar-se persistente não quer dizer muita coisa. Deixe que os fatos
conduzam o recrutador a concluir isso.