As regras de etiqueta regem as boas maneiras e bons
comportamentos dentro das relações sociais, valendo para situações com a
família em ambiente doméstico, como também para as relações profissionais –
nesse caso, as regras de etiqueta profissional são as condutas a serem
seguidas. Falando especificamente do ambiente de trabalho, a etiqueta
profissional se torna substancial para quem deseja manter um ambiente
harmonioso e de respeito.
Isso se torna ainda mais necessário quando o nosso ritmo
exige que passemos a maior parte do tempo no trabalho ou na convivência com
pessoas que fazem parte dessa faceta da nossa vida. Muitas vezes passamos mais
tempo no mundo profissional do que com a própria família. Dessa forma, adequar
o comportamento a essa situação tem ligação direta com a sua produtividade, seu
respeito e relevância dentro da empresa, além de ser levado em conta na hora da
evolução da sua carreira.
Regras de etiqueta profissional
Uma pesquisa de Harvard indicou que 2/3 das demissões são
causadas por mau relacionamento entre os colegas de trabalho dentro das
empresas. Isso mostra como uma boa qualificação técnica e teórica não basta
para uma carreira de sucesso. Os relacionamentos interpessoais ainda são
extremamente importantes e um comportamento excelente se torna um ponto
diferencial para a sua carreira. Confira abaixo uma lista com boas maneiras
dentro do ambiente de trabalho:
Saiba se relacionar
Cumprimentos muito pessoais como beijos e abraços não cabem
muito bem dentro do ambiente profissional. Também deixe de lado piadas e
apelidos muito pessoais. O relacionamento profissional não é o mesmo de um
relacionamento íntimo.
Cuidado com o tom de voz
Esteja sempre atento ao seu tom de voz e ao volume. Gritar
ou falar de maneira muito espalhafatosa pode constranger as pessoas, além de
ser um péssimo hábito.
Evite atrasos
Esteja atento aos horários e evite atrasos, desde o horário
de chegada ao trabalho até o horário marcado para entregar um relatório ou
participar de uma reunião.
Lanchinho tem hora
Doces, chicletes e outras comidas não devem ser consumidos
em sua mesa ou estação de trabalho. Tire um tempo durante o expediente para o
seu lanchinho. Dessa forma, você evita situações embaraçosas (como ter que
responder ao chefe com a boca cheia) e também não corre o risco de sujar algum
documento importante.
Seja educado e cordial
Seja educado e cordial com todos: cumprimente e responda aos
cumprimentos, seja do porteiro, seja do seu chefe.
Se atente a aparência
A aparência é importante: esteja sempre bem alinhado e bem
vestido. As mulheres devem evitar pentear os cabelos ou retocar o batom no
ambiente de trabalho; para isso, vá ao banheiro. Estar com os dentes escovados
e com bom hálito é essencial.
Tenha uma boa postura
A postura também é importante. Andar de forma calma, abrir e
fechar as portas de forma educada (sem esquecer-se de bater antes de entrar na
sala de alguém) e manejar os materiais ou equipamentos sem brutalidade mostra o
seu cuidado com o ambiente e com as pessoas que se utilizam dele.
Saiba ouvir e dar espaço
Saiba ouvir e dar espaço aos seus colegas de trabalho. Nas
situações “incômodas”, tenha jogo de cintura para não piorar a situação. É
necessário saber ceder em algumas vezes.
Dentro do nosso trabalho, somos observados o tempo todo:
como trabalhamos, como resolvemos problemas, como antecipamos os problemas e
também como nos relacionamos com os outros. Ser uma pessoa equilibrada e que
sabe agir da melhor maneira nas mais variadas situações e com todos os tipos de
pessoa é, sem dúvidas, um ponto a favor para alavancar a carreira de qualquer
profissional. Invista tempo na sua carreira ao trabalhar em cima da etiqueta
profissional e apresente-se como alguém de sucesso.