Uma reportagem publicada pela Forbes apontou nove frases que
os líderes nunca devem dizer aos seus empregados. Confira:
"Eu pago seu salário. Você tem que fazer o que eu
digo". Segundo a reportagem, ameaças e jogos de poder não são o caminho
para inspirar lealdade ou grande performance dos profissionais. Grandes
executivos inspiram e encorajam sua equipe. Os bons líderes não precisam
ameaçar.
"Você tem muita sorte em receber este bônus. Outras
empresas estão dando apenas um peru congelado a seus empregados". Um líder
sábio reconhece que são seus funcionários que produzem lucros. Um gerente
brilhante deve ficar em recompensar os seus funcionários que contribuem para o
bem-estar de uma organização.
"Eu estava aqui ontem à noite até tarde e na manhã de
sábado. Onde você estava?" Não é porque o chefe trabalha sete dias
por semana que os seus funcionários têm de fazer o mesmo.
"Você deve estar aqui porque nós não vamos discriminar
você por ser mulher". Um grande chefe nunca vai discriminar e não irá
fazer com que o profissional se sinta vulnerável, direta ou indiretamente,
indepententemente de seu sexo, filiação política ou religiosa ou raça.
Comportamento como este é grosseiro.
"Nós temos que cortar custos (ao mesmo tempo que um
gerente da empresa está ganhando uma sala nova)". Quando a empresa passa
por momentos difíceis, os profissionais respeitam os chefes que enfrentam os
desafios juntos com eles. Em épocas de “vacas magras”, os gestores devem dar o
exemplo.
"Eu não quero ouvir suas reclamações". Como chefe,
a pessoa tem de procurar manter o feedback com os profissionais constantemente,
mesmo que eles tenham somente comentários negativos para fazer. Um líder deve
ouvir com a mente aberta e considerar as questões levantadas por seus
subordinados.
"Nós sempre fizemos assim". Esta declaração é uma
maneira de esmagar a inovação. A maneira mais indicada é para perguntar:
"O que você sugere podemos fazer para melhorar?" Lembre-se que os
funcionários sabem o que pode e deve ser feito para melhorar qualquer tarefa.
Os gestores devem incentivar os profissionais a encontrar soluções criativas e
recompensá-los por isso.
"Você está fazendo um péssimo trabalho". Os
gestores precisam comunicar claramente suas as expectativas. Eles devem dar aos
profissionais recursos, orçamentos, prazos, formação e apoio que precisam para
fazer o trabalho. Eles também têm de pedir aos subordinados que repitam as
instruções recebidas para garantir que eles entenderam perfeitamente o que está
sendo pedido. Muitas vezes, o erro está na comunicação que não é muito clara.
"Você é estúpido, o pior de todos". Palavrões,
raiva e menosprezo são uma lança no coração dos trabalhadores. Os chefes devem
se comportar com civilidade e profissionalismo.