Uma das grandes dúvidas que pairam sobre as cabeças dos administradores nos dias de hoje é: “como ser um bom líder? “. Como gerenciar um grupo de pessoas sem que elas se sintam cobradas demais, ou chateadas com a pressão? Liderar e motivar pessoas sem pressão e cobrança é algo difícil de ser feito, mas é possível dosar a mão para não cometer erros em excesso.
É preciso
saber exatamente o que e como fazer para que seus colaboradores o vejam como um
líder verdadeiro, alguém que os inspira, que lhes dá abertura para participar e
os faz trabalhar mais confiantes, e não um ditador que apenas cobra resultados,
sem pensar no lado humano da relação. Por isso, saber atuar como um líder
dentro de uma equipe é fundamental para o seu sucesso.
É
importante que o líder saiba ouvir as pessoas, escutar suas opiniões, dialogar
com elas para que possam se sentir valorizadas. Mas, mais do que ouvi-las, é
preciso saber como lidar com as críticas e sugestões, saber como implementar
melhorias levando em consideração o que foi dito pelo colaborador etc. As
pessoas adoram participar, mas odeiam que suas opiniões sejam ignoradas.
O
líder também precisa saber como liderar as pessoas, conhecendo seus liderados,
a forma como eles pensam, como agem, a forma como costumam trabalhar etc. É
preciso haver um bom senso para que a liderança não seja um desastre. Por isso,
é necessário saber como conversar com um funcionário, como dar uma bronca, como
elogiar na medida certa, como propor uma mudança drástica sem causar impactos
negativos etc.
A
boa liderança é, antes tudo, o bom convívio e a boa relação entre as
pessoas. É preciso haver respeito para que um líder seja respeitado. É preciso
haver companheirismo e comprometimento para que um serviço seja bem executado
pela equipe como um todo. É preciso ser um líder responsável para que seus
liderados se sintam parte do grupo, ativos, valorizados.
O
bom líder é aquele que chama para si a responsabilidade, mas que também sabe
como delegar autoridade e funções a seus comandados. Porém, ele sabe
exatamente quem está preparado para receber este fardo, sem sobrecarregar uma
pessoas despreparada, que certamente irá se chatear com ele, fazendo um serviço
de péssima qualidade, comprometendo todo o resultado final.
Ser
um bom líder e não chatear os seus colaboradores é uma tarefa complexa, porém
não impossível. Procure sempre se relacionar de forma agradável com seus
liderados, participe de seu dia-a-dia, valorize quem precisa, cobre de quem
está devendo em desempenho etc. Mas, principalmente, saiba exatamente para
onde você quer levar sua equipe. Um chefe perdido deixa qualquer equipe fora do
rumo.
Compartilhe
suas experiências, conte exemplos de bons comportamentos, histórias de sucesso,
motive seus colaboradores. Evite ser o líder chato que apenas puxa a equipe
para baixo. Eleve o astral das pessoas, mostre a elas como são importantes para
o bom andamento do serviço, como são essenciais na engrenagem da empresa.
Valorizar o trabalho das pessoas é uma excelente forma de trazê-las para o seu
lado, de fazê-las trabalharem melhor.
Seja
um bom líder e colha os frutos desta boa relação com seus funcionários.
Sucesso!
FONTE: http://www.sobreadministracao.com/como-ser-um-bom-lider-sem-chatear-seus-colaboradores/