Atualmente o mundo tem falado na importância da comunicação e do network, assim como quão valiosa é a habilidade de se comunicar entre chefias e colegas. Ocorre que, na busca por estas habilidades é comum confundirmos Secretário comunicativo com Secretário tagarela.
Veja a seguir as diferenças e como evitar alguns
constrangimentos, além da antipatia dos colegas de trabalho:
Secretário Comunicativo:
Aquele que é simpático com os que chegam ao Departamento,
são discretos, comedidos, procuram falar o necessário - com a intenção de se
fazer presente - e acima de tudo: não confundem liberdade com libertinagem.
São educados, falam baixo e procuram manter uma postura
profissional. Se estão em um happy hour ou confraternização corporativa a
postura é a mesma adotada no âmbito da empresa, ou seja, NÃO HÁ EXCESSOS.
Se trabalham em um pool, procuram falar também o necessário,
evitando atrapalhar aqueles colegas que precisam se concentrar para a redação
de um documento ou outra atividade que exija concentração.
Um Secretário comunicativo, procura conhecer a empresa, seus
colegas de trabalho, suas atribuições e principalmente veem o colega como
parceiro e não aliado.
Secretário Tagarela:
Aquele que ao receber os que chegam ao Departamento disparam
a falar assuntos sem importância, fúteis e desnecessários, monopolizam as
conversas, procuram ser o centro das atenções, falam alto, dão gargalhas, e se
acham “amigos de infância” daqueles que ali estão. A verdade seja dita: Intimidade
demais só traz aborrecimento.
O Secretário Tagarela geralmente não enxerga seu superior
como chefe e sim como amigo. Se sente a vontade para falar da família, do
papagaio, do cachorro e das festas de final de semana.
Acredito na teoria que este Secretário, o tagarela, sofra da
síndrome “DO DEMAIS”: simpático demais, alegre demais, falante demais, intimo
demais, inteligente demais... E por aí vai!!! Por isso, evite os exageros, por
uma questão muito simples: O Secretário Executivo é o cartão de visita da
empresa.
Os Secretários tagarelas geralmente são alvos de comentários
e são pessoas que facilmente conquistam a antipatia da empresa, afinal “mais é
menos”.
Da dica é: façamos uma autoanálise, diria diária, se não
estamos confundindo “as estações”, pois nada mais irritante para um chefe do
que um subordinado que fale pelos cotovelos.
RODRIGUES, Simara, A diferença entre comunicativo e
tagarela. Disponível em: http://simararodrigues.blogspot.com/2011/01/diferenca-entre-comunicativo-e-tagarela.html.
Acesso
em: 27 de julho. 2011.