É muito comum a existência de conflitos em qualquer
ambiente, até mesmo em casa ou em locais de lazer, todavia é ainda mais
frequente haver opiniões adversas entre as pessoas em questões administrativas
e isso não deve ser tratado com naturalidade e nem passar batido. Para uma
gestão saudável, deve-se entender a situação e procurar possíveis soluções.
Uma visão mais profissional sobre essa questão aponta que, sabendo
administrá-las, podem-se evitar crises internais e o mais importante,
apresentar novas ideias e posicionamentos que direcionem para o crescimento. O
primeiro passo para resolução deste problema é uma adequada gestão de
comportamento organizacional.
Esse trabalho deve ser desenvolvido junto à área de recursos humanos, avaliando
os comportamentos dos indivíduos e seus impactos no ambiente da organização.
Com isso se permite uma ação mais assertiva de soluções de conflitos, entre
outras questões, possibilitando reter talentos, evitar o turnover e promover
engajamento e harmonia entre os stakeholders.
Além da simples gestão desses comportamentos é necessário que se vá além,
ouvindo todos os lados envoltos em um conflito. Muitas vezes nessas questões
estão envolvidos pontos cruciais para as empresas, como ideias inovadoras ou
mesmo questões que estão prejudicando o crescimento da empresa.
Outro passo que recomendo para um gestor na hora que se vê frente a uma questão
de conflito não é apenas colocar panos quentes sobre o tema como ocorre na
maioria dos casos, e sim buscar entender o motivo principal do mesmo, sendo que
por trás desse pode estar questões importantes sobre a empresa, mas que por
falta de atenção os gestores ainda não se atentaram.
Lógico que a mediação é necessária, e para tanto o caminho é buscar juntar
todos na resolução dos problemas, e não apenas os culpados ou errados como
ocorre comumente. O desenvolvimento de uma equipe ocorre com estabelecimento de
relações de confiança, caso contrário é certo que apenas serão vistos
problemas.
Deve-se ter em mente que o ganha-perde ou o perde-perde são as piores formas de
solucionar conflitos. Sendo interessante sempre buscar a relação ganha-ganha em
que ambos os lados saiam ganhando, sem impor ou humilhar a outra parte.
O caminho para realmente mediar um conflito vai muito além de apenas buscar culpados
ou o lado certo, o caminho é passar por um reposicionamento nas relações e
buscar que isso se reverta a favor da empresa.
Muitas vezes, são nas situações adversas que se encontram os caminhos para o
crescimento das empresas, e desta forma os conflitos não devem ser vistos como
algo abominável, muito pelo contrário, nesse momento que se observam grandes
oportunidades para crescer e desenvolver novos projetos. Isso pode fazer com
que, em vez de buscar culpados desmotivando a equipe, se busque o crescimento,
motivando-os, além de criar nos envolvidos no conflito uma maior paixão pela
empresa em que trabalham.