Empresas bem sucedidas percebem que os funcionários são seus
ativos mais importantes. Os clientes podem ser a razão pela qual as luzes
permanecem acesas, mas os clientes não existiriam sem o trabalho duro e a
dedicação dos funcionários.
É por esta razão que os empregadores devem investir
ativamente em seus colaboradores. Especificamente, eles devem procurar
tratá-los como se eles fossem os seus melhores clientes. Assim como as empresas
valorizam a satisfação, lealdade e referências dos seus clientes, os
empregadores devem valorizar o mesmo em seu relacionamento com seus
colaboradores. Invista nos funcionários, e eles vão investir na empresa.
Assim como o sucesso do cliente, o sucesso do funcionário
deve ser uma experiência holística para os funcionários – desde o recrutamento
até as grandes experiências que eles compartilham com a empresa.
Para criar uma experiência de alto nível que atrai e retém
talentos, aqui está o que os empregadores devem fazer durante estas três fases
do ciclo de vida do funcionário:
Fase 1: Recrutamento
Quando se trata de encontrar o próximo funcionário de alto
desempenho da empresa, pense na cultura da empresa como o produto. Como as
empresas podem fazer os candidatos a emprego “comprarem” o que eles estão
vendendo? Faça o marketing do local de trabalho para os candidatos a emprego,
assim como a empresa faz o marketing de seus produtos aos consumidores.
Uma maneira de fazer isso é abraçar a transparência, tanto
quanto possível. Dê aos candidatos a emprego uma melhor ideia de como é
trabalhar na empresa.
Pegue a empresa de computação em nuvem Rackspace, por
exemplo. Sua página sobre carreiras apresenta uma série de vídeos de “Cultura
em Movimento” que levam os candidatos a experimentarem um dia na vida de um
“Racker”. A página também inclui mensagens informativas escritas por
funcionários da empresa.
As redes sociais também servem como uma ótima plataforma
para fazer o marketing da marca do empregador. Assim como as empresas se
esforçam para envolver os clientes e mantê-los atualizados pela internet, os
empregadores devem fazer o mesmo com os potenciais candidatos a emprego. Postar
fotos do último passeio da empresa, destacar depoimentos de funcionários e
responder a perguntas e preocupações são todas formas simples para atrair e
envolver os melhores talentos.
Fase 2: Desenvolvimento
As empresas investem no sucesso e satisfação do cliente, e
os empregadores devem fazer o mesmo com os funcionários através do
desenvolvimento contínuo. O processo de desenvolvimento deve começar no
primeiro dia de um funcionário e evoluir durante seu tempo com a empresa.
No entanto, uma porcentagem crescente de empresas está
reduzindo o tempo de “onboarding” (processo de integração do novo funcionário à
empresa) para apenas um dia, de acordo com um estudo de 2014 da Aberdeen. Um
dia não vai ser suficiente. Na verdade, o mesmo estudo revelou também que
empresas com programas mais curtos de integração (ou seja, menos de um mês) são
quase 10 por cento menos propensas a reter seus funcionários durante o primeiro
ano.
O sucesso organizacional e do cliente começa com o sucesso
do funcionário, portanto dê aos funcionários as ferramentas que eles precisam
para crescer profissionalmente. Não detenha o desenvolvimento dos
funcionários depois de concluir o processo de “onboarding”.
Em vez disso, se esforce para descobrir onde cada
funcionário gostaria de melhorar e lhes dê oportunidades para fazer isso, como
investimento em programas de formação, trazer especialistas para dar palestras
e dar aos funcionários tempo para participar de eventos de desenvolvimento
profissional.
Fase 3: Retenção
Tal como acontece com todas as coisas – incluindo
funcionários – você ganha alguns, você perde alguns. Quando se trata do
feedback do cliente, as empresas são rápidas a reagir, considerando o potencial
impacto desse feedback e fazem isso para evitar que os clientes vão embora. Os
empregadores precisam valorizar o feedback dos funcionários da mesma maneira. O
feedback dos funcionários é a chave para criar e manter uma experiência
positiva para os novos contratados e equipe atual.
Para evitar a perda de funcionários, preste atenção, em
primeiro lugar, ao que pode estar fazendo com que eles pensem em sair. Assim
como os empresários usam o feedback de seus clientes para aperfeiçoar seu
produto, os empregadores devem contar com análises de desempenho regulares e
entrevistas para obter dicas sobre como eles podem melhorar a experiência do
funcionário.
Considere reunir-se com os funcionários em um ambiente
descontraído e cara-a-cara para discutir tanto o desempenho dos funcionários
quanto dos gestores, áreas de melhoria e possíveis soluções. Para os
funcionários que estão pensando em sair de qualquer jeito, garanta que até esta
saída seja positiva. Conduza uma entrevista de saída para descobrir os motivos
pelo qual o funcionário está deixando a empresa e o que pode ser feito para
impedir que outros façam a mesma coisa.
Autor: Matt Straz, fundador e CEO da Namely