"Inteligência é capacidade que se tem de aceitar o que
está ao redor."
( William Faulkner )
Howard Gardner, inovou com seu trabalho em Havard aonde
legitimou à ideia de que a inteligência humana não consistia somente em um
único fator (QI), mas sim em uma constelação de capacidades. Em seguida Daniel
Goleman explorou com maestria o conceito da (QE) em seu best seller Inteligência Emocional.
Recentemente o pensador e futurista da administração atual
Karl Albrecht aborda como a dimensão da Inteligência Social (percepção,
perspicácia situacional e técnicas de interação) são essenciais para o sucesso
no trabalho e na vida.
Inteligência Social (IS) é definida como a habilidade de
relacionar-se bem com as pessoas e como conquistar o espírito colaborativo.
Cabe um adendo com a informação de que uma das competências do profissional do
futuro será a "trabalho colaborativo" (consciente coletivo). A IS é
uma combinação entre "sensibilidade" e as necessidades e interesses
alheios, ou seja, um tipo de "radar social" que envolve uma atitude
de generosidade e consideração, além de um jogo de habilidades práticas para
ter êxito ao interagir com as pessoas em quaisquer circunstâncias.
Segundo Albrecht, existem 5 dimensões que envolvem a IS
denominada pelas siglas em inglês: S.P.A.C.E.
1- Consciência Situacional:
Consiste na habilidade de "ler" situações e interpretar
o comportamento das pessoas em determinados momentos.
2-Presença:
Trata-se de uma gama de atitudes verbais e não verbais que o
definem na mente dos outros (percepção)
3-Autenticidade:
Como o próprio nome diz, a capacidade de ser
"autêntico" e ter atitudes que levam as outras pessoas a considerá-lo
uma pessoa honesta, aberta e "real".
4-Clareza:
A capacidade de explicar suas ideias e articular seus pontos
de vista de forma consistente e com um racional lógico.
5-Empatia:
Essa última e não menos importante tem como ponto crucial a
habilidade de se "conectar" com os outros (colocar-se no lugar do
outro).
Podemos pensar nos extremos da "Inteligência
Social", imaginamos uma régua que vai de "baixíssima" a
"altíssima", de forma metafórica e respectivamente:
"tóxica" e "salutar". Primeiramente vamos pensar nas
atitudes tóxicas, ou seja, aquelas que fazem os outros se sentirem
desvalorizados, ineptos, enfurecidos, intimidados, frustrados, por fim,
culpados. Já nas atitudes salutares, fazem exatamente o inverso: as pessoas se sentem
valorizadas, capazes, inseridas, respeitadas e apreciadas.
Pessoas com alta inteligência social (que tem consciência
social e são salutares em seu comportamento) são extremamente
"magnéticas"
Já as pessoas com baixa inteligência social (que são tóxicas
para as demais) são antimagnéticas.
Entendo e compartilho da mesma opinião do pensador e autor
do livro "Inteligência Social, a nova ciência do sucesso", K. Albrecht
quando menciona que já tardamos em fazer da IS uma prioridade
desenvolvimentista em nossa educação primária, em nossas escolas públicas, nos
processos de aprendizado para adultos e nos negócios. Os gerentes (líderes)
precisam compreender de fato as pessoas que foram incumbidas de liderar.
Acredito que a Inteligência Social pode reduzir conflitos,
gerar colaboração, substituir o fanatismo e a polarização pela compreensão e
mobilizar as pessoas rumo a metas comuns.
Por fim segue uma dica de como se associar às pessoas:
Treine para ler situações sociais:
O que está acontecendo?
Quais são os interesses?
Necessidades?
Sentimentos?
Possíveis intenções dos envolvidos?
- Respeite, afirme e aprecie as pessoas, e você descobrirá
que a maioria delas responderá a sua altura. Rebaixar as pessoas raramente lhe
traz alguma coisa.
- Ouça - com atenção, respeito e a vontade de aprender.
- Pause por um momento antes de responder ao que alguém diz;
isso lhe dá um tempo cerebral maior para escolher bem as palavras.
- Lembre-se de que discutir é uma das maneiras menos
eficientes de mudar as idéias de alguém, ou seja, nem sempre é preciso lutar
para vencer, conduza de outra maneira, sem discussão.
- Quando discordar dos outros, reconheça primeiro o direito
que eles tem de pensar como pensam - e então proponha suas ideias,
respeitosamente.
Pense nisso.