Todos já ouviram falar sobre Marketing Pessoal, correto?
Mas você sabe qual a sua importância? Confira algumas dicas sobre o assunto:
A comunicação verbal, como a comunicação
não-verbal estão sendo considerados cada vez mais importantes no mundo
corporativo. A forma como você se comunica e se comporta pode criar
antipatia ou empatia.
Sempre que penso em marketing pessoal, lembro-me de um
exemplo, que provavelmente já fez parte da sua vida ou ao qual você, em algum
momento já presenciou: situações onde duas pessoas que exercem a mesma função
dentro de uma empresa, tendo currículos parecidos e formação similar, onde uma
se destaca mais que a outra, sendo sempre citada como exemplo, enquanto a outra
fica no ostracismo. Provavelmente isso ocorre, por que uma delas sabe fazer seu
marketing pessoal, qualidades que fazem com que alguns consigam se destacar
mais que os outros.
– Afirma Tricia Alethea no site negocioestetica.com.br
O Marketing Pessoal é uma ferramenta muito importante para
se destacar no meio corpotativo, conquistando o sucesso profissional e pessoal
através de suas competências e habilidades.
Para Kotler(2003), marketing pessoal é uma nova disciplina,
que utiliza conceitos e instrumentos do marketing em benefícios da carreira e das
vivências pessoais dos indivíduos, valorizando o ser humano em todos os seus
atributos, características e complexa estrutura.
É simples, imagine: se você fosse criar uma marca nova no
mercado, como você gostaria que essa marca fosse apresentada no mercado? Talvez
como uma marca mais querida, lembrada, desejada, reconhecida, bem remunerada…
Pois é, nós também temos que construir uma “marca” pessoal onde o produto é
você!
Quantas pessoas você conhece que tem uma capacidade
brilhante no planejar / executar e que passa uma imagem negativa? Isso acontece
quando as pessoas não se importam em construir uma boa marca para si.
E como saber se seu marketing pessoal está com uma
imagem positiva? Comece analisando a SUA imagem pessoal, isto é, a sua
aparência, a sua forma de comunicação e o seu comportamento. Conseguimos
mensurar o que as pessoas acham da nossa marca quando não estamos presentes, ou
seja, “a sua marca é o que as pessoas falam quando não está na sala”.
A imagem é um fator de extrema importância, pois ela passa
muitas informações sobre você. O cuidado visual deve ser analisado com muito
cuidado considerando sempre o ambiente e o momento.
Assim como a imagem, o comportamento também é um fator de
muita relevância, pois este se relaciona diretamente com seu comprometimento e
atenção.
A forma como você se comunica é capaz de criar empatia ou
antipatia, portanto, é importante perceber sempre o tom de voz e como você lida
com as emoções em seu discurso. É fundamental que saibamos articular um bom
discurso com todas as pessoas ao nossa redor, independente da hierarquia. Seja
objetivo em seus argumentos e evite enrolação, deixando claro aquilo que o
receptor quer ouvir.
O aperfeiçoamento profissional tornou-se essencial no
mercado competitivo em que vivemos, fazendo com que o marketing pessoal esteja
cada vez mais alinhado com o seu objetivo e com o objetivo da empresa. Dicas:
leia bastante jornais, revistas, bons livros, reportagens, cursos de
reciclagem e especializações. Tudo isso contribuirá positivamente em sua
formação e marca. Faça alguns questionamentos a você mesmo:
- Que tipo de imagem eu estou passando?
- Que tipo de marca você gostaria que ficasse vinculada a sua pessoa?
- O que as pessoas pensam de mim quando se fala em meu nome?
- Somos uma palavra… qual é a que melhor define você?
A elaboração do marketing pessoal não é feita da noite
para o dia, ela exige esforço diário de adaptação e mudança de atitude no seu
jeito de pensar, comportar e agir com o foco sempre no objetivo de conquistar e
principalmente manter relacionamentos que contribuam para atingir metas
pessoais e profissionais. Esse é o esforço para se construir uma marca de
sucesso.
Dicas de Tricia Alethea para se trabalhar o
marketing pessoal:
- Seja uma pessoa bem humorada e otimista;
- Saiba trabalhar em equipe e administrar conflitos. Mesmo que você tenha mais habilidades em determinadas atividades, colabore para o desenvolvimento de seus colegas de trabalho. Afinal, uma equipe coesa produz mais, melhor e com maior satisfação;
- Faça um planejamento de qual situação você almeja profissionalmente, e direcione os seus esforços para alcançar as suas metas;
- Se prometer, cumpra (Transmita confiança, seja uma pessoa de palavra);
- Feedback – retorne ligações, mensagens e e-mails recebidos;
- Cultive amizades (Networking);
- Seja uma pessoa confiável, honesta, fiel, de caráter;
- Seja humilde e gentil com as pessoas;
- Ajude e respeito o próximo.
- Liste seus pontos fracos e liste seus pontos fortes (Anule seus pontos fracos e foque nos seus pontos fortes)
- Utilize a web para montar a sua marca.