1. Conhecimento tecnológico e de novas
tendências - Com a avalanche de novos produtos que têm sido disponibilizados
para tornar as empresas cada vez mais inovadoras e eficazes em seus serviços e
produtos, é preciso estar literalmente "antenado" para conhecer e
utilizar estas novas tecnologias. Não basta, por exemplo, ter experiência de
vários anos como garçom, quando se pretende trabalhar em um restaurante que
utiliza novas tecnologias na execução dos pedidos dos clientes. Se não souber
utilizar as ferramentas disponíveis, fatalmente perderá a vaga para outro
profissional mais preparado.
2. Aprendizado contínuo - A
empregabilidade dependerá também desta capacidade de se atualizar
constantemente e fazer uma gestão consciente do conhecimento. Na Era da
Informação, o conhecimento tornou-se absolutamente acessível com inúmeros
cursos e graduações online, inclusive com valores mais baixos. Além dos vários
cursos gratuitos disponibilizados por instituições sérias, como o SEBRAE e a
FVG. Aprender é vital para a sobrevivência no mercado de trabalho. É preciso
analisar coerentemente quais são os desafios futuros na caminhada profissional
para se antecipar no aprendizado, criando diferenciais competitivos. Aprender
novas línguas? Tecnologias? Pós-graduação? Agregar novas competências é
fundamental!
3. Relacionamento interpessoal - O
ambiente corporativo é composto por pessoas com diferentes culturas familiares,
regiões e, cada vez mais, estrangeiros compartilhando os mesmos projetos. A
capacidade de se relacionar bem com as pessoas torna o clima organizacional
agradável, cria sinergia na equipe e possibilita um ambiente de brainstorming e
trocas saudáveis de ideias. O bom relacionamento interpessoal é fruto de uma
boa comunicação, postura profissional adequada, integridade, educação e
respeito ao próximo. Está diretamente relacionado à atitude pessoal no local de
trabalho. As estatísticas mostram que a maioria das pessoas é contratada por
suas competências técnicas e demitida por suas competências comportamentais.
4. Visão global - A interatividade
possibilitada pela internet está tornando as fronteiras cada vez menos distantes
e realmente transformando o mundo em uma "aldeia global".
Acontecimentos em países distantes geograficamente possuem um impacto tremendo
em outras partes do mundo. O mercado mundial está completamente conectado e
integrado fazendo com que alterações econômicas, políticas, sociais ou
climáticas tenham influencias além do próprio país. É preciso enxergar mais do
que o escritório, cidade ou país para antecipar possíveis mudanças, ameaças ou
oportunidades profissionais.
5. Automotivação - O entusiasmo pessoal
é fundamental para o desenvolvimento profissional contínuo. O profissional que
se mantém motivado de "dentro para fora" possui muito mais
comprometimento com sua profissão, pois possui antes de tudo um compromisso
pessoal de crescimento e alcance de metas. Nem sempre o ambiente ao redor
proporcionará ânimo e motivação aos colaboradores, portanto ser automotivado é
um dos primeiros passos para estar acima da mediocridade, acima da média.
6. Equilíbrio emocional - O ambiente
profissional está cada vez mais desafiador, com mudanças aceleradas, pressões
externas, altamente competitivo e sem a antiga "zona de conforto".
Tudo ao redor está em constante transformação e movimento. Não basta ter uma
excelente formação acadêmica se o emocional estiver em desequilíbrio, pois é
imprescindível manter a calma e saber administrar as emoções para lidar com as
pessoas e as decisões. Muitas empresas, no processo seletivo para uma vaga, têm
criado simulações de pressão ou tensão para ver a reação dos candidatos. Portanto,
no gerenciamento de carreira é preciso focar não apenas na parte intelectual,
mas priorizar o bem-estar emocional procurando manter uma boa rotina de lazer,
exercícios físicos e alimentação saudável.
7. Inovação - A capacidade de inovar
e "pensar fora da caixa" é de fato uma competência muito procurada
pelas empresas do século XXI. O profissional que consegue criar novas
alternativas no ambiente de trabalho apresenta comprometimento, conhecimento
dos processos e habilidade de enxergar soluções. A inovação também é fruto de
pessoas que questionam, duvidam, que não se conformam e estão sempre à busca de
novos caminhos e possibilidades. Estes profissionais garantem os diferenciais
competitivos das empresas e, portanto, são muito valorizados.
Por: Dany Novaes