PENSANDO EM QUALIDADE DE VIDA
O que provoca a sensação de cansaço, stress e desgaste no
ambiente de trabalho? Uma das respostas para isso está exatamente ligada às
funções do secretariado, ou seja, falta de organização, acúmulo de tarefas e
ações desconectadas. Uma secretária com senso de planejamento e que sabe
organizar as prioridades com base nas estruturas emocionais de sua equipe é
fundamental no processo de qualidade de vida das pessoas envolvidas.
CLIMA ORGANIZACIONAL E AS AÇÕES SECRETARIADAS
O clima organizacional é o ambiente humano dentro do qual as
pessoas de uma organização fazem seu trabalho. Este é detectado
psicologicamente, na percepção e reação de cada indivíduo. Nas ações
secretariadas está uma parte importante das diferentes espécies de motivação,
concorre para a qualidade do ambiente organizacional, sendo percebido pelos
participantes da empresa e que influencia o comportamento geral. Aumenta ou
diminui a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho. O Novo
modelo de secretariado precisa interferir direta ou indiretamente nas ações de
liderança, promovendo mudança de modelos nos relacionamentos por meio de ações
conduzidas, ai se exige mais que preparação técnica, mas empatia, sensibilidade
e capacidade de relacionamento.
APRENDIZAGEM, UM MODELO DE DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO
Na esfera do secretariado também está a possibilidade de
conduzir processos de mudanças através do conhecimento de novos modelos de
comportamento em todos os aspectos da vida. Entenda que a maioria dos
profissionais estão tecnicamente preparados para lidar com sua área de
conhecimento, porém a secretária (devidamente preparada) deve estar apta a
interferir em todas as áreas, trazendo modelos que facilitem as ações, promovam
a qualidade, eficiência e o bem estar. Mas estes modelos necessitam ser
incorporados, aprendidos; Imagine um engenheiro (como conheço muitos) que é
expert em sua área, porém um desastre em planejamento e comunicação.
Evidentemente estará em constante conflito com seus liderados, esquecendo-se de
tratos, descumprindo prazos, ignorando compromissos, enfim, um desastre no que
diz respeito ao conhecimento de técnicas de auto secretariado, caberá aí um
desenvolvimento de um novo modelo de procedimento, imagine quanto este
profissional poderá crescer com uma secretária que não somente organize, mas
ensine este técnico a viver com menos conflitos?
IMAGINE EM ESCALA MAIOR, UMA EMPRESA COM UM MODELO
DESASTRADO DE ORGANIZAÇÃO, COMPORTAMENTO E PLANEJAMENTO, quanto se ganharia com
o aprendizado de uma nova filosofia de comportamento na gestão dos diversos
processos? EIS AI UM ÓTIMO DESAFIO!!
(Múcio Morais)