Regulamentada pela Lei 7.377 de 30 de Setembro de 1985, a
função passa a ser oficialmente reconhecida como profissão, inicialmente, por
tempo de serviço – 36 meses ininterruptos até 30/09/1985 ou 10 anos
intercalados até 30/09/1985 ou por formação específica: Técnico em
Secretariado, Secretário Executivo e Tecnólogo em Secretariado, contribuindo
para o reconhecimento e valorização da atividade. Já pela Lei 6.192 de 10 de
Janeiro de 1996, foi garantido ao profissional o registro exigido para o
exercício da profissão, sendo o mesmo fornecido pela SRTE – Superintendência
Regional de Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho.
O mercado atual segue com novas e enxutas estruturas
organizacionais, que buscam além de profissionais com perfil técnico
qualificado para atender as suas atuais exigências dentro da regulamentação,
profissionais que saibam desenvolver competências e habilidades que tragam
resultados objetivos. Para o melhor desenvolvimento de suas atividades, a
secretária baseia-se nos quatro pilares que regem a profissão, sendo eles:
• Assessor: através da aplicação de técnicas secretariais
que auxiliam no desenvolvimento rotina, gerando resultados para executivos e
equipes.
• Gestor: aplicação das competências gerenciais no
desenvolvimento e implementação de trabalhos (organização, planejamento,
liderança controle e avaliação), agindo com eficiência e eficácia, gerando
resultados positivos.
• Empreendedor: através da criação, promoção e implantação
de soluções que aperfeiçoem o trabalho, tanto no aspecto individual, quanto no
coletivo.
• Consultor: através da análise e entendimento da cultura
organizacional, identificando pontos críticos e propondo estratégias de
melhorias. Atributos de um consultor é interatividade, proatividade,
racionalidade, valores consolidados e comprometimento.
O profissional de secretariado, atualmente, merece maior
atenção empresarial, devido seu domínio em conhecimentos em administração,
gestão de pessoas, recursos humanos, qualidade entre outras alinhadas às
competências comportamentais.
“A profissão da secretária vem merecendo a atenção da área
empresarial por se tratar de uma profissão facilitadora, que segue os princípios
da administração empresarial: tomar decisões, solucionar conflitos e trabalhar
em equipe. Separar fatos de opiniões, pensamentos de sentimentos e aplicá-los,
levando em conta as consequências das ações escolhidas. Desenvolver habilidades
de comunicação, como saber ouvir e perguntar, expressar-se de forma oral e
escrita corretamente”. (GARCIA, 1999, p. 43).
Diante de tudo isso, pode-se delinear que o papel da
secretária é de suma importância para o bom andamento empresarial, ampliando
sua área de atuação, devido a necessidade de que a mesma, dentro da instituição
onde exerce suas funções, seja uma agente de mudança que tenha uma visão
estratégica e boa comunicação. É necessário também que esta profissional esteja
apta a trabalhar em equipe transformando “força de trabalho” em resultados
rápidos e objetivos, tenha visão global e local dos desafios enfrentados pelas
empresas com disponibilidade para se tornar uma alavanca impulsionadora para
tomada de decisões.
PROFISSIONAL DE SECRETARIADO: competências e habilidades no mundo
corporativo
JENNIFER CRISTINA D. DO AMARAL; AMANDA MOTA ENNES BALDAN; VIVIANE RAIMUNDA BATISTA; LORENA REIS DO CARMO; SABRINA ALZIRA GOMES HELMER; EDNA PAULA TEIXEIRA DA
SILVA; MARCOS EUGÊNIO VALE LEÃO
REFERÊNCIAS
D’ELIA, Ednéa Garcia Neiva e Maria
Elizabeth Silva. As novas competências do profissional
de secretariado –
2. Ed. São Paulo: IOB, 2009.
FAYOL, Henri. Administração
Industrial e Geral,1916.
GARCIA, Elizabete Virag. Muito
prazer sou a secretária do senhor… São Caetano do Sul. 1999. Empreendedorismo –Robert Hisrich,
2002, p; 39
GONÇALVES, Melisa D’avila e Sou – Competências
e Habilidades: atitudes proativas, 2006.
MAXIMIANO, Antonio Amaru. Teoria
Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. Ed. Atlas, 2002, pg. 105.
NATALENSE, Liana. A secretária
do Futuro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.
NUNES, Maria Madalena. Araujo, Marcos
F. de. A evolução do papel da secretária. São Paulo: Senac, 1994.