Ser gestor é estar pronto para lidar com adversidades e
situações vivenciadas em grupo. Ao gerenciar pessoas, o bom líder
deve ter jogo de cintura e conseguir desenvolver estratégias que
atendam às necessidades tanto da empresa como dos empregados.
As novas estratégias devem ser rapidamente absorvidas
através de um treinamento simples e rápido. Para conseguir bons resultados com
esse tipo de atitude, o gestor deve sempre realizar novas pesquisas, ter
sensibilidade para perceber o que está acontecendo, vivência na área e bom
senso.
Gerenciar pessoas é uma atividade complexa e algumas vezes
subjetiva, porém o principal objetivo é conseguir aproveitar de forma brilhante
todas as características das pessoas envolvidas no projeto. Essas pessoas são
definidas pela palavra americana stakeholders usada para definir o
grupo de pessoas envolvidas no projeto, ou seja, o patrocinador do projeto,
seus funcionários, o cliente, governo, a comunidade enfim todos que
possam colocar em risco o interesse e participação no plano estabelecido.
A atividade de gerenciar pessoas inclui determinar as funções
de cada profissional, suas responsabilidades e relacionamentos hierárquicos. Ao
criar um plano de gestão, nunca deixe de lado informações importantes sobre
quando e como os profissionais devem ser contratados, quais os investimentos
que devem ser feitos no treinamento do pessoal, premiação a ser entregue, enfim
estabeleça todas as necessidades e impactos que esse projeto terá para a
organização.
Pontos positivos e negativos das diferentes estruturas
organizacionais ao gerenciar pessoas
Dentro do plano estabelecido é necessário seguir um
gerenciamento de competências para conseguir ter uma base bem estruturada ao
gerenciar pessoas. Ao estabelecer a estrutura organizacional do projeto,
tenha em mente que ela deve ser construída visando o objetivo final, contando
que ela irá acontecer com a máxima interação entre as pessoas e o mínimo de
conflitos negativos.
Os projetos devem seguir 3 formas básicas de estrutura:
- Funcional
- Matricial
- Por projetos
Vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de estruturas:
Funcional: A estrutura do projeto
organizacional é duradoura, só existe um gerente funcional, os recursos são
centralizados de acordo com as necessidades, o que facilita a execução do
projeto. A desvantagem é que o gerente de projeto não tem autoridade e não
influencia na equipe, podendo ter dificuldade, pois os funcionários tendem a
demonstrar lealdade em relação ao gerente funcional.
Matricial: Além dos objetivos serem bem esclarecidos,
as informações são bem disponibilizadas, porém existe a duplicidade de
gerenciamento, gerentes funcionais e gerentes de projetos, podem ter
prioridades diferentes, confundindo os liderados.
Por projetos: O projeto é o foco principal e a
comunicação tende a ser mais efetiva, quando comparada com a funcional. A maior
autoridade sobre a equipe é do gerente de projetos. A desvantagem desse sistema
é que não existem garantias de realocação ao encerrar o projeto e pode
acontecer duplicidade de funções.
Ser gestor é estar pronto para lidar com as adversidades e
situações vivenciadas em grupo. Ao gerenciar pessoas, o bom líder
deve conseguir ter um bom jogo de cintura para criar estratégias
dentro das organizações que atendam as necessidades tanto da empresa como dos
empregados.
FONTE: http://blog.sucessoclub.com.br/dificil-arte-gerenciar-pessoas/#