É fato que todas
as equipes necessitam de um líder, uma pessoa que motive, saiba estimular bons
resultados e a encorajar novos posicionamentos. No entanto, para exercer uma
boa liderança há um aspecto fundamental, que é saber dar feedbacks aos seus
colaboradores.
De acordo com
André Silva, palestrante e consultor de motivação e vendas, muitos
profissionais desejam ter um retorno, seja positivo ou negativo, do seu líder.
“Essa é uma das principais demandas que observo durante os cursos e palestras.
É essencial que os líderes tenham a capacidade de dizer no que a equipe pode
melhorar, como também a si mesmo”, afirma. Há uma pesquisa, segundo Silva, que
indica que o reconhecimento está acima da recompensa financeira quando o
assunto é motivação profissional. “Por isso, reconhecer as potencialidades do
seu liderado é uma das principais características do líder alta performance”,
disse.
Liderar a equipe
através da gestão da singularidade também um ponto destacado pelo especialista.
“O líder precisa ser um mestre em conhecer as pessoas, saber gerir a sua equipe
através das individualidades. É necessário identificar as carências, salientar
o que há de bom em cada profissional, além de entender qual a sua motivação
pessoal. Gerenciar pessoas é fazer gestão de conflitos permanentemente”,
esclarece ele.
Um bom líder ajuda para depois cobrar
Antes de se
tornar palestrante e consultor, Silva trabalhou na área de vendas por 15 anos.
Sobre o período em que atuou como supervisor em uma multinacional, ele destaca
um case, em que o papel do líder foi fundamental para o desempenho da equipe.
Ele conta que foi promovido e destinado a gerenciar um grupo de dez vendedores
que estavam em último lugar no ranking de vendas e com a possibilidade de
demissão.
-Após um mês de
trabalho, com um método que envolveu acompanhamento de campo, treinamento e
recomposição da autoestima, o grupo conquistou o 4º lugar no departamento e
todos permaneceram com o emprego. “O que fiz foi dar suporte e retorno
constante aos liderados, entender quais eram as suas necessidades e gerenciar
conforme as peculiaridades de cada um. Um bom líder precisa ajudar para depois
cobrar”, enfatiza Silva.