O relacionamento sadio dentro da organização é fator
principal nos dias atuais
O profissional de Secretariado Executivo precisa trabalhar
harmoniosamente com seus colegas, procurando não fazer distinção de qualquer
espécie. Nesse tipo de relacionamento, deve demonstrar lealdade, confiabilidade
e bom-senso.
Segundo Medeiros e Hernandes (1999), para desenvolver a flexibilidade de
comportamento, exigem-se o conhecimento de si mesmo, melhor compreensão dos
outros, boa convivência grupal e o desenvolvimento de aptidões para um
relacionamento mais ameno com as pessoas. Quando uma pessoa compreende e aceita
o seu mundo pessoal, ela se torna mais compreensiva e tolerante com o
comportamento dos outros.
Um fator importante no trato com as pessoas é saber ser flexível, isto é, ter
relações conforme os casos se apresentam ou conforme as pessoas são. Estes
fatores influem na qualidade de relacionamento no ambiente de trabalho. Abordam
aspectos mais subjetivos como a motivação, a liderança, a comunicação, e a participação,
onde estão inseridos a administração participativa e o trabalho em equipe.
O relacionamento sadio dentro da organização é fator principal nos dias atuais.
O funcionário objetiva ambiente de respeito mútuo, com oportunidades de
aprendizado e crescimento. Alguns princípios são importantes quando falamos em
relações humanas:
- Entenda que cada pessoa é portadora de uma personalidade específica;
- Nosso direto acaba quando começa o do próximo, logo, respeito o próximo se quiser ser respeitado;
- Não interrompa quem estiver falando, espere a sua vez. Interromper pode soar indelicadeza;
- Sorria sempre, o sorriso quebra barreiras de relacionamentos;
- Lembre-se que no ambiente profissional a hierarquia deve ser respeitada;
- Esteja sempre pronto a colaborar;
- Nunca expresse opiniões quando estiverem julgando alguém – poderá ser visto como fofoqueiro;
- Cumpra as normas da empresa;
- Seja ético;
- Jamais critique alguém em público;
- Somente prometa o que realmente pode cumprir, caso contrário, não prometa;
- Seja convicto ao afirmar algo;
- Não minta, não omita;
- Não se abale com críticas abusivas, solucione o problema;
- Atente sempre para a solução dos problemas, nunca para problemas somente;
- Avalie periodicamente sua conduta;
- Pense, avalie e somente após esse processo fale alguma coisa.
Esse processo trará melhores resultados e evitará mensagens distorcidas. O
comportamento resulta não só da nossa personalidade, mas, sobretudo, das
expectativas do grupo a que pertencemos e do papel que nele desempenhamos.
Dentro de uma organização ou instituição, uma das principais qualidades
desejáveis no profissional de Secretariado Executivo é a capacidade de
relacionar-se com os outros: superiores, colaboradores e visitantes.
O fluxo uniforme e harmonioso do trabalho depende da forma
como se trabalha com os outros e da forma como se influencia os outros para que
trabalhem com cada um. O profissional de Secretariado Executivo procurará de
todas as maneiras buscar equilíbrio emocional e evitará comportamentos que
manifestam insegurança, como protestar contra casuais observações desfavoráveis
de seu trabalho, ficando ofendido ou ressentido.
Não deve encarar tais críticas como pessoais, mas relativas a uma parte do seu
trabalho. Quem muito precisa de aprovação e reconhecimento dá provas de
imaturidade profissional. Como seu trabalho envolve basicamente relacionamento
interpessoal, desenvolver o controle das emoções, identificando maus hábitos e
rastreando as possibilidades de crescimento, poderá lidar mais facilmente com
situações difíceis tão presentes em sua profissão, fazendo com que as atitudes
sejam focadas em resultados esperados pela chefia, sem a perda da motivação e
com o equilíbrio emocional necessário para manutenção da empatia com o grupo de
trabalho.
O profissional de Secretariado Executivo não se deixa abater pelo medo de
fracassos porque sabe que é capaz de errar e acertar, e que suas falhas não são
vistas como incapacidade. Portanto, quando erra, evita situação de lamúria,
manifestação de desequilíbrio emocional. Evita, sobretudo, fazer acusações e
culpar alguém por seus próprios limites.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO